Fontes de energia renovável podem gerar 1,2 mil empregos no Brasil até 2025

Roberta Souza
por
-
03-03-2021 15:02:18
em Energia Renovável
Energia renovável, emprego, energia Fontes de energia renovável

No terceiro lugar do ranking mundial no setor de energia renovável, o Brasil tem capacidade para parar de importar energia e gerar diversos empregos

Em termos de energia renovável, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de fontes alternativas globais de energia, incluindo bioenergia, eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica. De acordo com um levantamento feito, se o Brasil continuar investindo em energia limpa, como solar e eólica, 1,2 milhão de empregos serão criados até 2025. Atualmente, China e Estados Unidos lideram o ranking de geração.

Confira ainda outras notícias do dia:

Geração de energia através de fontes renováveis:

Em termos de energia solar, no ano passado o país entrou no ranking dos 20 maiores produtores de energia fotovoltaica, ocupando a 16ª posição. O Brasil é um dos únicos produtores solares importantes da América Latina que se tem no mercado, avançando cinco posições no comparativo entre os anos de 2018 e 2019.

Por sua vez, a fonte eólica torna o Brasil o sétimo país com maior capacidade instalada no setor. Isso significa que cerca de 30 milhões de residências brasileiras recebem esse fornecimento de energia limpa todos os meses, consolidando sua segunda maior fonte de elétrica no Brasil.

Criação de empregos:

O mercado de trabalho no sistema de fontes renováveis é muito vasto, sendo que os investimentos realizados no setor, custos, a competitividade do investimento e a atualização do sistema também possuem impacto positivo.

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, “A competição para o usuário final provavelmente aumentará a qualidade dos serviços oferecidos, o que possivelmente incentivará o aprimoramento de toda a cadeia de valor”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos