Novo carro movido a hidrogênio é apresentado pela Hyundai. Conheça o Hyundai Nexo, carro a hidrogênio que promete entregar 600 km de autonomia e ainda purifica o ar.
O Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) estabelece novos requisitos para que veículos fiquem mais seguros e econômicos e, principalmente, que poluam menos. O programa do governo brasileiro ampliará os avanços já alcançados com o Inovar Auto (2012) e Rota 2030 (2018). Agora, no entanto, a ideia é também fomentar a produção de novas tecnologias, como um carro movido a hidrogênio, por exemplo, solução já defendida pela Hyundai.
Novo carro a hidrogênio – Hyundai Nexo foi apresentado pela marca durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono
Durante o Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, realizado há alguns meses em Piracicaba, interior de São Paulo, a marca apresentou o Hyundai Nexo, carro movido a hidrogênio. Pela primeira vez no Brasil, o SUV médio movido a hidrogênio promete autonomia de 666 km, no ciclo europeu WLTP, e até mesmo purificação de ar durante a rodagem.
O carro a hidrogênio Hyundai Nexo tem propulsão de célula de combustível e um motor elétrico que, juntos, geram 183 cv. Em tese, a chegada do carro movido a hidrogênio pode ser um indicativo de fabricação nacional por parte da marca, a fim de difundir o uso do combustível do futuro. Sem contar que o Brasil tem uma extensa rede de postos de abastecimento que oferecem o derivado da cana-de-açúcar, assim, facilita o uso do sistema.
- Empresa do Grupo Iveco anuncia investimento de R$ 127 milhões no Brasil até 2028 para desenvolver novos motores movidos a biocombustíveis
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
Desenvolvido na Coreia do Sul e lançado em 2018, o Hyundai Nexo é movido por um motor elétrico que não precisa ser recarregado em tomadas, afinal, é possível abastecê-lo com hidrogênio (a pilha combustível transforma o hidrogênio em eletricidade). Desta forma, não há combustão, emissão de poluentes e pelo escapamento sai apenas água.
Hyundai investe forte em alternativas aos combustíveis fósseis
Visualmente, o carro movido a hidrogênio possui, na parte dianteira, faróis na altura da grade e luzes DRL afiladas na base do capô. As lanternas traseiras do carro a hidrogênio Hyundai Nexo tem 4,67 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 2,79 m de distância entre os eixos. O porta-malas tem 461 litros.
Além de um carro movido a hidrogênio, a Hyundai oferece soluções em hidrogênio para outros tipos de veículos, incluindo caminhões, ônibus, bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. Segundo Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul, a empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento do uso do hidrogênio.
O ix35, lançado em 2013, é um exemplo dessa inovação no mercado global e o Nexo é o modelo com protagonismo mundial atualmente. Com o objetivo de propagar o uso do hidrogênio limpo, e ser neutra em carbono até 2045, a marca investe em soluções em toda a sua cadeia de valor, ou seja, da produção ao consumo final.
BMW e Toyota buscam trazer novo carro movido a hidrogênio para o mercado
A BMW confirmou recentemente que lançará seu primeiro carro a hidrogênio (FCEV) com produção em série a partir de 2028. O veículo será desenvolvido em parceria com a Toyota, pois as empresas são parceiras há 12 anos no desenvolvimento deste tipo de tecnologia.
O modelo tem como base no iX5 Hydrogen, que teve menos de 100 unidades produzidas e roda em testes por várias regiões do mundo. A marca japonesa também possui seu carro a hidrogênio, o Mirai.
No caso do iX5, são dois tanques instalados sob o assoalho. Um deles é colocado longitudinalmente no centro do monobloco, outro transversalmente, sob os bancos traseiros. Juntos, esses tanques comportam 6 kg de hidrogênio, o suficiente para dar 500 km de autonomia ao modelo, considerando o ciclo europeu.