Estendido o prazo para compra de gás natural por distribuidora do Nordeste

Gás Natural
 

Ação tem o intuito de encontrar novos agentes interessados na oferta do gás natural que atendam as expectativas do mercado.

O prazo para a chamada publica coordenada para adquirir gás natural lançada pelas distribuidoras do combustível nos estados de Alagoas, Bahia, Ceara, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Sergipe foram prorrogados para dia 31 de janeiro de 2019. Esta ação é em decorrência do lançamento da ANP da TPC (tomada Publica de Contribuições) que busca promover medidas para incentivo a concorrência no setor de gás natural. Segundo o George Ventura presidente do conselho de Administração da Associação Brasileira das empresas Distribuidoras de Gás Canalizados (Abegás), a decisão de prorrogar a chamada publica para aquisição de gás natural é uma ação estratégica que visa aumentar a competitividade do setor, a partir do lançamento da tomada da ANP.

Agentes do setor terão melhor oportunidade para preparar suas manifestações de interesse, já que os pontos a serem tratados na TPC terão impacto positivo na chamada publica das distribuidoras, promovendo uma melhora significativa na qualidade das propostas a serem apresentadas.

Esta prorrogação também foi apresentada pelas concessionárias de distribuição de gás natural canalizado que atuam nas regiões do Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Todas as concessionárias são atendidas pelo mesmo gasoduto de transporte (Bolívia-Brasil). A previsão de conclusão do processo ao longo de 2019, será mantida também para a segunda etapa.

Para entregar melhores condições mercadológicas para os usuários de gás natural canalizado, é que servem as chamadas publicas coordenadas, com o propósito de diversificar as fontes supridoras. A iniciativa reúne no Nordeste distribuidoras como a Algas, Bahiagás, Cegás, PBGás, Copergás, Potigás e Sergás, somando um potencial de 9,4 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Os editais com a informações da iniciativa, podem ser encontradas em português e inglês nos sites de cada distribuidora. Em relação as concessionárias que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o volume total de aquisição é de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos por dia, e as empresas são Compagas, a GasBrasiliano, a MSGás, a SCGás, e a SulGás. Com toda essa aquisição a iniciativa visa encontrar novos agentes interessados na oferta de gás natural atendendo as expectativas do mercado atual.

Petro-Victory Energy Corp adquire cinco concessões de petróleo no Brasil

The following two tabs change content below.
Sheila Soares

Sheila Soares

Formada em Técnico de Logística, com experiência em operações logísticas, técnica de materiais e com amplo conhecimento no mercado petrolífero, industrial e engenharia.