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Gasogênio: como realmente funciona o carro movido a lenha? Importante na falta de combustíveis em outros tempos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/03/2024 às 19:37
Gasogênio: como realmente funciona o carro movido a lenha? Importante na falta de combustíveis em outros tempos
Foto: Divulgação/Gasogênio
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Conhece o gasogênio? Veja a história do carro movido a lenha, destacando seu papel crucial durante a escassez de combustíveis na Segunda Guerra Mundial e examinando seu potencial como alternativa sustentável nos desafios energéticos contemporâneos.

Em uma época onde a busca por combustíveis alternativos se torna cada vez mais urgente, a história do gasogênio, um sistema que permite mover veículos através da gaseificação da madeira, ganha relevância. O carro movido a lenha, que encontrou seu auge durante a Segunda Guerra Mundial devido ao racionamento de combustíveis, parece uma relíquia do passado, mas suas lições são mais atuais do que nunca.

Como funciona o gasogênio?

O gasogênio é um aparato que converte madeira em gás combustível por meio de um processo chamado pirólise. Este sistema, composto por um cilindro onde a madeira é queimada e convertida em gás, permite que veículos sejam movidos por uma fonte de energia renovável. A pirólise ocorre em altas temperaturas, transformando matéria orgânica em gás, rico em nitrogênio e monóxido de carbono, que depois é filtrado, resfriado e utilizado para alimentar o motor do veículo.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens do gasogênio incluem a utilização de madeira, um recurso renovável e de fácil aquisição, e a baixa emissão de poluentes comparada a combustíveis fósseis. Contudo, o carro movido a lenha possui desvantagens significativas, como a necessidade de um grande aparato que aumenta o peso do veículo, a demora para iniciar a operação e a frequente manutenção requerida. Ademais, a baixa eficiência energética resulta em perda de potência, aproximadamente 30%, devido ao baixo poder calorífico do gás produzido.

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A popularidade histórica do carro movido a lenha

O gasogênio não foi apenas uma solução temporária para a escassez de combustíveis durante a guerra. No Brasil, por exemplo, o presidente Getúlio Vargas incentivou sua adoção através da criação da Comissão Nacional do Gasogênio. Empresas como Ford, General Motors, e outras locais se adaptaram para produzir e instalar esses sistemas. A tecnologia também se popularizou em tratores, caminhões, ônibus e até trens.

Com o fim do racionamento e o retorno da disponibilidade de combustíveis convencionais, a utilização do gasogênio diminuiu significativamente. Contudo, as crises do petróleo nas décadas de 70 e 80 reavivaram o interesse por esta tecnologia alternativa, demonstrando sua viabilidade em tempos de escassez.

Embora o gasogênio pareça uma solução do passado, sua história destaca a importância da inovação e da busca por alternativas aos combustíveis fósseis. Em um momento em que a sustentabilidade se torna cada vez mais crítica, revisitar e aprender com tecnologias como o gasogênio pode inspirar novas soluções para os desafios energéticos atuais. A jornada do carro movido a lenha nos lembra que, às vezes, as respostas para o futuro podem ser encontradas no passado.

Mas quem teve a idéia de criar o carro movido a lenha?

Mas quem teve a idéia de criar o carro movido a lenha?

A invenção do gasogênio, um marco na história dos combustíveis alternativos, tem suas raízes na França, com dois nomes notáveis contribuindo para seu desenvolvimento. Georges Imbert, um inventor visionário, criou o “gasogênio Imbert” por volta de 1920, uma inovação que se destacou pela eficiência na produção de gás a partir de madeira. Posteriormente, em 1936, Louis Libault patenteou o gasogênio para carvão vegetal “Gazauto”, ampliando as possibilidades de uso dessa tecnologia. Essas contribuições foram fundamentais para o avanço dos sistemas de combustíveis alternativos e marcaram o início de uma era de exploração do potencial dos gasogênios.

O combustível gasogênio, também conhecido como gás de síntese, é composto principalmente por monóxido de carbono e hidrogênio. Sua produção pode ser alcançada através de diversos métodos, incluindo a reforma a vapor de gás natural ou hidrocarbonetos líquidos para gerar hidrogênio, a gaseificação do carvão, e a biomassa. Essa versatilidade torna o gasogênio uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis, especialmente em cenários onde a sustentabilidade e a renovação energética são prioritárias.

A história e os métodos de produção do gasogênio ilustram não apenas a engenhosidade humana em busca de soluções energéticas alternativas, mas também a importância de continuar explorando e aperfeiçoando tecnologias que possam nos levar a um futuro mais sustentável. As invenções de Imbert e Libault, embora desenvolvidas em um contexto histórico específico, permanecem relevantes como inspiração para o desenvolvimento contínuo de sistemas de energia renovável e menos poluentes.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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