Investimentos sobre eletromobilidade de caminhões elétricos devem chegar ao mercado no ano de 2024.
Durante esse mês de maio, a MAN Truck & Bus, junto ao Ministério Federal Alemão, apresentou um projeto de eletromobilidade de caminhões elétricos que tem o intuito de automatizar o tempo que os caminhões podem andar sem que precisem ser carregados, o que pode vir a diminuir o preço final cobrado pelo frete. De acordo com a instituição, o veículo ainda está em desenvolvimento e é estimado que possa ser lançado durante o ano de 2024, sendo uma das maiores tendências para o mercado de transportes e logísticas.
Segundo o que foi informado pela Man e pela ABB, a eletromobilidade de caminhões elétricos deverá estar presente nos veículos que tenham a frota diária na faixa de 400 km até 800 km. Outro aspecto é que os caminhões elétricos não precisarão mais consumir tanto diesel para funcionar, o que fará com que sejam ambientalmente mais sustentáveis ao controlar, de forma expressiva, a emissão elevada de dióxido de carbono. A instituição também pretende criar parcerias com o governo federal para incentivar que a mobilidade dos fretes seja de emissão zero.
Caminhão elétrico já existe!
O canal Top 10 Arquivo tem um vídeo de quais são os 10 melhores caminhões elétricos. Veja o material abaixo:
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Descarbonizar o transporte de cargas e eletromobilidade de caminhões elétricos
O Ministro Federal de Digital e Transporte, Dr. Volker Wissing, em entrevista com a imprensa, afirmou que é mais do que necessário haver uma diminuição do uso de caminhões que consomem o diesel para que os países consigam chegar às suas metas climáticas até o ano de 2030, que é o prazo determinado pelo Acordo de Paris.
Alguns países, como a China, também vêm se mostrado interessados em atuar com este tipo de inovação científica e investem não somente nos meios de transporte, como também na energia elétrica solar.
O ministro chegou a afirmar que o desenvolvimento de eletromobilidade de caminhões elétricos deve acontecer o mais rápido possível para automatização da economia e cumprimento de metas ambientais.
Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, também fez um test drive no veículo que está sendo desenvolvido pelas duas marcas parceiras. Ele afirmou que está confiante com as futuras frotas elétricas que estarão disponíveis em todo o país. Segundo o mesmo, somente dessa forma será possível que haja uma redução do frete após obter o baixo custo energético.
Vlaskamp mostrou-se positivo ao afirmar que já existem mais de 1400 pontos de carregamento verde em todo o país. E, desta forma, os caminhoneiros não correriam o risco de ficarem desamparados.
O que é a ABB, empresa que está realizando o desenvolvimento dos caminhões e frete mais em conta?
Atualmente, a ABB pode ser considerada uma empresa líder em solução de veículos elétricos e é uma das principais concorrentes da Tesla. Em suma, já contam com mais de 680 mil carregadores para carros elétricos vendidos em todo o mundo e mais de 85 mercados de atuação em escala multinacional. Uma grande parte dos carregadores funcionam através do Charged, sendo ao menos 650 mil deles na categoria de AC e mais 30 mil na categoria rápida de DC.
Sobre a MAN Truck & Bus
A MAN Truck & Bus, que é uma das parceiras da ABB, é uma das maiores fabricantes comerciais de veículos elétricos em toda a Europa. A sua receita do ano de 2021 teria chegado a uma faixa de 11 milhões e pretende se expandir ainda mais durante o ano de 2022 com os seus novos investimentos em tecnologia de ponta para melhoria dos seus produtos.
O portfólio montado pela MAN Truck & Bus conta com vans, ônibus e motores formados a diesel e a gás. Sem contar ainda que possuem serviços voltados para o transporte de passageiros.