Além dos modelos de carros elétricos que chegarão no Brasil, Jaguar promete que também irá fabricar carros elétricos na sua unidade fabril, que está situada no Rio de Janeiro
A Jaguar Land Rover está pretendendo eletrificar toda a sua linha de carros nos próximos 5 anos, e o Brasil também está inserido nesse plano da empresa para receber novos investimentos. Durante um evento realizado na última terça-feira, 26, na cidade de São Paulo, a Jaguar Land Rover deu alguns detalhes de parte do seu planejamento para o futuro, principalmente na questão corporativa e também na questão de sustentabilidade (carros elétricos), porém não hesitou em falar a respeito de seus produtos.
Jaguar Land Rover prevê lançar seu primeiro carro elétrico em 2024
De acordo com François Dossa, o diretor executivo e de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover, o primeiro carro elétrico da Land Rover vai ser lançado no ano de 2024. Além disso, o diretor executivo da Jaguar garantiu que, também em dois anos, a marca se tornará 100% elétrica.
Dossa também falou a respeito de outras diversas mudanças que a Jaguar Land Rover fará em todas as suas sedes, escritórios e montadoras, com o intuito de reduzir ao máximo os níveis de emissão de CO2. Já para o Brasil, o diretor executivo da Jaguar Land Rover prometeu diversos investimentos, tendo em vista que é uma das poucas fábricas da Jaguar que ficam fora do Reino Unido.
- Na faixa dos R$ 85 mil, VW T-Cross 1.4 TSI faz 17 km/L com 691 KM de autonomia e se consolida como um dos melhores SUVs da indústria automobilística
- Toyota Yaris Cross do Brasil terá motor da versão híbrida flex produzido no interior de São Paulo
- Quem nunca teve um Fiat Mille, Chevrolet Celta ou Ford Ka equipado com os famosos pneus aro 13? Sumindo das prateleiras das lojas de autopeças, e motoristas de veículos mais antigos têm se perguntado onde foram parar
- Cidade oferece transporte gratuito por 3 anos para quem deixar os carros em casa
Por isso, de acordo com Dossa, a Jaguar pretende fazer algumas adaptações na planta que fica localizada em Itatiaia, no Rio de Janeiro, investimento alinhado à estratégia global da montadora. François Dossa disse ainda que o Brasil não pode ficar de fora de nada, justamente pelo motivo já citado anteriormente, que é devido ao fato de que a unidade fabril no país é uma das poucas fábricas fora da Inglaterra.
Próximos passos da Jaguar Land Rover
Já se tratando dos produtos da Jaguar, François Dossa garantiu que a próxima linhagem de carros do grupo Jaguar Land Rover a desembarcar aqui no Brasil será integralmente de carros elétricos. Além disso, o diretor executivo da Jaguar também prometeu que os próximos modelos de carros elétricos serão fabricados exclusivamente em território brasileiro.
De acordo com Dossa, no ponto de vista da empresa, se os futuros modelos de carros elétricos não forem fabricados por aqui, a Jaguar poderá ter sérios problemas com flutuação de câmbio, além de outras questões que também poderão acabar influenciando no preço final. Dossa disse ainda que a fábrica da Jaguar possui condições totais de abrigar esses produtos com segurança.
A Jaguar Land Rover possui apenas um carro elétrico à venda no Brasil atualmente, que é o modelo Jaguar i-Pace. Os demais carros que são vendidos aqui no Brasil são todos de uma linhagem específica de carros híbridos, como o novo modelo Land Rover Defender, que ganhou um motor considerado híbrido-leve, que serve para ser muito mais econômico e ainda mais potente do que os carros tradicionais da montadora.
Sobre a empresa
A Jaguar Land Rover é a holding da Jaguar Land Rover Limited, uma empresa multinacional inglesa de automóveis, com sede em Coventry, em Midlands Ocidentais, e uma subsidiária da empresa automotiva indiana Tata Motors. A principal atividade da Jaguar Land Rover Limited é o projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de veículos com as marcas Jaguar e Land Rover.
Ambas as marcas têm histórias longas e complexas antes de sua fusão — a Jaguar remonta à década de 1930 e a Land Rover à década de 1940 — reunindo-se pela primeira vez em 1968 como parte do malfadado conglomerado British Leyland, mais tarde novamente independentes umas das outras como subsidiárias da BMW (no caso da Land Rover) e da Ford Motor Company (Jaguar). A Ford adquiriu a Land Rover da BMW em 2000, após o desmembramento do antigo Grupo Rover, que era efetivamente o restante das empresas de produção de automóveis da British Leyland.