Maior mineradora de carvão do mundo decide apostar no mercado de energia solar

Valdemar Medeiros
por
-
25-03-2021 11:54:11
em Energia Renovável
Energia solar - mineradora - carvão usina de energia solar – Fonte: Reprodução Google

A maior mineradora de carvão do mundo deve buscar “agressivamente” a energia solar e continuar fechando minas menores

A mineradora de carvão também quer competir nos leilões de energia solar da Índia e ganhar projetos, oferecendo os preços mais baixos para energia renovável. Isso marca uma grande mudança para a empresa, que produz a maior parte do carvão da Índia.

Leia também

Mineradora decide encerrar atividades no mercado de carvão e ingressar na energia solar

“Carvão, como você sabe, nossa mineradora deve perder negócios nas próximas duas, três décadas. energia solar irá assumir (do) carvão lentamente como um grande fornecedor de energia nos próximos anos ”, disse o presidente do CIL, Pramod Agarwal, em uma entrevista à Reuters.

O projeto de energia solar da empresa com a NLC Índia valerá 125 bilhões de rúpias (US $ 1,73 bilhão; £ 1,26 bilhão), com a CIL prevista para investir cerca de metade desse valor até 2024. O grupo fechou 82 minas nos três anos até março de 2020 e reduziu sua força de trabalho em 18.600 funcionários.

Transformação de energia solar

A Índia atualmente usa cerca de um bilhão de toneladas de carvão anualmente, tornando-se o segundo maior consumidor do mundo, atrás da China.

A CIL é de longe o maior produtor do país, com a empresa tendo como objetivo produzir 710 milhões de toneladas de carvão em 2020-21, de acordo com o ministério do carvão da Índia.

O país é signatário do Acordo de Paris sobre Mudança do Clima e se comprometeu a reduzir suas emissões em até 35% até 2030 em relação aos níveis de 2005. No ano passado, as emissões do país caíram pela primeira vez em décadas. Embora as emissões mais baixas se devam em parte às estritas medidas de bloqueio da Covid-19, a menor demanda por carvão também foi um fator.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.