1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Fazendeiro criou 72 lagos artificiais em montanha de 45 hectares e transformou clima local e agora produz kiwis, castanhas e cítricos a 1.500 metros de altitude
Tempo de leitura 7 min de leitura Comentários 0 comentários

Fazendeiro criou 72 lagos artificiais em montanha de 45 hectares e transformou clima local e agora produz kiwis, castanhas e cítricos a 1.500 metros de altitude

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/02/2026 às 15:56
Assista o vídeoFazendeiro austríaco criou 72 lagos artificiais em montanha alpina de 45 hectares e transformou clima local: Sepp Holzer produz kiwis, castanhas e cítricos a 1.500 metros de altitude onde vizinhos só conseguem plantar pinheiros, virou referência mundial em permacultura e consultor em 4 continentes
Fazendeiro austríaco criou 72 lagos artificiais em montanha alpina de 45 hectares e transformou clima local: Sepp Holzer produz kiwis, castanhas e cítricos a 1.500 metros de altitude onde vizinhos só conseguem plantar pinheiros, virou referência mundial em permacultura e consultor em 4 continentes
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
5 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Conheça Sepp Holzer, agricultor que transformou uma fazenda nos Alpes austríacos com 170 dias de geada por ano, em referência mundial de permacultura com 72 lagos e 45 hectares produtivos.

Josef “Sepp” Holzer nasceu em 1942 numa fazenda de montanha nos Alpes austríacos chamada Krameterhof. Região apelidada de “Mini-Sibéria da Áustria” com 170 dias de geada por ano, dos quais 50 são dias com temperatura abaixo de zero o dia inteiro. Precipitação média de apenas 800 mm anuais. Temperatura média anual de 4°C com invernos chegando a -20°C.

Condições consideradas absolutamente inadequadas para agricultura. Fazendas vizinhas plantavam apenas monoculturas de pinheiros que acidificavam o solo tornando-o improdutivo. Ninguém conseguia cultivar praticamente nada além de algumas batatas e cereais resistentes ao frio extremo.

Mas Sepp Holzer não aceitou essas limitações. Aos 19 anos em 1962 assumiu a fazenda de 24 hectares do pai e começou experimentos que iriam contra todas as normas oficiais de agricultura. Hoje a Krameterhof tem 45 hectares cobertos por florestas comestíveis, 72 lagos artificiais interconectados, terrenos em terraços produzindo variedade absurda de alimentos. É considerado o exemplo mais consistente de permacultura em grande escala do mundo inteiro.

Ameaçado de prisão por não podar árvores

Holzer foi chamado de “fazendeiro rebelde” porque persistiu em práticas que contrariavam regulamentações. Foi multado repetidas vezes. Chegou a ser ameaçado de prisão por crimes como construir lagos sem impermeabilização plástica e não podar árvores frutíferas conforme exigia a lei.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Autoridades diziam que árvores não podadas quebrariam sob peso da neve. Holzer provou o contrário. Árvores que crescem seguindo padrão natural desenvolvem galhos mais fortes e flexíveis que sobrevivem cargas de neve que quebrariam árvores podadas. Suas árvores frutíferas não apenas sobreviveram como prosperaram em altitudes onde não deveriam existir.

Batalhou processos judiciais existencialmente ameaçadores durante anos. Documentou tudo no livro bestseller “Der Agrar-Rebell” (O Fazendeiro Rebelde) de 2002. Mas persistiu porque observações práticas desde criança mostravam que a natureza tinha lógica própria superior às regras burocráticas.

Sistema de 72 lagos interconectados

A genialidade de Holzer está nos lagos. Construiu 72 ao longo das décadas sem usar nenhuma impermeabilização artificial. Desenvolveu técnica própria para selar qualquer tipo de solo usando apenas materiais naturais.

Escava com retroescavadeira separando solo fino do grosso. Solo grosso forma paredes compactadas. Com 30-40 cm de água no fundo usa vibração da caçamba para compactar sedimentos finos criando camada impermeável natural. Funciona em praticamente qualquer terreno.

Os lagos seguem nascentes que cascateiam do topo da montanha descendo por gravidade através de sistema interconectado. Cada lago drena para o próximo abaixo usando invenção própria chamada “Monge de Holzer”. É tubo em forma de L com cotovelo ajustável que controla nível da água e oxigena através de vórtice enquanto água desce.

Água percola lentamente pela terra mineralizando e purificando enquanto satura corpo terrestre. Umidade armazenada cria caminhos para micélios fúngicos se estabelecerem. Krameterhof hospeda mais de 30 tipos diferentes de cogumelos comestíveis e medicinais que armazenam umidade e distribuem nutrientes.

Lagos como refletores solares

Holzer criou alguns dos melhores exemplos mundiais de uso de lagos como refletores para aumentar ganho solar passivo. Superfície da água reflete luz do sol criando microclimas mais quentes ao redor das margens mesmo em altitude alpina gelada.

Posiciona lagos estrategicamente considerando vento. Formata lagos alongados na direção do vento para aumentar troca de ar na água permitindo suportar mais vida aquática. Coloca barreiras vivas contra vento usando Hügelkultur (canteiros elevados com madeira enterrada) criando bolsões ainda mais quentes.

Rochas funcionam como massas térmicas absorvendo calor durante dia e liberando durante noite. Combinação de água refletindo luz solar, rochas armazenando calor e barreiras bloqueando vento frio cria zonas de rusticidade completamente diferentes separadas por poucos metros.

Resultado? Holzer cultiva kiwis, castanhas doces, até laranjas e limões em altitude onde temperatura cai a -20°C no inverno. Áreas rochosas hospedam amantes de calor como abóboras e até frutas cítricas. Impossível segundo livros de agronomia. Mas funciona na prática.

Aquicultura de 30 variedades de peixes

Os 72 lagos não são apenas para criar microclimas. São aquicultura produtiva. Holzer criou sistemas que hospedam mais de 30 variedades diferentes de peixes, lagostins, orquídeas aquáticas e plantas diversas.

Começou com trutas típicas de água fria alpina. Depois experimentou carpas, percas, até espécies exóticas quando microclimas mais quentes permitiam. Alguns lagos tinham até crocodilos em experimentos de juventude extremamente ambiciosos.

Água limpa e oxigenada pelo sistema de monges cascateando entre lagos permite alta densidade de vida. Peixes alimentam-se principalmente de insetos e organismos naturais do ecossistema. Pouca necessidade de ração externa. Sistema praticamente autossustentável.

Terraços e policulturas sem irrigação

Além dos lagos Holzer construiu extenso sistema de terraços nas encostas íngremes. Usa retroescavadeira para criar patamares que retêm solo evitando erosão, criam superfícies cultiváveis e formam zonas com microclimas diferentes conforme exposição solar e ventos.

Assista o vídeo
Vídeo do YouTube

Planta policulturas densas misturando árvores frutíferas, arbustos, cereais, vegetais, ervas. Substitui monoculturas de pinheiros vizinhos por florestas comestíveis com carvalhos, acers, amieiros, árvores frutíferas e nozes. Variedade incrível de fungos incluindo porcini, shiitake e outros obtidos com métodos simples e imediatos.

Cerca de 40 variedades de batatas que consegue hibernar sob neve. Batatas doces que exigem clima muito quente cultivadas em canteiros elevados especiais. Cereais em faixas. Sem irrigação artificial. Sistema depende totalmente de umidade retida pelos lagos e estrutura do solo.

Espécies animais e vegetais raras integradas à fazenda. Raças ameaçadas de gado, porcos, galinhas, gansos. Cervos em parques. Apiários. Fazenda de caracóis. Tudo funciona junto em biodiversidade extrema.

Certificação universitária em 1995

Em 1995 professores e estudantes da Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena visitaram Krameterhof. Doutor Bernd Lötsch e comitiva ouviram falar da “cultura selvagem” de Holzer e queriam verificar.

Holzer mostrou culturas especiais e explicou conexões e interações entre setores e usos da terra. Entusiasmados com criatividade do fazendeiro teimoso certificaram que Krameterhof cumpre critérios de permacultura de forma exemplar.

Dr. Lötsch: “Naturalmente o Jardim do Éden de Holzer não é ‘natureza selvagem’. Mas como foi projetado para exigir o mínimo de trabalho possível também não é ‘cultura’ genuína. É algo intermediário único.”

Universidade legitimou décadas de trabalho contra corrente. Krameterhof passou a ser reconhecido internacionalmente como exemplo mais consistente de permacultura em escala comercial no mundo. Curiosos interessados em natureza começaram visitando aos milhares.

Consultor internacional em 4 continentes

Sucesso do Krameterhof transformou Holzer em consultor internacional requisitado. Trabalha em projetos de restauração de paisagens e agricultura ecológica pelo mundo desde anos 1990.

Principais projetos incluem mudanças positivas de paisagem em Extremadura na Espanha, Tamera em Portugal, e Kallispel em Montana nos EUA. Desde 2012 vive com esposa Veronika criando outro paraíso no Holzerhof em Burgenland também na Áustria.

É tratado como realeza na Ucrânia e Rússia onde ajuda desenvolvimento de ecovila inspiradas no movimento Anastasia. Aos 82 anos permanece entusiasmado compartilhando experiência enorme com entusiastas da natureza de todas as idades.

Constantemente consulta e viaja pelo mundo. Amigo ávido de plantas, animais e humanos conduzido a ajudar planeta Terra a se tornar tão verde e fértil quanto possível para que todos prosperem.

Sucesso econômico excepcional

Krameterhof não é apenas vitrine ecológica. É empreendimento economicamente viável. Menos foco em rendimento bruto de culturas e mais como estação de pesquisa funcional e showcase completo de permacultura.

Mas produz numerosos tipos de alimentos para comunidade. Fazenda de cogumelos, peixes, caracóis. Parques de cervos. Culturas frutíferas. Apiários. Muito mais. Sucesso econômico é exceção em toda região onde vizinhos lutam para lucrar com monoculturas de pinheiros.

Holzer também oferece seminários de permacultura na própria fazenda e mundialmente. Consultorias para agricultores que querem converter para permacultura. Guia turístico no próprio terreno com visitantes cada vez mais numerosos. Seminários sobre técnicas antigas como moer grão, fazer pão e manteiga. Aluga refúgio de montanha para quem quer tempo na natureza.

Diversificação de receitas permite que fazenda sustente família enquanto demonstra que agricultura ecológica não é apenas ambientalmente correta mas economicamente superior a métodos convencionais em longo prazo.

Legado replicável globalmente

Em 2009 Holzer passou Krameterhof para filho Josef Andreas Holzer mantendo fazenda na família. Continua consultoria mundial do novo Holzerhof demonstrando que princípios funcionam em condições diferentes.

Escreveu vários livros best-sellers compartilhando conhecimento incluindo “Sepp Holzer’s Permaculture” e “Desert or Paradise”. É sujeito do filme “The Agricultural Rebel”. Conhecimento não fica guardado mas ativamente disseminado.

Valor maior que informações são atitudes que ensina. Observar natureza cuidadosamente. Trabalhar com padrões naturais não contra eles. Questionar autoridades quando experiência prática contradiz teoria. Persistir diante de oposição burocrática. Experimentar constantemente.

Provou que até mesmo em condições mais inóspitas agricultura regenerativa supera métodos convencionais. Não apenas sobrevive mas prospera criando abundância onde outros veem impossibilidade. E faz isso lucrativamente enquanto constrói biodiversidade e resiliência.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
Ir para o vídeo em destaque
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x