A ExxonMobil, multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos, iniciou perfuração de novo poço no bloco C-M-789, na Bacia de Campos
Nesta semana, a Exxon Mobil, empresa multinacional de petróleo e gás dos Estados Unidos, iniciou a perfuração de um novo poço na Bacia de Campos. Trata-se do poço Opal-1A, localizado no bloco C-M-789. Anteriormente, a petroleira americana havia abandonado o programa de perfuração do primeiro poço do bloco por questões operacionais.
Veja ainda outras notícias do dia:
- Rio de Janeiro procura Técnico Especializado em Planejamento
- Sesc abre processo seletivo com muitas vagas em cursos gratuitos online ao redor do Brasil
- 130 vagas de emprego são oferecidas por empresas para quem quer trabalhar de casa (home office) ou seleção on-line , neste dia 06
Mesmo com o abandono da perfuração do poço de petróleo anteriormente, as metas de exploração da ExxonMobil não mudaram e nem irão afetar o desempenho das obrigações contratuais da empresa de petróleo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O navio-sonda West Saturn, da Seandrill que está conduzindo atividades de exploração na área. A Exxon Mobil adquiriu o Bloco C-M-789 na 15ª rodada de licitações realizada em setembro de 2018.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
Licença ambiental para explorar blocos de petróleo no pré-sal
No início de janeiro, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) concedeu, a licença de operação para a ExxonMobil perfurar até seis poços exploratórios nos blocos C-M-753, C-M-789, S-M-536, S-M-647 e a área de partilha Titã, localizados no pré-sal das bacias de Campos e Santos.
A nova campanha de exploração de petróleo na costa brasileira, onde a petroleira americana recebeu do órgão ambiental uma licença de quatro anos. A licença garante a ExxonMobil perfurar até seis poços exploratórios, que consiste na perfuração de dois poços firmes (Opal 1 no bloco C-M-789 e Titã-1) e mais quatro contingentes.
O valor do investimento previsto na perfuração dos blocos de petróleo no pré-sal das bacias de Campos e Santos podem chegar a R$ 7 bilhões afirma ExxonMobil. A área total dos blocos é de aproximadamente 3.234 km², com níveis batimétricos entre 2.600 metros e 3.100 metros, com profundidade de água.