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GM surpreende brasileiros com carro popular que substitui o Corsa por menos de R$ 50 mil, desbancando modelos top de linha e aliviando o bolso dos consumidores

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/07/2024 às 00:57
Atualizado em 09/07/2024 às 09:18
GM surpreende brasileiros com carro popular que substitui o Corsa por menos de R$ 50 mil, desbancando modelos top de linha e aliviando o bolso dos consumidores
Foto: Carro popular da Chevrolet
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O Chevrolet Onix, carro popular da GM que conquistou o posto de substituto do icônico Corsa, destaca-se entre os hatches mais vendidos do Brasil. Segundo o ranking de maio da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Onix alcançou impressionantes 27.500 unidades vendidas. Este sucesso pode ser atribuído ao conforto superior e ao nível de equipamentos que superam os oferecidos pela dupla da Fiat, Uno e Palio, além do tradicional líder VW Gol.

Breve resumo da história do carro barato da Chevrolet – substituto do corsa

O Chevrolet Onix surgiu em 2012 e desde a versão de entrada LS, já contava com airbags frontais, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e direção hidráulica com regulagem de altura, porém ar-condicionado, rodas de alumínio, vidros traseiros elétricos, MyLink, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos e computador de bordo eram exclusivos do topo de linha LTZ.

Nesta primeira geração, o Chevrolet Onix da GM foi equipado com duas opções de motores 1.0 que gera 80 cavalos com etanol e 78 cv com gasolina (LS e LT) ou 1.4 de 106/98 cv (LT e LTZ), ambas acompanhadas do câmbio manual de 5 marchas.

CONSTRUÇÃO – MERCADO LIVRE

CONSTRUÇÃO – MERCADO LIVRE

Com as vendas em alta, a partir de 2014, a GM resolveu apostar em um 1.4 do substituto do corsa com câmbio automático, de seis marchas, a mesma dos sedãs Cruze, Cobalt e da minivan Spin. Fora essa novidade, o ano marcaria a edição limitada LollaPalooza, com base na LT 1.0 e com tiragem de 4 mil unidades.

Já em 2016 o carro barato da Chevrolet ganhou sua primeira reestilização, acompanhado da nova caixa de mudanças manual de seis posições e direção elétrica. Fora essas novidades, o ano foi marcado pela chegada da versão aventureira Activ.

O que notar antes de comprar o seu Chevrolet Onix

Como todo carro da Chevrolet, o Onix sofre do abuso de plásticos, o que representa baixa qualidade de materiais de itens como maçanetas, manopla de câmbio, volante, entre outros. Os ruídos também são algo comum no modelo da GM. O sistema de refrigeração do substituto do corsa é fraco, segundo depoimento de donos.

Além do barulho irritante, mesmo colocando na potência máxima, ele não refrigera a cabine. A causa comum do ruído é de peças soltas e quanto à temperatura, a causa pode ser ou na falta de carga do gás refrigerante ou no compressor do aparelho.

Basta pesquisar no Google sobre os problemas crônicos do carro da Chevrolet que a direção hidráulica aparecerá em quase todas as fontes, inclusive no site Reclame Aqui. Outro problema muito comum no carro popular da GM está na baixa durabilidade dos componentes dos discos e pastilhas.

Há casos em que eles foram trocados com menos de 20 mil km. Também é importante conferir se o Chevrolet Onix substituto do Corsa já passou por alguns serviços de recall como rodas e pneus, pedal do freio, estruturas dos encostos dos bancos, filtro de combustível, entre outros.

Por menos de R$ 50 mil, o carro barato da Chevrolet é um hatch que reúne diversos pontos positivos para quem pensa em comprar um hatch econômico e bem recheado em termos de equipamentos. Como mencionado anteriormente, desde a LT, há importantes itens voltados à segurança.  

Apesar de contar com o conforto da direção hidráulica de série, fica devendo no ar-condicionado que é outro item bastante desejado. Desta forma, o interessante é investir um pouco mais a partir para a LTZ 1.4 que é bem completa.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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