1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Hyundai começa a negociar os caminhões Xcient a hidrogênio
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Hyundai começa a negociar os caminhões Xcient a hidrogênio

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/12/2024 às 14:15
Hyundai
Foto: Reprodução

A Hyundai anunciou o início das vendas do caminhão Xcient a hidrogênio, um veículo revolucionário que promete eficiência, sustentabilidade e uma nova era para o transporte pesado.

A Hyundai Motor deu outro passo importante na busca por soluções de transporte mais sustentáveis. A empresa sul-coreana iniciou as vendas de seu caminhão a hidrogênio Xcient, marcando história em sua estratégia de descarbonização.

As primeiras 21 unidades foram adquiridas pela Glovis America, uma transportadora com sede na Califórnia, Estados Unidos. Esse movimento reforça o compromisso da Hyundai em oferecer alternativas limpas à logística tradicional.

De acordo com Oscar Kwon, CEO do Hyundai Motor Group, os caminhões a célula a combustível de hidrogênio têm zero emissões e representam uma solução inovadora para a mobilidade no setor logístico.

Estamos comprometidos em criar soluções de transporte sustentáveis e eficientes”, afirmou o executivo.

Foto: Reprodução

O Xcient

O caminhão Xcient é um modelo pesado equipado com tecnologia de emissão zero. Ele conta com um sistema de célula a combustível de hidrogênio que entrega 180 kW de potência, formado por duas células de 90 kW.

O motor elétrico do veículo gera 350 kW (480 cavalos de potência) e um torque máximo de 228 mkgf.

Para garantir um desempenho eficiente, o Xcient possui sete tanques de hidrogênio, com capacidade total de 31 kg de combustível.

Além disso, ele inclui três baterias de alta tensão que somam 72 kWh. Essas especificações tornam o caminhão capaz de atender às demandas de transporte pesado enquanto minimiza o impacto ambiental.

Inicialmente, os caminhões Xcient serão usados para transportar peças fornecidas ao centro de consolidação da HMGMA.

Posteriormente, a Hyundai planeja expandir essa logística para uma rede mais ampla de fornecedores. Atualmente, os 21 caminhões representam mais de um terço da frota de caminhões da Glovis America.

HTWO: A marca de hidrogênio da Hyundai

Como parte de sua estratégia de eletrificação, a Hyundai lançou a marca HTWO, especializada no setor de hidrogênio.

Essa divisão será responsável por todas as etapas da cadeia do hidrogênio, desde a produção até o armazenamento, transporte e utilização.

A HTWO também tem o objetivo de desenvolver sistemas de célula a combustível aplicáveis a diversas formas de mobilidade, como transporte aéreo, marítimo, ferroviário e automotivo.

Essa iniciativa busca criar um ecossistema integrado, promovendo soluções de hidrogênio em diferentes setores industriais.

Segundo Jim Park, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios de hidrogênio da Hyundai, a implantação do Xcient é uma etapa crucial para estabelecer um ecossistema logístico baseado em hidrogênio. “Estamos cumprindo nossa estratégia de criar um circuito fechado que melhora a sustentabilidade ambiental nas operações de fabricação”, destacou.

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x