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Início Este motor  REVOLUCIONÁRIO faz até 42 km/l, funciona com óleo de cozinha e não possui radiador!

Este motor  REVOLUCIONÁRIO faz até 42 km/l, funciona com óleo de cozinha e não possui radiador!

24 de janeiro de 2024 às 17:34
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Este motor  REVOLUCIONÁRIO faz até 42 kml, funciona com óleo de cozinha e não possui radiador
Foto: Canva

Inventor alemão cria o revolucionário Motor ELKO, um propulsor inovador refrigerado com óleo de cozinha, mas que não avançou no desenvolvimento.

O Motor ELKO, uma invenção do engenheiro alemão Ludwig Elsbett, representa um marco inovador, embora frequentemente esquecido, no campo da engenharia mecânica. Este motor diesel distinto é capaz de operar com óleo vegetal ou animal e se destaca por não necessitar de radiador ou sistema de refrigeração específico, confiando apenas no óleo lubrificante para seu resfriamento.

Na década de 1950, Elsbett causou um grande burburinho na comunidade de engenharia ao publicar um artigo científico sobre suas experiências com motores. Ele introduziu a ideia surpreendente de que o Motor ELKO poderia operar eficientemente sem radiador e camisas de cilindro, utilizando apenas sua técnica de construção única.

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Motor ELKO surgiu após a Segunda Guerra Mundial

Naquela época, Elsbett até havia feito o motor experimental com um cilindro e 8 kW de potência ou quase 11 cavalos e com consumo de até 42 km/l.

O inventor criou essa mecânica peculiar que seria capaz de usar qualquer combustível, podendo utilizar até o óleo de cozinha sem problemas, algo muito inovador para o povo europeu, que dependia de veículos motorizados, já que após a Segunda Guerra o combustível passou a ser escasso e o preço do litro de gasolina era muito caro.

Motores multicombustíveis como o criado por Elsbett não era novidade, pois um outro motor a óleo havia ganho popularidade no pós-guerra. O sistema criado por Ludwig funcionava como motor a diesel convencional, podendo usar inclusive o mesmo sistema de partida, mas mesmo assim, o criador do novo motor ELKO passou por problemas financeiros, já que nenhum investidor se interessou na sua invenção e o seu automóvel não atraiu muita atenção.

O inventor passou um tempo desempregado e então, quando a famosa fabricante alemã de caminhões e motores lhe ofereceu oportunidade de trabalho, não pensou duas vezes antes de aceitar o emprego.

Dificuldades enfrentadas por Elsbett

A partir de 1959, Elsbett passou a trabalhar na divisão de motores a diesel na fábrica de Nuremberg. Durante o seu trabalho, a empresa se interessou parcialmente em sua invenção, demonstrando interesse somente no sistema de injeção de diesel que faz a mistura entrar em formato de vórtice na câmara de combustão.

Na empresa o inventor do motor ELKO também implementou um sistema de linha de montagem suspensa, que agilizou a construção de motores e veículos, diminuindo os custos de produção. Entretanto, algo não satisfazia e queria voltar a ser empreendedor e criar o seu próprio novo motor.

Desta forma, ele juntou suas economias e saiu da empresa em 1965 para abrir uma nova empresa chamada Elsbett Konstruktion. O motor, que se tornaria revolucionário, foi apresentado ao mundo em 1973 e ficaria conhecido como motor Elko, que era totalmente diferente de tudo que já vinham criado há cerca de motores a diesel ou gasolina até então.

Olhando por fora parecia ser um motor comum como qualquer outro, mas tinha 3 cilindros e sistema de injeção direta, o que era considerado algo surpreendente, pois, até então, físicos e engenheiros afirmavam que a injeção direta em motores de baixo deslocamento era impossível.

Outras vantagens do motor ELKO

Outro atrativo da mecânica do Motor Elko é aquele poderia queimar tanto óleo diesel quanto óleo de origem vegetal ou animal como banha líquida, por exemplo, desde que eles estejam limpos e filtrados.

Tudo nesse motor foi meticulosamente planejado e seu sistema de admissão de ar foi planejado para que o ar entre em espiral para dentro do cilindro, formando um ciclone ou redemoinho e o óleo é injetado no centro do vórtice.

O pistão do motor Elko possui uma perfuração ao centro, com o formato lembrando uma pequena tigela. Por conta dessa cavidade no pistão ele é denominado como motor semi-adiabático. Pelo fato do calor só se concentrar ao centro ele não precisa de radiador e muito menos dialetas de refrigeração.

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