1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Líder Aviação, pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil, implementa Diário de Bordo Digital em toda sua frota de helicópteros
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Líder Aviação, pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil, implementa Diário de Bordo Digital em toda sua frota de helicópteros

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/09/2021 às 08:00
Atualizado em 19/08/2022 às 05:07
helicópteros - preço - offshore - transporte aéreos - aeronaves - segurança - diário de bordo
Helicóptero offshore S-92 Líder Aviação

Líder comemora por ser a primeira empresa brasileira de transporte aéreo público a receber autorização da ANAC para usar plataforma digital para registro de dados dos voos

A Líder Aviação acaba de implantar o uso do Diário de Bordo Digital (eDB) em toda a sua frota de helicópteros voltados para as operações offshore. A empresa é a primeira no mercado de transporte público brasileiro a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para usar o eDB, que permite que os dados sejam registrados em plataforma digital. O novo sistema está em linha com a modernização e a cultura digital transformadora.

Leia também

O sistema, completamente paperless, permite aprimorar a segurança, promover o desenvolvimento do setor e garantir a agilidade e confiabilidade na inserção de dados. O eDB foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR), que atualiza os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civis brasileiras.

Mercado offshore oferece grandes desafios

“O mercado offshore oferece grandes desafios. Por isso, é tão fundamental ter uma gestão e operação cada vez mais eficiente, tecnológica e integrada com a especificidade da demanda de cada cliente”, explica Junia Hermont, superintendente da Líder Aviação.

O aval concedido pela ANAC foi registrado nas Especificações Operativas (EO) da empresa – documento do operador que especifica que autorizações ele possui – e permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso “Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que hospeda o seu sistema eDB. O processo para concessão da autorização para utilização do eDB incluiu, além da análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, a verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.

Para a implantação do eDB, a Líder envolveu sua equipe de TI para modernizar todo o processo. “A aplicação e utilização dos sistemas de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e, continuamente, estamos aprimorando nosso processo digital. Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.

“A certificação da ANAC é o reconhecimento de nossa expertise e aderência aos padrões de segurança de referência. Sabemos traduzir o conhecimento da operação em tecnologia, transformando-a em uma forte aliada na melhoria contínua e na nossa excelência operacional”, complementa Jonathan Kaneko, diretor de operações e manutenção de Helicópteros na Lider.

Líder Aviação é pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil

A Líder Aviação é pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil e, há quase 50 anos, opera nesse segmento. Este ano, a Líder atingiu a marca de mais de um milhão de horas voadas em missões voltadas para a indústria de óleo e gás e energia. Esse tipo de operação faz parte do mix de serviços oferecidos pela empresa de aviação executiva.

É importante destacar que a Líder também foi a primeira empresa a implantar um sistema que monitora eventos de manutenção e operações para garantir mais segurança de voo (Flight Data Monitoring – FDM); a realizar monitoramento por satélite da posição das aeronaves (Flight Following); a utilizar o Sistema de Monitoramento de Uso e Saúde das Aeronaves (HUMS) e a implementar o Eletronic Flight Bag (EFB), eliminando os documentos físicos e transformando-os em arquivos digitais, diminuindo, assim, a carga da aeronave.

Sobre a Líder Aviação – É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 63 anos, conta com mais de 1.100 colaboradores e uma frota de mais de 55 aeronaves. Com presença em 19 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, a empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves; manutenção; atendimento aeroportuário e operações de helicópteros. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x