1. Início
  2. /
  3. / Estendido o prazo para compra de gás natural por distribuidora do Nordeste
Tempo de leitura 2 min de leitura

Estendido o prazo para compra de gás natural por distribuidora do Nordeste

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 27/10/2018 às 17:46

Sem categoria

Gás Natural

Ação tem o intuito de encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

O prazo para a chamada publica coordenada para adquirir gás natural lançada pelas distribuidoras do combustível nos estados de Alagoas, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Sergipe foram prorrogados para dia 31 de janeiro de 2019. Esta ação é em decorrência do lançamento da ANP da TPC (tomada Publica de Contribuições) que busca promover medidas para incentivo a concorrência no setor de gás natural. Segundo o George Ventura presidente do conselho de Administração da Associação Brasileira das empresas Distribuidoras de Gás Canalizados (Abegás), a decisão de prorrogar a chamada publica para aquisição de gás natural é uma ação estratégica que visa aumentar a competitividade do setor, a partir do lançamento da tomada da ANP.

Agentes do setor terão melhor oportunidade para preparar suas manifestações de interesse, já que os pontos a serem tratados na TPC terão impacto positivo na chamada publica das distribuidoras, promovendo uma melhora significativa na qualidade das propostas a serem apresentadas.

Esta prorrogação também foi apresentada pelas concessionárias de distribuição de gás natural canalizado que atuam nas regiões do Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Todas as concessionárias são atendidas pelo mesmo gasoduto de transporte (Bolívia-Brasil). A previsão de conclusão do processo ao longo de 2019, será mantida também para a segunda etapa.

Para entregar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado, é que servem as chamadas publicas coordenadas, com o propósito de diversificar as fontes supridoras. A iniciativa reúne no Nordeste distribuidoras como a Algas, Bahiagás, Cegás, PBGás, Copergás, Potigás e Sergás, somando um potencial de 9,4 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Os editais com a informações da iniciativa, podem ser encontradas em português e inglês nos sites de cada distribuidora. Em relação as concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o volume total de aquisição é de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos por dia, e as empresas são Compagas, a GasBrasiliano, a MSGás, a SCGás, e a SulGás. Com toda essa aquisição a iniciativa visa encontrar novos agentes interessados na oferta de gás natural atendendo as expectativas do mercado atual.

Petro-Victory Energy Corp adquire cinco concessões de petróleo no Brasil

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos