Governo do Maranhão vai ofertar 6.330 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Roberta Souza
por
-
25-06-2021 10:01:09
em Cursos
Cursos – Maranhão – cursos gratuitos Cursos/ Fonte: Senac 2021

Os cursos gratuitos serão oferecidos para 44 cidades do estado do Maranhão. As oportunidades abrangem diferentes áreas

A Secretaria de Estado do Maranhão (Seduc) está ofertando 167 cursos, com 6.330 vagas para adolescentes, jovens e adultos de formação inicial e continuada ou oficinas, com foco na qualificação profissional. Os cursos, realizados em 44 municípios, fazem parte do eixo capacitação, do Programa Trabalho Jovem, que abrange jovens de escolas públicas. Veja ainda: IFSP está com 120 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de administração, automação industrial e fabricação mecânica

ATENÇÃO! Os cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Estado do Maranhão podem variar de acordo com a cidade escolhida no estado. Com isso, verifique a unidade e qual opção está aberta. Caso a mais próxima de você esteja, não deixe de se inscrever nos cursos gratuitos.

Detalhes do Programa Trabalho Jovem, no estado do Maranhão

A iniciativa que irá oferecer os cursos gratuitos através do “Programa Trabalho Jovem” foi instituído pelo Governo do Estado do Maranhão, reunindo iniciativas da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Os cursos/oficinas serão ofertados em Unidades Vocacionais do Instituto e Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), espaços de sindicatos, igrejas, entidades sociais, órgãos municipais, entre outros polos, resultados de parceria entre a Seduc e essas instituições.

As inscrições para os cursos gratuitos foram iniciadas no começo do semestre, entretanto, estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, os cursos/oficinas serão promovidos obedecendo todos protocolos de biossegurança determinados por autoridades de saúde.

Cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Trabalho Jovem

Há as seguintes oportunidades nos cursos gratuitos oferecidos: Agricultura Orgânica; Artesão em Decoração de Sandálias; Artesão em Pintura em Tecido; Artesão em Trabalhos Manuais; Baneficiamento da Mandioca; Barbeiro; Biojoias; Bombeiro Civil; Cabeleireiro; Cerâmica; Construção de Embarcações Artesanais Maranhenses; Corte e Costura; Crítica Cinematográfica e História do Cinema; Cuidador de Idosos; Culinária; Edição de Vídeo; Elaboração de Projetos para o Audiovisual e Produção Executiva; Eletricista De Manutenção De Ferroviaria; Eletricista Predial.

Além das opções de cursos gratuitos citadas acima, há ainda: Eletrônica Digital e Analógica C; Estética; Excel; Fabricação de Instrumentos Musicais; Gastronomia Regional; Informática; Básica; Inglês; Instalação e Manutenção de Ar Condicionado; Libras; Manicure e Pedicure; cursos para: Mantenedor de Ferroviário de Via Permanente; Maquiador; Maquiador; Massas Alimentícias; Mecânica de Motocicleta; Mecânica de Motores de Embarcações; Montagem e Manutenção de Computadores; Música; Operador de Caixa de Supermercado; Panificação e Confeitaria; Pedreiro de Alvenaria; Pedreiro de Alvenaria; Produção Cinematográfica; Produção Literaria: Escrita Criativa; Reaproveitamento de Garrafa Pet; Reaproveitamento de Madeira; Reciclagem de Papel; Robótica; Roteiro e Escrita Criativa; Salgadeiro; Soldador.

Inscrições nos cursos de qualificação gratuitos do Maranhão

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos polos em que acontecerão os cursos. Para conferir os locais, a oferta e mais informações, consulte o Edital de Inscrições. Desejamos boa sorte!

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos