MENU
Menu
Início Ministra revela que o Brasil deve ter MAIS CONCURSOS em 2024

Ministra revela que o Brasil deve ter MAIS CONCURSOS em 2024

27 de fevereiro de 2024 às 22:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Concurso público aberto! (Imagem: reprodução)
Concurso público aberto! (Imagem: reprodução)

Ministra afirma que o ano de 2024 deverá ter mais concursos; recentemente, o governo federal encerrou as inscrições para o chamado “Enem dos Concursos”, que terá mais de 6 mil vagas.

Diferentemente de anos anteriores, em 2024, o Brasil está registrando um alto número de concursos. Isso traz alegria aos concurseiros, que sonham em almejar um cargo público, mas estavam órfãos de boas oportunidades.

Ao falar sobre o balanço do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), chamado de “Enem dos Concursos” pelo alto índice de inscritos e vagas, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que novos grandes certames devem ser anunciados ainda em 2024.

Artigos recomendados

Segundo a chefe da pasta, o “Enem dos Concursos” terá 2,1 milhões de participantes. Tal número faz com que o concurso se torne o maior processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas na administração pública da história. Esse quantitativo final foi divulgado depois da compensação de todos os pagamentos da taxa de inscrição, que era obrigatória para aqueles que não são isentos.

Durante o anúncio, Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do concurso unificado, afirmou que, com esse número, temos “uma quantidade suficiente de inscritos para preencher todas as vagas do concurso, em todos os cargos e em todos os locais onde vão existir vagas”. “Com certeza atendeu à expectativa”, disse ele.

Mulheres são maioria entre os inscritos

Deste total de 2,1 milhões de inscritos, 1,2 milhão são mulheres, sendo cerca de 900 mil homens. De acordo com Cristina Kiomi Mori, secretária-executiva do ministério, esse dado foi uma “surpresa positiva”.

“As mulheres têm se escolarizado mais do que os homens, isso ajuda a trazer para o serviço público do Distrito Federal uma maior isonomia. Esperamos corrigir algumas distorções que temos no serviço público federal, que ainda é, hoje, majoritariamente composto por pessoas do sexo masculino”, disse ela.

Aprovados nos concursos serão nomeados em agosto

Durante a coletiva sobre os dados do concurso, o Ministério da Gestão revelou que as nomeações dos candidatos aprovados devem acontecer a partir do dia 5 de agosto.

Como o Click Petróleo e Gás já publicou, o concurso será dividido em 8 blocos. Destes, o mais concorrido é o último, que tem vagas de nível intermediário e 701 mil inscritos. Confira o número de inscritos dos outros blocos:

  • Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública): 429.370 inscritos;
  • Bloco 4 (Trabalho e Saúde do Servidor): 336.284 inscritos;
  • Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos): 300.766 inscritos;
  • Bloco 1º bloco (Infraestrutura, Exatas e Engenharias): 121.838 candidatos;
  • Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas): 102.922 inscritos;
  • Bloco 2 (Tecnologia, Dados, e Informação): 77.943 inscritos;
  • E bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação): 74.283 inscritos.

Conforme os dados divulgados pela pasta, os cargos mais concorridos são técnico em Indigenismo, pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (323.350 inscritos), Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas na Região Nordeste, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (316.543 inscritos) e Auditor Fiscal do Trabalho (MTE) – Auditoria e Fiscalização (315.899 inscritos).

De onde são os candidatos

De acordo com o ministério, o estado com o maior número de inscritos foi São Paulo, com 223.248, seguido do Rio de Janeiro, com 228.452 inscritos. Já entre os municípios, o destaque ficou por conta de Brasília, que teve 220 mil inscritos. Rio de Janeiro (127 mil), São Paulo (88 mil), Salvador (68 mil) e Belo Horizonte (62 mil) fecham o ranking dos municípios com mais inscritos.

Candidatos devem ficar de olho

Por fim, a ministra afirmou que, a partir de 25 de abril, as pessoas devem estar atentas para confirmar dentro da página de inscrição o local de prova. Isso, com o objetivo de atestar que a cidade está correta.

“Não esqueçam de levar a caneta preta e a carteira de identidade. Cheguem uma hora antes do horário previsto. Por favor, estudem e estejam preparados”, disse ela sobre o concurso, que oferta, ao todo, 6.640 vagas distribuídas entre os 21 órgãos públicos participantes.

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x