Nova lei Proconve L8 decreta o fim de carros da Chevrolet, Hyundai e Toyota. Marcas tiram de linha modelos devido à poluição. Saiba quais carros que saíram de linha em 2025!
A oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), que está em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2025 no Brasil, já provoca diversas mudanças no setor automotivo. Desde o último ano, montadoras se mexem para atender à nova lei e, claro, as leis seguintes que estão por vir nos próximos anos e vão apertar ainda mais o cerco do quesito emissões. Desta forma, há dezenas de carros que saíram de linha da Chevrolet, Hyundai e Toyota devido ao Proconve L8.
Entenda Por que a Chevrolet, Hyundai e Toyota não mudam seus veículos para se adequar a nova lei
As soluções para a nova lei são variadas e a mais extrema é tirar os carros da Chevrolet, Hyundai e Toyota de linha. Contudo, assim como a sétima fase (L7), esta também obrigou algumas montadoras a remover carros definitivamente de circulação. Também não é possível apenas mexer nos carros que saíram de linha para que ele possa vender.
Um dos motivos é que a produção desses carros da Chevrolet, Hyundai e Toyota já pode ter cessado ou que estão perto do fim de sua geração. Com isso, a fabricante só abrevia o tempo de mercado. Outros carros as marcas julgam não valer o investimento de adaptação do motor, que muitas vezes, já é antigo e que há poucos carros usando.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
Um exemplo dos carros que saíram de linha por causa da nova lei Proconve L8 está o Creta de primeira geração. O modelo resistiu o quanto pôde, mas saiu de linha definitivamente. O SUV compacto com o antigo motor 1.6 aspirado flex deixou de ser oferecido.
Alguns dos carros que saíram de linha devido à nova lei com Proconve L8
A Hyundai já havia trocado o motor 1.0 turbo na segunda geração do Creta e manteve agora no facelift, contudo com mexidas para o Proconve L8. Outra mudança é que o Creta atual não traz mais o motor 2.0 aspirado flex na versão topo de linha. Este deu lugar ao novo 1.6 turbo, com quase 200 cv.
Entre os outros carros que saíram de linha estão o Citroën C4 Cactus, SUV que compacto deixou o Brasil no final do ano passado.
Além de abrir espaço para novos produtos na linha de montagem em Porto Real (RJ), a Citroën aposenta de vez os veteranos motores 1.6 EC5 (aspirado flex), de até 118 cv, e o famoso 1.6 THP (turboflex), que gerava até 173 cv de potência. Estes precisariam de modificações para atender ao Proconv L8.
O Toyota Yaris, com a iminente chegada do Yaris Cross e a não adequação do motor 1.5 aspirado flex, de até 110 cv, para as novas normas, o fizeram sair de linha. A Toyota já bateu o martelo em relação ao sedan, que não tem mais unidade 0 km saindo da fábrica. Resta saber o futuro do hatch, que deve ir pelo mesmo caminho em breve.
Japonesas Suzuki e Mitsubishi L200
Além dos carros da Chevrolet, Hyundai e Toyota que saíram com o Proconve L8, o carismático jipinho japonês Suzuki Jimmy pode estar com os dias contados, aqui e na Europa, devido ao seu motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv.
As unidades precisam de ajustes para passar no programa. Caso contrário terá de ser descontinuado. O Jimmy custa na casa dos R$ 150 mil, com tração 4×4 e transmissão manual de cinco marchas.
A picape média Mitsubishi L200, que já tem uma nova geração à venda no Brasil e agora se chama apenas Triton, teve seu fim confirmado em todas as versões. Isso porque o 2.4 turbodiesel foi trocado por um novo motor, mas este virá importado. A marca, inclusive, fechará a fábrica de motores em Catalão (GO)
Matéria sem sentido, escreveu só com termos técnicos, não citou um carro da Chevrolet, perdi meu tempo lendo essa matéria inútil.
Matéria mal escrita