Volkswagen Tayron: O novo SUV de médio porte que promete agitar o mercado brasileiro em breve. Com 272 cv de potência, design moderno e amplo espaço interno, o modelo combina desempenho impressionante com conforto e estilo. Descubra o que faz do Tayron uma das apostas mais aguardadas da Volkswagen para o segmento de SUVs no Brasil.
O Volkswagen Tayron é o novo SUV de médio porte da marca alemã que foi apresentado no Salão de Paris, onde faz sua primeira aparição em público no ocidente, afinal, já havia aparecido no Salão de Pequim, em abril, como Tiguan L Pro. Trata-se de um novo SUV da Volkswagen chinês e virá ao Brasil.
Volkswagen Tayron é maior que o Tiguan
Segundo informações, o novo SUV de médio porte será produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) nos próximos anos. O presidente da marca, Ciro Possobom, durante evento realizado na última segunda-feira (14), confirmou que o novo SUV da Volkswagen deve chegar ao Brasil, mas não comentou sobre a fabricação nacional.
O Volkswagen Tayron seria um dos 16 novos carros que a marca lançará até 2028. Deles, dois inéditos serão produzidos na unidade de Anchieta. Ambos serão modelos maiores e híbridos, construídos sobre a plataforma MQB. O SUV de médio porte se encaixa em todas essas definições e teria, justamente, o objetivo de substituir o Tiguan.
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Mesmo substituindo o Tiguan em vários mercados, o novo SUV da Volkswagen é maior e seu porte impressiona. Ele possui 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Pode possuir sete lugares, uma forma de aproveitar melhor seu entre-eixos 12 cm mais longo que o de um Taos.
No Salão de Paris, foi apresentada apenas as versões cinco lugares. Isso explica o porta-malas com generosos 885 litros. Ao vivo a impressão é que há até mais espaço. A mesma impressão se repete no banco traseiro, onde mesmo um adulto bem alto consegue cruzar a perna.
Novo SUV de médio porte pode entregar 272 cv
No mercado da França, o novo SUV da Volkswagen terá quatro opções de motorização, inicialmente, estará disponível apenas com tração dianteira, embora versões com tração integral sejam vendidas em outros mercados. A versão de entrada é equipada com um motor 1.5 eTSI, combinado com um sistema híbrido leve de 48 Volts, gerando 150 cavalos de potência.
Há também uma versão do SUV de médio porte com motor 2.0 turbodiesel, com a mesma potência, e duas opções híbridos plug-in baseadas no motor 1.5 eHybrid, com potências de 204 cv e 272 cv. Essas versões são equipadas com uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo mais de 100 quilômetros de autonomia em modo totalmente elétrico, segundo a marca.
Esse motor 1.5 eTSI também já está confirmado para o Brasil, mas sua produção em São Carlos (SP) não começará ainda em 2025. O Nivus GTS, por exemplo, ainda será lançado com o motor 1.4 TSI com os mesmos 150 cv. Na verdade, o Tayron nacional poderia estrear o 1.5 TSI no Brasil.
Design externo e interno do Volkswagen Tayron
A vida a bordo é privilegiada também pela quantidade de telas em alta definição. O painel do novo SUV da Volkswagen tem arquitetura horizontal contínua. No primeiro nível está o Digital Cockpit Pro, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. O Tayron se destaca pela grade frontal extensa, que combina com elementos no para-choque traseiro, além de um conjunto óptico em LED.
Em todas as versões, o logotipo VW e a parte superior com dois frisos transversais da grade do radiador em vidro se iluminam quando as luzes estão desligadas. A barra transversal de LED forma uma faixa de luz visualmente contínua com as faixas de luz diurna de led também dispostas transversalmente nos faróis.
O Tayron vem como uma espécie de substituto do Tiguan. Além disso, existem dúvidas sob a continuidade da produção do Taos na Argentina, quando for introduzida uma nova geração na América do Sul. Talvez passe a vir do México ou mesmo deixe de ser ofertado por aqui, com a produção no Brasil do Tayron. Porém, dizer ou dar a entender que o Tayron vá substituir o Nivus, que tem bons volumes de venda e é o melhor carro que a VW oferta no Brasil (produção local) é um devaneio total de sua parte, Valdemar.
O vídeo ia muito bem até mostrarem se tratar de um carro elétrico, ou híbrido, não importa, não assisti até o fim e, se tem essa tecnologia, tô fora!