Usina Termelétrica Pampa Sul é autorizada a iniciar sua geração comercial

usina termelétrica, Pampa Sul

Movida a carvão mineral e de alto padrão tecnológico, Usina Termelétrica  Pampa Sul é o maior projeto desenvolvido no Sul do Brasil

Usina Termelétrica Pampa Sul, com capacidade instalada de 345 MW, está localizada no município de Candiota/RS,  sua construção só foi possível graças ao leilão de enegia A-5 em Novembro de 2014. Sua construção iniciada no ano seguinte, ficou a cargo da empresa chinesa SDEPCI, que  possui vasta experiência em obras com tecnologias de ponta no segmento termelétrico. Confira também :Terminal Portuário abrirá mais de 200 vagas de emprego para 2020.

Durante os quatro anos de implantação da UTE Pampa Sul, uma série de programas socioambientais foram pensados para evitar, suavizar e compensar impactos ambientais, assim como otimizar os investimentos sociais na região do entorno, tendo também como um dos seus diferenciais tecnológicos,  uma série de equipamentos que aprimoram seu funcionamento e promovem a diminuição das emissões atmosféricas.

Com uma parceria iniciada no ano de 2017 com a Cobrazil , que veio atuando em todas as áreas e disciplinas da planta,  focada sempre na segurança, produtividade, prazo, qualidade e com alto grau de comprometimento, houveram alguns desafios, entre eles,  a montagem das plataformas e dutos metálicos da chaminé, que possuem 200 metros de altura e pesam 492 toneladas.

Em contra partida, a Cobrazil realizou diversos trabalhos com as comunidades existentes na região, com ênfase na abertura de um centro de qualificação profissional em conjunto com a prefeitura da cidade e com o sindicato dos trabalhadores, formando mais de 170 pessoas, sendo a maioria admitida pelas empresas que prestavam serviços na região. A Cobrazil sente-se orgulhosa por ser a única empresa a permanecer na usina, podendo participar  da finalização desse grandioso projeto juntamente com a Sdepci.

A entrada em operação da usina, é mais um passo importante dado na direção dos acréscimo à economia no setor elétrico Nacional

Veja também: