‘Moldando Futuro da energia’ é assunto da Latin América Energy Week, realizada pela Siemens Energy, que une importantes lideranças da indústria energética

Keila Andrade
por
-
16-06-2021 08:48:32
em Cursos
Siemens Energy promove evento sobre o futuro da energia Siemens Energy promove evento sobre o futuro da energia Créditos: Siemens Energy

Empresas trataram de estratégias de combustíveis renováveis para diminuir os impactos ambientais

Pensando no desenvolvimento do setor energético e com a necessidade de intensificar os cuidados com a natureza, a Siemens Energy, principal empresa fabricante de equipamentos de energia, realizava a ‘Latin América Energy’, evento on-line, entre os dias 22 e 24 de junho, para abordar estratégias de desenvolvimento e os cuidados com o meio ambiente. 

Leia também

Com a participação das principais referências do setor de energia, no evento será discutido as estratégias que as empresas pretendem adotar para mitigar a carbonização provocadas pelos equipamentos geradores de energia e as propostas de outros sustentáveis. Além das empresas privadas, a conferência também contará com a participação de representantes do governo e de associações. 

Empresas participantes da Latin América Energy Week 

Entre os participantes estão: Câmara de Comércio Alemãs no Exterior (AHK); IDB Invest (membro do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento); a Agência Alemã de Energia (DENA); o Comitê de Negócios Alemães da América Latina (LADW); o Conselho Mundial de Energia da Argentina, Chile, Colômbia e México (WEC); e a Siemens Gamesa. 

O hidrogênio surge como promissor para diminuir a poluição  

Uma das grandes apostas do setor é a fomentação do uso de hidrogênio como combustível, o chamado ‘gás verde’. 

Para diminuir a poluição, Tim Holf, board member da Siemens Energy, falou sobre a importância da realização do evento e da necessidade de usar novos recursos para diminuir os impactos na natureza.“A criação de uma plataforma de discussão regional como a Latin America Energy Week  é fundamental para o fomento de soluções inovadoras, descarbonizadas e competitivas que farão a diferença na pavimentação de um futuro verde para a América Latina e o Caribe. Trata-se de uma excelente oportunidade de aproveitarmos sinergias locais em prol de medidas efetivas que impulsionem a transformação energética nesses países’’. 

Segundo relatório divulgado em 2019, pela IEA(Agênca Internacional de Energia), o hidrogênio está entre os recursos energéticos que mais contribuem com o meio ambiente. 

Maiores poluidores da América Latina 

Brasil e México estão entre os países que mais geram CO² na América Latina. Os dois, juntos, produzem cerca de 10% da polução gera pela China maior emissora de CO² do mundo. 

Siemens Energy realiza conferência sobre o futuro da energia

Como participar da Latin América Energy Week 

As inscrições para participar Latin América Energy Week é feita através do site do evento de forma gratuita. 

Confira a agenda do evento

22 de Junho | Nossa jornada sustentável na América Latina

11:00 – 12:10 BR
A energia do amanhã e a mudança para um mundo mais sustentável

Esta sessão abordará os desafios do setor de energia à medida que avançamos em direção a maior sustentabilidade, inovação e, em última instância, a transformação do panorama energético da América Latina. Pensamento visionário e parcerias duradouras que impulsionem a cocriação e a inovação são cruciais para a construção de um futuro mais sustentável.

14:00 – 15:10 BR
Energizando a sociedade para assegurar um crescimento bem-sucedido e sustentável

Melhorar o acesso à energia elétrica é vital para o desenvolvimento econômico e o crescimento industrial. A crescente capacidade de geração, expansão e reestruturação da rede de transmissão e distribuição, juntamente com a expansão massiva da energia renovável e a necessidade de integrá-la à infraestrutura existente são requisitos fundamentais para os sistemas de energia atuais e futuros. Esta sessão irá explorar sobre como criar um suprimento de energia confiável, acessível e descarbonizado, sendo a única forma de alcançar crescimento sustentável e próspero para todos.

16:00 – 17:10 BR
Financiando os sistemas de energia do amanhã para impulsionar todo o potencial da sustentabilidade

Assim como os países apresentam diferentes recursos, ecossistemas e necessidades, o caminho para a energia sustentável também é diverso. Esta sessão irá explorar os cenários para a estruturação de modelos de financiamento holísticos e competitivos, que permitam a implementação de sistemas energéticos mais sustentáveis, à medida em que asseguram o fornecimento de energia para o crescimento econômico e industrial.

23 de Junho | Promovendo a descarbonização e a digitalização na América Latina

11:00 – 12:10 BR
Descarbonizando o futuro da indústria

Grandes empresas industriais já começaram a jornada para cumprir com suas metas de sustentabilidade. Países e organizações estão migrando dos hidrocarbonetos para energias limpas, por meio das mais recentes inovações tecnológicas. Ao mesmo tempo, o preço das energias renováveis​​ torna-se cada vez mais competitivo. Esta sessão explorará como as empresas industriais podem navegar na transição energética de forma sustentável.

14:00 – 15:10 BR
A resiliência da cibersegurança em um mundo cada vez mais digital

A digitalização não só oferece grandes oportunidades, mas também cria riscos para o setor energético. Esta sessão irá explorar formas para garantir a cibersegurança da infraestrutura em operadoras e empresas de energia em um mundo cada vez mais digital. Também irá abordar como as companhias latino-americanas podem aprender umas com as outras.

16:00 – 17:10 BR
A transmissão como a base da transformação energética: integração de renováveis, resiliência da rede e digitalização

O dinamismo das energias renováveis ​​na América Latina é uma tendência. Agora, é preciso preparar a rede elétrica para a transição energética. Esta sessão irá analisar os principais desafios da transmissão de energia na jornada da descarbonização: digitalização para aumentar a resiliência da infraestrutura elétrica e integrar energias renováveis, garantindo estabilidade no fornecimento e redes de alta eficiência, assegurando abastecimento sustentável e acessível para todos.

24 de Junho | Transformando o panorama energético na América Latina

11:00 – 12:10 BR
Impulsionando o acoplamento setorial: a economia de hidrogênio começa hoje

O hidrogênio verde terá papel fundamental na descarbonização de setores como o industrial, de energia e de mobilidade. Esta sessão irá explorar como os setores público e privado podem trabalhar juntos para permitir a industrialização em grande escala do hidrogênio –  especialmente para o setor de transporte, com o projeto Haru Oni de AME/HIF ​​como exemplo concreto para uma economia de hidrogênio sustentável e benéfica.

14:00 – 15:10 BR
Construindo nosso futuro sustentável por meio da Diversidade & Inclusão

Esta sessão irá explorar o papel essencial que a diversidade e a inclusão desempenham na construção de um futuro sustentável para as organizações e a sociedade, aumentando lucratividade, desempenho inovador e produtividade. O painel também trará um diálogo sobre a importância de promover empresas latino-americanas do setor de energia que representem todas as dimensões da diversidade com iniciativas que incentivam as equipes a adotarem uma cultura inclusiva e respeitosa, potencializando a inovação empresarial.

16:00 – 17:10 BR
Moldando a transformação energética por meio da cocriação e inovações focadas no futuro

As tecnologias com foco no futuro permitem que as empresas avancem com ousadia no caminho da transição energética. À medida que revolucionamos o cenário tecnológico em um ecossistema de inovação energética na América Latina, o foco é permitir a cocriação nas tecnologias de transmissão e digitalização, armazenamento de eletricidade altamente eficiente, geração de energia com emissões mais limpas – ainda mais baixas ou zero, redução das emissões de CO2 em processos industriais, implementação de hidrogênio verde. 

Conheça mais sobre a Siemens Energy 

A Siemens Energy é uma das principais empresas de tecnologia de energia do mundo. A empresa trabalha com seus clientes e parceiros em sistemas de energia para o futuro, apoiando, assim, a transição para um mundo mais sustentável. Com seu portfólio de produtos, soluções e serviços, a Siemens Energy cobre praticamente toda a cadeia de valor de energia – da geração e transmissão de energia ao armazenamento. O portfólio inclui tecnologia de energia convencional e renovável, como turbinas a gás e a vapor, usinas híbridas operadas com hidrogênio, geradores e transformadores de energia.

Mais de 50% de seuportfólio já foi descarbonizado. Uma participação majoritária na empresa Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) torna a Siemens Energy uma líder global no mercado de energias renováveis. Estima-se que 1/6 da eletricidade gerada em todo o mundo seja baseada em tecnologias da Siemens Energy. A Siemens Energy emprega mais de 90.000 pessoas globalmente, em mais de 90 países, e gerou uma receita da ordem de 27,5 bilhões de euros no exercício fiscal de 2020.  

Tags:
Keila Andrade
Jornalista há 20 anos, especialista em produção e planejamento de conteúdos online e offline para estruturas do marketing digital