Buscando resolver um dos maiores empasses do setor de mobilidade sustentável, que é o tempo de recarga dos carros elétricos, a multinacional Ford desenvolveu um cabo que conseguirá carregar tão rápido quanto abastecer um modelo a combustão
Um dos maiores empasses enfrentados atualmente pelo setor de mobilidade sustentável é o tempo de recarga de carros elétricos. Em média são, no mínimo, 40 minutos de espera em um eletroposto, que são muito raros aqui no Brasil. Atualmente, a tecnologia mais rápida é o Supercharge da Tesla, que leva cerca de 20 minutos. Uma das limitações voltadas ao tempo de recarga de carros elétricos é o perigo apresentado pelo alto índice de aquecimento, pois quanto mais rápida for a recarga, maior será a corrente e consequentemente maior será a quantidade de calor gerada. Entretanto a tecnologia da vez é a da Ford, que promete ser a mais rápida do mercado se comparando com carros a combustão na hora de abastecer.
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Ford trabalha em nova tecnologia junto a Universidade de Purdue
A Ford, em parceria com a Universidade de Purdue, de Indiana, desenvolveu uma tecnologia que promete tornar o processo de recarga de carros elétricos 4,6x mais rápido e oferta um tempo de recarga em tempos semelhantes ao abastecer um veículo a combustão em um posto de gasolina. O segredo para a tecnologia da Ford é um cabo de carregamento com refrigeração líquida.
De acordo com Michael Degner, líder técnico da Ford Research & Advanced Engineering, quanto mais elevada for a corrente, maior é a quantidade de calor que precisa ser removida de forma que o cabo se mantenha em operação.
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Com a refrigeração, o cabo conseguirá operar com uma corrente ainda mais elevada, o que pode gerar um aumento de potência e consequentemente, uma recarga de carros elétricos mais rápida equivalente a abastecer um carro a combustão.
Novo cabo da Ford pode atingir 2.500 amperes
Segundo alguns técnicos da universidade, atualmente existe um limite atual de 500 amperes para que um cabo refrigerado possa suportar de forma tradicional, valor que pode aumentar em 4,6 vezes com o novo sistema de refrigeração por vapor, podendo atingir a marca de 2.500 amperes.
Entretanto, infelizmente, não há nenhuma data prevista para que esta tecnologia seja oferecida em mercado para comercialização. A tecnologia de recarga para carros elétricos da Ford, que pode ser comparada com abastecer um modelo convencional, ainda precisa ser desenvolvida e passará por vários testes em laboratório nos próximos dois anos, onde protótipos desse cabo serão utilizados para definir velocidades de carregamento mais específicas para alguns modelos de carros elétricos.
Porsche também busca formas de otimizar recarga para carros elétricos de forma mais rápida
A recarga de modelos elétricos também dependem de outros fatores, como os sistemas aplicados nos veículos e da própria bateria. Pensando nisso, a fabricante de modelos esportivos Porsche pretende criar baterias menores, mais fortes e mais eficientes, se comparadas com modelos convencionais.
Com o novo componente para veículos elétricos que será criado, a empresa planeja cumprir sua promessa feita em 2018 durante a apresentação do modelo Taycan, de recarga em apenas 15 minutos.
Segundo Oliver Blume, presidente-executivo, atualmente as baterias do tipo Performance Plus e carregadores rápidos permitem carregar o modelo em 22,5 minutos.