1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Fim das contas de luz? Tecnologia inovadora produz eletricidade a partir da água encanada e promete revolução no mercado
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 104 comentários

Fim das contas de luz? Tecnologia inovadora produz eletricidade a partir da água encanada e promete revolução no mercado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/12/2024 às 09:29
Tecnologia inovadora produz eletricidade a partir da água encanada
Foto: Youtube/Reprodução

Nova tecnologia é desenvolvida por cientistas e promete revolucionar o setor de energia. Trata-se de um equipamento que gera eletricidade através da água encanada.

Atualmente, quando o ser humano necessita de água, basta abrir a torneira, e ela flui limpa e abundantemente. Para que ela alcance as residências, percorre bombas e extensas tubulações. Considerando esse cenário, uma empresa desenvolveu uma tecnologia inovadora para gerar eletricidade a partir da água encanada.

Entenda como funciona a tecnologia que gera energia a partir da água encanada

A água potável e a eletricidade são recursos indispensáveis para a civilização. De acordo com os princípios da física, todo corpo em movimento é capaz de gerar trabalho, e o fluxo de água, ao percorrer os encanamentos em alta velocidade, não é uma exceção.

Pode-se utilizar esse movimento para acionar uma pequena turbina e gerar energia a partir da água. Essa tecnologia pode parecer familiar, e de fato é, uma vez que espelha o processo empregado nas usinas hidrelétricas para gerar eletricidade. Dessa forma, a tecnologia para a geração de eletricidade a partir da água encanada assemelha-se a uma mini usina hidrelétrica.

Créditos: E4 Energias

A água da represa passa por tubos que são interligados às turbinas, que passam a girar devido à força da água. Nas hidrelétricas cada turbina é acoplada a um equipamento chamado gerador, que transforma o movimento das pás da turbina em energia.

Na cidade de Portland, nos EUA, a tecnologia de gerar energia a partir da água já é utilizada. Esse método foi patenteado pela empresa Lucid Energy, especializada em desenvolver sistemas para gerar energia elétrica através de soluções inovadoras.

A tecnologia capaz de gerar eletricidade usando água encanada possui potência o suficiente para alimentar pelo menos 150 casas. Vale destacar que a empresa usa a tecnologia das tubulações de água não apenas para gerar energia elétrica, mas também para outros projetos. Um exemplo é o uso das tubulações para alimentar postes de luz e outros pontos de iluminação em cidades, possibilitando economia nos custos operacionais.

Benefícios gerados pela nova tecnologia

A geração de energia a partir da água de tubulações oferece vários benefícios. Em primeiro lugar, como já dito antes, trata-se de uma fonte sustentável e constante. Além disso, esse método aproveita infraestruturas já existentes, como redes de abastecimento, promovendo eficiência energética sem gerar impactos ambientais.

Enfim, dessa forma, empresas e cidades podem reduzir seus gastos energéticos, especialmente aquelas com alto consumo de água. As tubulaações da LucidEnergy também possibilitam monitorar vazamentos e qualidade da água, otimizando a gestão hídrica.

A vantagem ambiental também se destaca, visto que ao contrário das hidrelétricas, essa abordagem para gerar energia a partir da água não prejudica ecossistemas aquáticos. Vários setores industriais se beneficiam, incluindo processamento, termelétricas, datacenters e distribuição de água, podendo vender energia excedente. Por fim, além da geração de eletricidade da água encanada, as tubulações integram sensores para monitorar a qualidade da água e otimizar a infraestrutura.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem tecnologia semelhante

Há outro caso parecido no Brasil, conhecido como tecnologia UGES e funciona da seguinte forma: A água encanada da rua segue em sentido à caixa d’água doméstica, que funciona como um reservatório e para que seja possível aproveitar essa energia, antes essa água passa por um processo de pressurização e sua pressão será aumentada significativamente.

Quando a água se encontrar em um nível de pressão satisfatório uma turbina compacta será acoplada sobre a tubulação, próximo ao local onde fica a boia da caixa d’água. Nesta turbina estão conectados fios elétricos e um transformador, que possibilita que a energia mecânica seja convertida em energia elétrica.

Segundo os desenvolvedores, é possível gerar até 34 W de potência por litro de água com esta tecnologia e sua aplicação é voltada para abastecimento de pequenas cargas.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
483 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
104 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rodrigo Andres
Rodrigo Andres
02/12/2024 17:15

A tecnologia desenvolvida para gerar eletricidade a partir da água encanada funciona de forma semelhante às usinas hidrelétricas. A água em movimento gera trabalho, e ao passar por uma turbina, esta começa a girar, transformando o movimento em energia. No contexto da água encanada, a tecnologia utiliza mini-turbinas que são acopladas às tubulações, transformando a pressão da água em eletricidade. Esta inovação não só gera energia renovável, mas também monitora a qualidade da água e detecta vazamentos, promovendo eficiência energética e proteção ao meio ambiente.

Leandro Sartori
Leandro Sartori
Em resposta a  Rodrigo Andres
02/12/2024 17:53

Negativo, a Cia de água mantém a linha pressurizada para distribuir para a comunidade, quando você coloca uma turbina você está aumentando a perda de carga e “roubando” energia da Cia.
Não existe mágica, alguém vai pagar essa conta.

Dyeimys
Dyeimys
Em resposta a  Leandro Sartori
02/12/2024 20:43

Ter até tem só não sei se o rendimento seria justificável, a turbina deveria funcionar de modo progressivo como uma polia viscosa por exemplo, que ganha resistência conforme o trabalho, para que ela não pese na água entregue na caixa de modo brusco, agora até quando poderia esse fluxo de água ser freado mantendo o funcionamento normal e quanto de energia poderia ser extraída é outra complexa d+ e que demandaria muitos estudos de caso.

Silvio Alves
Silvio Alves
Em resposta a  Dyeimys
02/12/2024 22:09

Se Thomas Edson, ouvisse comentários dos inimigos da ciência que, igual hoje existiam, a lâmpada ainda seria uma ilusão de maluco!

Alex
Alex
Em resposta a  Silvio Alves
03/12/2024 06:40

O **** de invenção, não faria nada.

Huey
Huey
Em resposta a  Silvio Alves
07/12/2024 19:11

Edson não inventou a lâmpada ele apenas a melhorou

Gilson moreno
Gilson moreno
Em resposta a  Dyeimys
04/12/2024 07:52

Na prática teria que deixar a torneira ligada 24hrs para poder funcionar, o problema é que vc ganha na foice e perde no Machado
Pagando uma conta de água absurda

Santiago
Santiago
Em resposta a  Gilson moreno
05/12/2024 21:30

Não existe mágica o sistema foi feita para beneficiar a todos e sermos escravos para sempre na a como mudar o abitual sistema ele é o que de mais real existe

Everardo
Everardo
Em resposta a  Leandro Sartori
03/12/2024 07:31

É só instalar uma outra caixa dágua antes da caixa matriz.

Marcos
Marcos
Em resposta a  Leandro Sartori
03/12/2024 13:59

Obstruir a passagem de água, utilizando a pressão não diminui a pressão da rede, pelo contrário. O que “roubaria” a pressão seria um vazamento. Não faz sentido o que tu disseste.

Carlos
Carlos
Em resposta a  Leandro Sartori
04/12/2024 10:21

Não existe almoço grátis, alguém tem que pagar.

Erô
Erô
Em resposta a  Carlos
08/12/2024 14:55

Essas informações são, apenas suposição! Então, estão chovendo molhado!

Tony
Tony
Em resposta a  Leandro Sartori
04/12/2024 21:16

Lógico, não é sustentável de forma alguma, depende da energia das bombas d’água.

Pedro Batista
Pedro Batista
Em resposta a  Leandro Sartori
09/12/2024 07:48

Eu nem li a matéria todo. Mas já vim tentar comentar que se alguém fizer isso, na verdade está roubando energia de alguém…no caso da Cia de água.
Mas nem em todos os lugares são assim….tem lugar que a água chega por queda dagua mesmo.

R.o.s
R.o.s
Em resposta a  Leandro Sartori
09/12/2024 23:18

Vá estudar. **** funcional.

Alex Gomes
Alex Gomes
Em resposta a  Rodrigo Andres
02/12/2024 21:41

Isso mesmo meu irmão os caras não estão entendendo nada. O Brasil precisa logo com certa urgência dessa tecnologia se cada casa tivesse um desse não teríamos as faltas de energia no verão e muito menos a ativação das termoelétricas a diesel.

Pompilio
Pompilio
Em resposta a  Rodrigo Andres
03/12/2024 09:01

Sim. Sempre foi assim. Mas o sistema promovia medos e insegurança a população. Gerando caos.

Nelson Benedito Stofanini
Nelson Benedito Stofanini
02/12/2024 17:44

Se alguma casa consome pouca água, vai produzir pouca eletricidade.
A conta não fecha…

Julio
Julio
Em resposta a  Nelson Benedito Stofanini
04/12/2024 21:24

Se ela não tiver esse aparelho ela não vai consumir água? Comentou também para fazer a junção de painel solar.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x