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Local de transporte marítimo, Porto de Itapoá SC, comemora seu crescimento de 7,6% no ano de 2022 e visa oportunidades para seu futuro 

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/01/2023 às 15:13
Local de transporte marítimo, Porto de Itapoá comemora seu crescimento de 7,6% no ano de 2022 e visa oportunidades para seu futuro
Local de transporte marítimo, Porto de Itapoá comemora seu crescimento de 7,6% no ano de 2022 e visa oportunidades para seu futuro (Foto/divulgação)

O Porto Itapoá movimentou cerca de 950.512 TEUs no ano passado, isso representa mais ou menos 7,6% do crescimento em relação ao que foi movimentado pelo Terminal no ano de 2021.

O número de navios que passaram pelo local também cresceu: foram cerca de 555 navios em 2022, número 4,68% maior do que no ano anterior. As exportações por todo o Terminal também cresceram quase 11% no último ano. Para o presidente de Porto Itapoá, Cássio Schreiner, os números deixam o Terminal Norte-Catarinense entre os Top 5 de todo o Brasil. “Tivemos uma evolução bastante significativa em nossos indicadores, principalmente pelo esforço e comprometimento de nossa equipe e isso está sendo percebido pelo mercado”. Schreiner aponta que um ponto importante nessa evolução, foi a transição ou até migração de clientes de vários outros terminais portuários para Itapoá. 

Reefer é uma das operações que obtiveram um grande impacto positivo nas cargas refrigeradas. Cássio explica que a localização do Porto é bastante estratégica nesse sentido: “Paraná e Santa Catarina são grandes produtores de proteína animal para exportação”. No ano de 2022, as exportações pelo Porto Itapoá cresceram quase 41% em relação a 2021. As operações do reefer por cabotagem, também cresceram mais de 50% na saída e 47% na chegada destas cargas. No momento atual, o Terminal conta com cerca de 2.892 tomadas dedicadas aos contêineres refrigerados. 

A Cabotagem é considerado como um todo, um elemento importante no crescimento do Porto, tendo mais de 57% de aumento entre um ano e outro. “Em 2022, passamos a operar com novos armadores e, consequentemente, oferecer novas linhas para nossos clientes”, analisa Schreiner. Um outro tipo de transação que obteve forte aumento de demanda foi o break bulk – quando a carga tem dimensões maiores que um contêiner e tem de ser embarcada de uma forma mais especifica. Essas operações cresceram mais de 46% em 2022. “Fizemos quase três operações por mês, em média”, comenta. “Muitas delas foram barcos e lanchas de luxo, um nicho que hoje estamos bastante fortes”. Atualmente há uma equipe especializada em operações break bulk no Porto Itapoá. 

O ano de 2022 também marcou o recorde de movimentações de caminhões no Terminal, com cerca de 386.535 movimentos Gate. O número é cerca de 10% maior do que o registrado no ano de 2021. Os meses considerados mais movimentados são março (34.404 movimentos), julho (34.842) e agosto (35.911). “Investimos muito em infraestrutura, eficiência operacional e excelência no atendimento aos clientes, garantindo o diferencial da nossa operação”, explica Cássio. 

Infraestrutura

A ampliação do pátio do Porto de Itapoá foi licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal do Brasil e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e agora está liberada para seu funcionamento. Trata-se de um espaço de 50 mil metros quadrados que irá ser adicionado ao pátio do Terminal, fazendo com que o total seja de 300 mil metros quadrados. O espaço novo possui uma capacidade estática de quase 7 mil contêineres. Essa expansão do pátio ainda não chegou ao fim.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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