Menu
Início Lítio se torna 900% mais caro e futuro dos carros elétricos pode ser afetado

Lítio se torna 900% mais caro e futuro dos carros elétricos pode ser afetado

10 de setembro de 2022 às 13:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Lítio se torna 900% mais caro e futuro dos carros elétricos pode ser afetado
Fábrica chinesa de baterias de lítio, mineral estratégico da transição energética. – AFP

O lítio sofreu aumento de 900% em apenas dois anos e a expectativa é que continue subindo. Estudos apontam que o preço do material pode impactar mo futuro dos carros elétricos.

O Lítio não é um material raro, entretanto sua produção é complicada, sendo um problema real quando se deseja eletrificar grande parte da indústria automobilística. O preço subiu para níveis absurdos há alguns anos e as previsões de queda não são animadoras para o futuro dos carros elétricos. De acordo com estimativas da Benchmark Minerall Intelligence, o aumento do preço do lítio foi de 900% desde janeiro de 2020.

Aumento na demanda de carros elétricos geram impacto no preço Lítio

De acordo com as análises de mercado, em pouco mais de dois anos o preço do lítio aumentou devido à maior procura por veículos elétricos no mercado mundial, cujas vendas continuam a se ampliar ao passar de cada mês.

Artigos recomendados

O governo da China obrigou que as empresas parassem com a mineração devido à baixa produção de energia hidrelétrica que foi gerada nos últimos meses. 

A Benchmark aponta que o caso não mudará no curto prazo, podendo impactar o futuro dos carros elétricos. Seus cálculos mostram que a demanda por baterias de lítio aumentará ainda em 36%, mas que a produção do material ainda será expandida em 33%.

Pressão da transição para os carros elétricos contribui com o preço do lítio

Como a oferta global de lítio já é insuficiente, os números indicam que ela se intensificará em breve, impactando o futuro dos carros elétricos. Ao mesmo tempo, a Europa realiza pressões na indústria de veículos para aplicar mudanças e realizar a transição com foco em um segmento mais sustentável.

A partir de 2035, as montadoras não poderão mais comercializar veículos poluentes e, antes disso, o regulamento europeu de emissões Euro 7 vai pressionar para que a estrada já esteja pisada e os carros elétricos ou altamente eletrificados sejam mais que o habitual nas ruas.

O contexto global está gerando uma luta na obtenção de lítio suficiente para expandir a produção de baterias e carros elétricos. Os fabricantes estão fechando acordos essenciais para garantir o lítio produzido em algumas minas.

Acordos de exclusividade reduzem a oferta de lítio disponível

Volkswagen e Mercedes tomaram posições no Canadá, onde há uma fonte inexplorada de lítio. O problema, segundo informações da Benchmark e Cleantechnica é que essas decisões apenas colocam mais pressão no mercado.

Os acordos de exclusividade mitigam a oferta do minério disponível e também as novas minas entrando em operação precisam de cinco a sete anos para operar em plena capacidade. Alguns prazos foram anunciados nas possíveis minas de lítio que estão instaladas na Extremadura.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR