Nova unidade de emergência do HC de Ribeirão Preto terá investimento superior a R$ 700 milhões, funcionamento 24 horas, centenas de leitos e estrutura voltada a casos graves, com impacto previsto para mais de 2 milhões de moradores de 26 municípios da região
O Governo de São Paulo investe mais de R$ 700 milhões na nova unidade de emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, estrutura que deve ampliar o atendimento de alta complexidade e beneficiar mais de 2 milhões de habitantes de 26 municípios da região. A visita técnica às obras foi realizada pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (6), dentro da programação da Caravana 3D em Ribeirão Preto.
O empreendimento foi planejado para enfrentar um gargalo assistencial do próprio HC e fortalecer a rede regional de urgência e emergência. A nova estrutura começará a funcionar com quase 400 leitos e, com a conclusão das etapas previstas, chegará a 582 leitos, destinados a internação clínica e cirúrgica, UTI, isolamento e emergência.
Unidade de emergência terá atendimento 24 horas para casos graves
A nova unidade de emergência será dedicada ao atendimento de casos de alta complexidade, com funcionamento 24 horas e atuação de equipe multiprofissional especializada. O serviço foi estruturado para receber pacientes com condições graves e potencialmente fatais, incluindo infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, traumas em adultos e crianças, além de outras emergências clínicas e cirúrgicas.
-
Receita Federal coloca iPhone 13 por R$ 480, PlayStation 4 por R$ 400 e Volkswagen Jetta por R$ 13,2 mil em leilão com 232 lotes; veja como participar
-
Gigante da tecnologia, Oracle demite 21 mil funcionários e aposta US$ 70 bilhões em inteligência artificial
-
Gigante chilena de R$ 10 bilhões fechou acordo para comprar 100% da St. Marche, avançou do atacarejo ao supermercado premium em São Paulo e abriu nova disputa no varejo de alta renda, onde qualquer mudança pode custar caro à marca
-
Depois de 60 anos entregando leite barato e vendo a margem sumir, família mineira comprou um tacho de R$ 20 mil, virou o leite da própria fazenda em doce premium e já faz 2 toneladas por dia rumo a R$ 32 milhões
A proposta é aumentar a capacidade de resposta em situações críticas e elevar a resolutividade dos casos regulados. A nova estrutura também deve contribuir para reduzir o tempo de atendimento em ocorrências de maior gravidade, com impacto direto sobre a organização da assistência regional.
O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o complexo resolve um gargalo do HC e permitirá a transformação do espaço onde hoje funcionam os atendimentos de urgência e emergência em um centro de referência em oncologia. Ele também destacou a parceria entre o governo estadual, a Prefeitura e a Universidade de São Paulo para ampliar o alcance do atendimento à população de Ribeirão Preto e de toda a região.
Primeira etapa terá 393 leitos e capacidade final chegará a 582
Na primeira fase de operação, a nova unidade contará com 393 leitos. Ao fim da segunda etapa, a capacidade total prevista será de 582 leitos, distribuídos entre 378 de internação clínica e cirúrgica, incluindo 18 de isolamento, 128 de UTI e 76 voltados à emergência.
O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que Ribeirão Preto é um dos grandes polos de saúde do interior paulista e vem ampliando a oferta e a qualidade da assistência. Ele também classificou o novo serviço de emergência em construção como um dos maiores e mais modernos do país.
Ainda conforme as informações apresentadas durante a agenda, a estrutura final contará com leitos destinados ao atendimento de emergência, leitos de UTI, equipamentos de alta complexidade para a área vascular e condições para atendimento de pacientes politraumatizados, tanto adultos quanto infantis. O conjunto reforça o papel do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto como referência regional em atendimentos complexos.
Sustentabilidade e eficiência energética fazem parte do projeto
O complexo em construção também foi projetado com foco em eficiência energética e sustentabilidade. O projeto contempla a busca pela certificação LEED, concedida pelo U.S. Green Building Council a edificações eficientes, saudáveis e ambientalmente responsáveis.
Os critérios considerados incluem uso racional de água e energia, materiais utilizados e qualidade do ambiente interno. Entre as soluções previstas no empreendimento está a implantação de uma usina fotovoltaica na área de estacionamento, medida voltada à geração de energia limpa e à redução de custos operacionais.
A nova unidade de emergência integra um conjunto de investimentos voltados à ampliação da capacidade assistencial do HC e à modernização da infraestrutura de saúde regional. A obra reforça a função estratégica do hospital no atendimento de alta complexidade e na organização da rede de urgência e emergência.
Caravana 3D leva agenda de investimentos a Ribeirão Preto
A visita às obras ocorreu durante a passagem da Caravana 3D por Ribeirão Preto, agenda do Governo de São Paulo que segue até amanhã no município. A iniciativa percorre regiões do estado com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo.
A proposta da Caravana 3D é fortalecer a articulação com os municípios, promover entregas e anunciar investimentos ligados às necessidades locais.
A comitiva já passou pelas regiões de Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
Em cada etapa, a agenda inclui visitas aos municípios e anúncios de ações nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança. Em Ribeirão Preto, a nova unidade de emergência do HC aparece como uma das principais entregas previstas para ampliar o atendimento regional e qualificar a assistência a pacientes em situação grave.
