Descubra como um equipamento acessível pode transformar sua bicicleta comum em uma elétrica de forma rápida e econômica. Revolucione suas pedaladas!
A Livall, renomada fabricante de acessórios para ciclismo, está prestes a lançar o sucessor do seu popular kit de conversão para bicicleta elétrica, o PikaBoost. O novo modelo, batizado de PikaBoost 2, promete uma melhoria significativa na potência em comparação com a versão original, com os primeiros envios programados para começar nas próximas semanas.
O mercado de kits de conversão de bicicletas elétricas tem visto um crescimento considerável, especialmente com as opções de acionamento por fricção, onde a assistência elétrica é fornecida através do contato com o pneu da bicicleta.
O PikaBoost 2 se junta a uma lista crescente de concorrentes, incluindo o Zipforce da Suécia e o kit CLIP, que em breve será lançado no Reino Unido.
- Será o fim de Elon Musk? China corre para superar o serviço de internet via satélite Starlink
- Medo: O maior iceberg do mundo está passando por uma transformação impressionante que está intrigando cientistas
- Ex-Google Maps criam revolução com IA Colaborativa financiada por Sequoia para transformar interações! Descubra como!
- Descubra como o novo recurso de comunidades na Threads pode rivalizar com o X de Elon Musk!
Facilidade de instalação
Embora os acionamentos por fricção não sejam os métodos mais eficientes para converter a carga da bateria em potência da roda, eles são conhecidos pela facilidade de instalação. Muitos desses kits são anunciados como unidades “clip on, clip off“, permitindo que sejam trocados entre diferentes bicicletas com facilidade.
O PikaBoost 2 segue essa tendência com uma promessa de instalação rápida: o dispositivo pode ser montado em apenas um minuto e é compatível com “a maioria dos modelos de bicicletas e tamanhos de pneus”. O produto mais barato é vendido na Europa por R$ 2 mil.
O equipamento pesa 3 kg, é fixada ao canote do selim da bicicleta. Um sistema de fixação patenteado com quatro parafusos, projetado também para prevenção de roubos, é fornecido, junto com uma ferramenta específica.
A unidade pode ser removida facilmente ao soltar um parafuso adicional. Embora o design possa parecer simples, a tecnologia de absorção de choque e o ajuste em forma de V do rolo prometem uma fixação segura, mesmo em terrenos acidentados.
O rolo apresenta um padrão de piso com ranhuras de drenagem para reduzir o risco de escorregamento em condições molhadas e está disponível em diferentes versões para adequar-se a vários tipos de pneus de bicicletas, como para estrada e mountain bikes.
Potência e Recursos Adicionais
O motor do PikaBoost 2 possui uma potência técnica de 250 W, mas pode oferecer até 500 W de potência de pico. Esse nível de potência está dentro dos limites legais do Reino Unido, onde a regulamentação permite uma potência contínua de até 250 W.
Contudo, a velocidade máxima de 32 km/h (20 mph) pode ser um desafio para alguns regulamentos locais. Felizmente, o aplicativo associado ao dispositivo promete “compatibilidade global”, ajustando automaticamente as configurações para aderir às regulamentações de cada região.
A bateria padrão do PikaBoost 2 tem capacidade de 158 Wh, oferecendo um alcance estimado de até 70 km (43 milhas). Embora seja otimista, existe uma opção de atualização para uma bateria maior de 220 Wh. Além disso, o kit inclui a funcionalidade de frenagem regenerativa.
Embora essa característica não seja extremamente significativa para e-bikes, a capacidade de carregar outros dispositivos com a bateria do PikaBoost pode oferecer uma vantagem adicional, permitindo que você use o dispositivo como um banco de energia carregado por pedais.