Menu
Início Modernização Portuária: Itapoá e Lyncas unem forças para aprimorar monitoramento de contêineres

Modernização Portuária: Itapoá e Lyncas unem forças para aprimorar monitoramento de contêineres

20 de junho de 2023 às 16:45
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Porto Itapoá

Uma Parceria Tecnológica Transformando a Logística Portuária

Uma rotina que já foi predominantemente manual, agora ganha agilidade e precisão com a ajuda da tecnologia. A Lyncas, renomada empresa de tecnologia e projetos personalizados, colaborou com o Porto Itapoá – um dos gigantes portuários do Brasil situado no litoral norte de Santa Catarina – para desenvolver uma aplicação que aprimora significativamente os processos de monitoramento de contêineres.

Implementação de Tecnologia Avançada no Porto Itapoá

Visando aperfeiçoar a gestão dos contêineres reefer – unidades refrigeradas que devem manter uma temperatura constante – a parceria focou em digitalizar o monitoramento desses contêineres e atender outras demandas da organização, como a disponibilidade do sistema em toda a extensão do porto, que cobre uma área de 300 mil m2.

Artigos recomendados

“Em determinadas áreas do porto, havia falhas de conectividade que prejudicavam o trabalho, tanto online quanto offline. Por isso, nosso foco era garantir um rápido tempo de sincronização, pois toda a logística do local depende de um sistema integrado e online”, declara Cleyton Hort, CEO da Lyncas.

A Crucialidade do Monitoramento Automatizado

Para Sandro Martins, gerente de TI e Inovação do Porto Itapoá, a importância do monitoramento dos contêineres reefer é indiscutível. “O prejuízo seria enorme se uma carga valiosa, como 35 toneladas de camarão, sofresse dano devido a uma perda de temperatura. É crucial para nós que este processo seja meticulosamente controlado e automatizado. Recorremos à inovação e aos processos digitais para otimizar o uso da mão de obra e enfrentar esses desafios”, explica Martins.

De Processos Manuais para Digitais

Anteriormente, os operadores do porto tinham que se deslocar até locais específicos para monitorar os contêineres e lidar com problemas de conectividade. Agora, graças à aplicação desenvolvida pela Lyncas, os operadores podem realizar o monitoramento de maneira mais eficaz, utilizando inclusive um QR Code. Isso elimina a necessidade de se deslocarem até a base para coletar informações, economizando tempo e reduzindo possibilidades de erros manuais.

“Houve uma redução significativa no tempo de monitoramento dos contêineres e também uma diminuição no trabalho manual, que se tornou mais analítico e criterioso”, afirmou Abiatar Prestes, responsável por projetos no Porto Itapoá.

Em Direção ao Futuro com a Inovação

O Porto Itapoá, com capacidade para movimentar 1,2 milhão de TEUs (contêineres de seis metros de comprimento interno) por ano, está se aproximando da fase final de uma expansão que possibilitará o manuseio de dois milhões de TEUs anualmente.

A parceria entre o Porto e a Lyncas no programa Porto 4.0, que visa melhorias na dinâmica de operação do porto, já existe há quase três anos. O desenvolvimento do aplicativo levou um ano, considerando o processo de idealização, construção, desenvolvimento de equipamentos de IoT para funcionamento nas carretas, além de pesquisa, testes de conceito, pilotos, e outras etapas do projeto.

“A Lyncas atuou de maneira incansável para entender nossas rotinas e encontrar soluções práticas para nossos desafios. A equipe se empenhou em melhorar a qualidade do que estávamos fazendo, trabalhando diretamente com profissionais, clientes e colaboradores. Tudo o que foi idealizado até agora levou em conta os pilares do Porto Itapoá: inovação, modernidade, sustentabilidade e eficiência”, finaliza Martins.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar