MENU
Menu
Início A gasolina e o diesel ficarão mais baratos em 2023?

A gasolina e o diesel ficarão mais baratos em 2023?

21 de novembro de 2022 às 11:47
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
gasolina e o diesel ficarão mais baratos em 2023
Gasolina e o diesel ficarão mais baratos em 2023 (Foto/divulgação)

O preço da gasolina é um verdadeiro mistério da economia para 2023. Devido ao corte de impostos que incidem sobre os combustíveis na bomba, decretado pelo governo Bolsonaro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um grande desafio junto ao cenário internacional de combustíveis. Veja se gasolina e o diesel ficarão mais baratos em 2023.

Isso porque, com a ameaça de recessão na economia global, Lula ainda pode efetuar mudanças na Petrobras que, eventualmente, afetarão o bolso de quem busca abastecer seu veículo.

Neste sentido, especialistas da Inteligência Financeira apontam que o Brasil deve se preparar para cortes na cadeia mundial de petróleo a partir do ano que vem. Como não há perspectiva de resolução para a Guerra da Ucrânia, é esperado que a demanda por combustível continue a aumentar devido a oferta mais restrita.

Artigos recomendados

Atualmente, o preço da gasolina está, em média, R$4,98 por litro, conforme a Petrobras. No entanto, o valor pode subir, ou seja, possíveis ajustes afetarão a população. Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o preço médio de revenda dos combustíveis é de R$5,02 nos postos brasileiros.

Baixa da gasolina já é uma realidade, afirma Rystad

Por outro lado, o cenário para os barris de petróleo até o fim do ano é de estabilidade. Neste sentido, a empresa norueguesa de pesquisa Rystad Energy, afirma que o preço do Brent futuro continuará acima de US$90 por unidade, no entanto, abaixo da faixa de US$100 ou US$110.

O vice-presidente da Rystad no Brasil, Gabriel Roisenberg, aponta que a pressão sobre o preço da gasolina, porém, não terá o mesmo impacto inflacionário visto na metade deste ano.

Antes do governo federal sancionar a PEC dos Combustíveis, em junho deste ano, a gasolina era uma das grandes vilãs para o aumento da inflação no país, chegando a crescer 2,48% em abril.

Segundo Roisenberg: “Hoje, o que mantém o preço do Brent mais reduzido é o impacto da política de ‘covid-zero’ posta em prática pela China”.

O país asiatico tem mantido a demanda na cadeia de combustíveis, aliviando os preços no mercado internacional puxados pelo crescimento na procura por querosene de aviação (QOD), além do combustível de tráfego em rodovias, conforme Roisenberg.

O barril de petróleo estará mais barato em 2023?

Conforme a empresa de energia norueguesa, a atual política de covid-zero, não deve durar. Por isso, a Rystad prevê que o governo chinês abandone a medida em dezembro.

Além disso, conforme os cálculos da Rystad baseados na cadeira de oferta e demanda de petróleo mundial, o setor de petróleo em 2023 sentirá menos pressão inflacionária sobre o Brent e, por isso, o preço da gasolina e dos combustíveis deverão diminuir.

Dessa forma, Roisenberg reitera que “o impacto sobre a gasolina pode ser positivo. Entendemos que o Brent retornará em 2023 à casa dos US$ 80 por barril. Hoje temos uma cadeia desequilibrada de oferta e demanda, mas ela deve voltar ao normal do ano que vem”.

Por fim, o presidente eleito não deu sinais de que pretende revogar a PEC dos combustíveis. No entanto, Lula visa discutir a medida com governadores ainda durante a transição de governo.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR