Menu
Início Inteligência artificial pode auxiliar no treinamento de colaboradores

Inteligência artificial pode auxiliar no treinamento de colaboradores

31 de outubro de 2023 às 06:10
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Inteligência artificial e RH - como auxiliar no treinamento dos colaboradores
Freepik

Identificação de lacunas de habilidades, personalização de aprendizagem e adequação do material de capacitação são alguns dos benefícios.

O treinamento é uma parte essencial para o desenvolvimento e o sucesso das empresas. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada importante para, por exemplo, avaliar o progresso de cada funcionário, identificar possíveis lacunas de habilidades e adequar o material de capacitação de maneira dinâmica para uma aprendizagem mais rápida e eficiente.

Treinamentos podem ser propostos para as mais diversas finalidades organizacionais, como ensinar os colaboradores a usar uma nova ferramenta, otimizar processos em curso ou suprir necessidades de conhecimento. Entre as possibilidades, o treinamento de compliance ganha destaque pela relevância da capacitação para o cumprimento de normas, diretrizes e leis que regem determinado negócio.

Artigos recomendados

Segundo o estudo “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos”, realizado pela auditoria e consultoria Deloitte, 73% das empresas no país planejam investir em treinamentos de compliance até o final de 2024. Isso porque, programas de conformidade devem estar presentes no cotidiano das organizações para serem, de fato, efetivos.

As informações evidenciam que colaboradores conscientes das políticas e dos procedimentos estabelecidos pela empresa podem passar a ser mais comprometidos com um ambiente ético e transparente. Assim, o treinamento atrelado à comunicação é primordial tanto para os profissionais quanto para os parceiros de negócios. Por meio desse repasse, eles podem conhecer as normas e as regras de integridade que regem a companhia na qual trabalham, ou para a qual prestam serviços, e colocá-las em prática. 

Personalização da aprendizagem com IA está em evidência

A IA tem se mostrado um recurso relevante no ambiente corporativo, com possibilidades para o desenvolvimento e o treinamento de colaboradores, graças à sua capacidade de aprender com experiências, simular situações reais, analisar dados e fornecer feedback contínuo. 

Uma das principais contribuições da ferramenta para o aprendizado, segundo portais especializados em gestão de pessoas e tecnologia, é a personalização das estratégias de desenvolvimento profissional. Por meio da análise de dados, a instituição consegue compreender quais são as preferências e as demandas de cada um de seus funcionários.

Esse mapeamento é importante porque permite a adaptação do treinamento e o desenvolvimento conforme as necessidades de cada profissional, o que maximiza o potencial da equipe e evita abordagens genéricas. Dessa forma, a personalização é tida como uma estratégia eficaz na gestão de aprendizado corporativo, pois reconhece a individualidade dos colaboradores quanto à bagagem de conhecimento e ao modo de aprendizado de cada um. 

Os chatbots também são recursos de IA que podem auxiliar na gestão de aprendizagem corporativa. Esses programas de computador simulam conversas humanas, ajudando a personalizar a interação entre máquina e colaborador e a envolver os profissionais. Além de melhorar a experiência do usuário, otimiza o tempo e diminui a impessoalidade no aprendizado, aumentando a identificação com o conteúdo dos treinamentos. 

Aprendizado online ajuda na adaptação ao novo ritmo imposto pela tecnologia 

A rápida evolução tecnológica tem imposto às empresas o desafio de enfrentar uma lacuna de habilidades. De acordo com um estudo feito pela McKinsey, nove em cada dez líderes lidam com a escassez de competências em algumas áreas. Para sanar essa falta, grandes empresas como a Microsoft e a Amazon já têm buscado soluções de treinamentos corporativos por meio de streaming. A alternativa é considerada de alta escalabilidade, moderna, econômica e efetiva. 

Desde antes da pandemia, o aprendizado organizacional online já vinha ganhando espaço nas organizações. Com a súbita mudança na configuração de trabalho, essa tendência foi acelerada. Nesse cenário, as companhias descobrem, cada vez mais, que apostar em desenvolvimento e aprendizagem é decisivo para atrair e reter talentos, por exemplo. Segundo o LinkedIn Research de 2019, esse era um aspecto relevante para 94% dos profissionais ao decidir onde trabalhar.

 

O mesmo levantamento mostrou que as aptidões exigidas para os postos de trabalho foram mudadas em 25% desde 2015. A pesquisa prevê que elas ainda devem mudar em 200% até 2027, mostrando que é necessário que as empresas e os profissionais se atualizem para acompanhar a evolução do mercado e se manterem competitivos.

 


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar