O investimento bilionário foi feito pelas gigantes LG e Honda, para a produção de baterias para carros elétricos da montadora. A construção da fábrica começará no início de 2023
A fabricante de baterias sul-coreana LG e a montadora japonesa Honda estão destinando US$ 4,4 bilhões em investimentos em uma fábrica nos Estados Unidos. O acordo entre as empresas tem como objetivo produzir baterias para veículos elétricos Honda no mercado norte-americano, segundo o site CNN Brasil nesta segunda-feira, 29.
O local da fábrica de baterias para carros elétricos ainda não foi definido, porém a construção começará no início de 2023, com a produção de células de bateria de íons e de lítio avançadas a partir do final do ano de 2025.
As empresas declararam que é provável que a nova fábrica de baterias para veículos elétricos seja perto de Marysville, Ohio, ou Greensburg, Indiana, onde a montadora Honda possui grandes fábricas que produzem seus modelos mais populares, como o Accord, o CR-V e o Civic.
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A joint venture deve ser formada ainda este ano, com o fechamento do negócio sujeito à aprovação das entidades regulatórias. “Nossa joint venture com a Honda, que tem uma reputação significativa, é mais um marco em nossa estratégia de médio a longo prazo de promover a eletrificação no mercado norte-americano em rápido crescimento”, disse Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution.
A fábrica irá produzir baterias exclusivamente para os veículos da Honda montados na América do Norte, inclusive da marca de luxo Acura, segundo um comunicado conjunto das empresas.
Panasonic também investiu na produção de baterias de carros elétricos, nos EUA
A Panasonic está, atualmente, fornecendo baterias de lítio para a Tesla da joint venture em Nevada e no Japão. As linhas de produção de baterias no país são mais efetivas e a Panasonic está atualmente buscando melhorar os processos de fabricação de baterias nos EUA para que as fábricas do país possam conduzir a eficiência do Japão. Existem reservas da Panasonic para aumentar a produtividade em 10%.
Alguns técnicos japoneses foram para Nevada no primeiro semestre de 2022 para otimizar a produção de baterias da Panasonic em uma fábrica local de baterias de tração, segundo o Nikkei Asian Review. Futuramente, a melhora das fábricas deverá impulsionar a produção anual de baterias de tração com uma capacidade total de 43 GWh.
Nos EUA, a Panasonic vai aumentar a produção de baterias com células de lítio de tamanho 2170, que já são utilizadas há muito tempo e devem, aos poucos, dar lugar a células mais modernas do tipo 4680. A Panasonic já fabrica estas últimas baterias em sua linha piloto no Japão e nos EUA. Na conferência trimestral, antecedendo a última, Elon Musk admite que neste ano as capacidades da Tesla não serão limitadas pelo número de células 4680 disponíveis.A Panasonic afirmou no mês de julho que está planejando construir uma nova unidade de células de bateria no Kansas, porém, esse empreendimento não sairá até o ano de 2024, no mínimo.
A mídia chinesa discorreu de forma direta na semana do dia 08 de agosto sobre a possibilidade da Tesla utilizar as baterias de pacotes fabricados pela empresa chinesa BYD em sua fábrica em Berlim. Os veículos elétricos da Tesla agora utilizam células de bateria cilíndricas e a modificação para baterias complicaria de forma extrema os processos de produção de baterias em Berlim, com isso, esses rumores devem ser tratados com cautela.
É possível, no entanto, que em alguns modelos dos anos seguintes de veículos elétricos, a Tesla preveja a utilização de baterias Panasonic de layout diferentes, principalmente na China, onde é altamente dependente de fornecedores locais.
De acordo com a imprensa chinesa, a Tesla já estaria usando as baterias de lâminas (Blade) da chinesa BYD em seus veículos elétricos desenvolvidos na gigante fábrica de Berlim, uma unidade que foi estabelecida neste ano e está em processo de ramp-up.