Líder Aviação, pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil, implementa Diário de Bordo Digital em toda sua frota de helicópteros

Flavia Marinho
por
-
17-09-2021 08:00:19
em Petróleo, Óleo e Gás
helicópteros - preço - offshore - transporte aéreos - aeronaves - segurança - diário de bordo Helicóptero offshore S-92 Líder Aviação

Líder comemora por ser a primeira empresa brasileira de transporte aéreo público a receber autorização da ANAC para usar plataforma digital para registro de dados dos voos

A Líder Aviação acaba de implantar o uso do Diário de Bordo Digital (eDB) em toda a sua frota de helicópteros voltados para as operações offshore. A empresa é a primeira no mercado de transporte público brasileiro a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para usar o eDB, que permite que os dados sejam registrados em plataforma digital. O novo sistema está em linha com a modernização e a cultura digital transformadora.

Leia também

O sistema, completamente paperless, permite aprimorar a segurança, promover o desenvolvimento do setor e garantir a agilidade e confiabilidade na inserção de dados. O eDB foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR), que atualiza os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civis brasileiras.

Mercado offshore oferece grandes desafios

“O mercado offshore oferece grandes desafios. Por isso, é tão fundamental ter uma gestão e operação cada vez mais eficiente, tecnológica e integrada com a especificidade da demanda de cada cliente”, explica Junia Hermont, superintendente da Líder Aviação.

O aval concedido pela ANAC foi registrado nas Especificações Operativas (EO) da empresa – documento do operador que especifica que autorizações ele possui – e permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso “Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que hospeda o seu sistema eDB. O processo para concessão da autorização para utilização do eDB incluiu, além da análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, a verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.

Para a implantação do eDB, a Líder envolveu sua equipe de TI para modernizar todo o processo. “A aplicação e utilização dos sistemas de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e, continuamente, estamos aprimorando nosso processo digital. Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papéis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.

“A certificação da ANAC é o reconhecimento de nossa expertise e aderência aos padrões de segurança de referência. Sabemos traduzir o conhecimento da operação em tecnologia, transformando-a em uma forte aliada na melhoria contínua e na nossa excelência operacional”, complementa Jonathan Kaneko, diretor de operações e manutenção de Helicópteros na Lider.

Líder Aviação é pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil

A Líder Aviação é pioneira no mercado de operações de helicópteros offshore no Brasil e, há quase 50 anos, opera nesse segmento. Este ano, a Líder atingiu a marca de mais de um milhão de horas voadas em missões voltadas para a indústria de óleo e gás e energia. Esse tipo de operação faz parte do mix de serviços oferecidos pela empresa de aviação executiva.

É importante destacar que a Líder também foi a primeira empresa a implantar um sistema que monitora eventos de manutenção e operações para garantir mais segurança de voo (Flight Data Monitoring – FDM); a realizar monitoramento por satélite da posição das aeronaves (Flight Following); a utilizar o Sistema de Monitoramento de Uso e Saúde das Aeronaves (HUMS) e a implementar o Eletronic Flight Bag (EFB), eliminando os documentos físicos e transformando-os em arquivos digitais, diminuindo, assim, a carga da aeronave.

Sobre a Líder Aviação – É a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 63 anos, conta com mais de 1.100 colaboradores e uma frota de mais de 55 aeronaves. Com presença em 19 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, a empresa atua em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves; vendas de aeronaves; manutenção; atendimento aeroportuário e operações de helicópteros. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe