Mercedes-Benz vence licitação para fornecimento de ônibus escolares, do programa “Caminho da Escola”, do governo da Bahia
O programa “Caminho da Escola” tem como objetivo ampliar e padronizar a frota de veículos escolares destinada para a rede pública de ensino básico. O projeto é voltado à estudantes de áreas rurais e ribeirinhas, fornecendo o meio de transporte necessário para cada localidade – ônibus, lanchas e bicicletas. Esses, por sua vez, devem ser adquiridos pelos gestores educacionais.
Confira ainda outras notícias do dia:
- Mineradora multinacional convoca candidatos para mais de 40 oportunidades de emprego. Técnicos, operadores, auxiliares, mantenedores e outros profissionais são requisitados para as obras
- PetroRio, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, iniciou ontem (22/11) as inscrições para vagas no Rio de Janeiro; candidatos sem experiência são convocados para as oportunidades de estágio
- Novo vilão: alta nos preços dos combustíveis, custos da pandemia e transporte público devem pressionar inflação em 2022
A empresa Mercedes-Benz venceu a licitação para fornecer 2.600 ônibus ao programa, sendo todos do chassi LO 916, com carrocerias Caio e Mascarello, com modelos de especificações ORE 1, ORE 2 e ONUREA PA. Os estados e as prefeituras podem solicitar os ônibus para seu uso até 14 de setembro de 2022.
“É com muita satisfação que a Mercedes-Benz segue fornecendo ônibus escolares para os programas federais. Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola, serão cerca de 8.500 ônibus Mercedes-Benz em circulação pelo programa, desde 2007, quando foi iniciado”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
- EUA construiu o maior sistema de irrigação do mundo: mais de 55 mil pivôs e 13,5% das terras agrícolas do país transformadas!
- Reviravolta no Imposto de Renda! Nova lei surpreende brasileiros, gera indignação e traz mudanças drásticas que podem afetar o bolso de quem declara – entenda o que está por trás disso!
- 1.250.000 toneladas! O edifício mais pesado do mundo é uma herança comunista que mudou Bucareste para sempre
- Culpa de quem? Números pioram e Brasil cai para 10ª maior economia do mundo; veja lista
Contrato já assinado entre Governo da Bahia e Mercedes-Benz
O governo do Estado da Bahia assinou contrato com a fabricante no valor de R$142,68 milhões de reais, para adquirir 600 veículos do modelo ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno). Esse último possui 29 assentos para crianças, com características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiros e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e para-choques elevados.
Outro destaque dos ônibus é a acessibilidade: contam com porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), fato que permite acesso prático e seguro àqueles alunos que possuem dificuldade de locomoção; dois assentos reservados a estudantes com deficiência física e cintos de segurança de quatro pontos. Além disso, dispõem também de locais específicos para a acomodação de mochilas e bolsas.
O que diz a Mercedes-Benz
Segundo a marca, a versão LO 196 foi desenvolvida especificamente para o “Caminho da Escola”, pois atende às especificações do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) ao ser direcionado para operar em vias rurais e não pavimentadas.
A Mercedes-Benz garante força, robustez e resistência para as diversas aplicações do transporte, destacando a melhora de tração em terrenos de baixa aderência, advinda do bloqueio de diferencial – atuação automática que facilita o dia a dia do condutor.
Somado a esses fatores, o LO 916 destaca-se por itens como pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5), próprio para uso misto em terra e asfalto; freio de parada, que não permite que o veículo trafegue de portas abertas; limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.
Como definido no Pregão Eletrônico nº 06\2021, efetivado pelo Governo, a Mercedes-Benz venceu um lote de 1.200 unidades registradas do ORE 1, ao valor unitário de R$ 237.800,00.