Aumento no número de investimentos no mercado de energia eólica offshore gera perspectiva de vagas de emprego
Cerca de 80% do consumo energético do Nordeste e mais de 10% da energia total do Brasil, correspondem a energia eólica e possivelmente novos investimento na eólica offshore deve chegar e gerar perspectiva de novas vagas de emprego. Investimentos na implantação de geradores de energia eólica offshore irá elevar essa participação. A tecnologia é muito utilizada na Inglaterra e na Noruega e a costa brasileira tem condições climática mais favoráveis para investimentos do que nos países do Norte.
Leia também
Segundo a Fitch Solutions, os investimentos em projetos de energia eólica offshore em mercados novos e emergentes farão com que, no próximo ano, a energia eólica offshore ganhe uma parte maior do mercado total de energia eólica globalmente.
Atualmente, existem mais de 66 GW de investimentos em energia eólica offshore em pré-construção ou construção de quase 162GW de projetos de energia eólica nessas fases, e a maioria deles está na região da Europa Ocidental. Porém, países fora desta região ajudarão a impulsionar o crescimento, a partir deste ano, sendo os Estados Unidos (9,1 GW), Taiwan (5 GW), Coréia do Sul (3,4 GW) e a região nordeste do Brasil são os mais significativos nesse contexto.
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
Novas vagas de emprego e investimentos no mercado de energia eólica offshore
Segunda fonte de energia elétrica, do Brasil, atrás da hidrelétrica, a energia eólica, representa uma parte significativa de vagas de emprego no Brasil, que continua entre as 10 mais utilizadoras de energia eólica no mundo.
O Brasil é o segundo país que mais gera empregabilidade em energias renováveis. Em 2019, 1.158 milhões de pessoas estavam trabalhando em alguma energia renovável.
No grupo dos maiores geradores de empregabilidade, apenas os Estados unidos perderam vagas: a cada 100.000 vagas foram perdidas entre 2018 e 2019, já o Brasil somou cerca de 30.000 no mesmo período. Com isso, o Brasil, passa a se encaixar entre os maiores geradores de empregabilidade no setor, atrás da China, com 2,2 milhões de empregados.
Mercado de energia eólica offshore alavanca em 2021
Uma vez que os projetos que foram adiados em 2020 serão acelerados neste ano, o relatório global prevê um aumento no crescimento da capacidade de geração distribuída de energia eólica offshore este ano, especialmente aqueles com prazos de operação comercial apertados.
O Brasil tem sido cenário de investimentos, acionistas de outros países já estão de olhos nas aguas e ventos brasileiros para aplicarem o novo mercado de energia eólica offshore.