Estado do Ceará bate recorde e ultrapassa mais de 8 mil sistemas de energia solar na geração distribuída

Valdemar Medeiros
por
-
17-10-2020 11:38:23
em Energia Renovável
Ceará - energia solar Painéis de energia solar

O Ceará está ocupando a segunda posição como o maior produtor de energia solar do País. O Estado fica atrás apenas do Piauí, com 989,9 MW. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

Mais uma vez batendo recorde –  O estado do Ceará já possui mais de 8 mil sistemas de energia solar contando com mais de 129,4 megawatts (MW) na geração de energia distribuída. Apesar de ficar em terceiro no ranking, com 776,8 MW, a Bahia já tem um volume maior em operação (652,2 MW) por abrigar um parque solar de 652,2 MW em funcionamento. Outros 124,6 MW devem ser construídos.

Leia também

Fortaleza – Ceará é destaque em energia solar

Um dos destaques no Ceará é a capital, Fortaleza. Sozinha, possui 35,8 MW operacionais e ocupa a quarta posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

De acordo com o levantamento mais recente da ABSOLAR, o ranking estadual da geração solar distribuída é liderado por Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. No ranking municipal, a primeira colocada é Uberlândia (MG), seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Brasília (DF).

Energia solar fotovoltaica bate marca de 200 mil empregos no Brasil

A energia fotovoltaica bateu a marca de 200 mil empregos no Brasil, aponta levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O dado leva em conta os segmentos de geração distribuída e centralizada desde 2012, incluindo todos os cargos que envolvem o setor, com profissionais desde instalação, engenharia, fabricação, logística, vendas até administração das empresas.

De acordo com a entidade, a remuneração média dos empregos gerados pelo setor supera dois salários mínimos, acima da média nacional. “Os números estão crescendo rápido e o setor está se tornando importante para a economia.

A capacidade total cresceu mesmo em meio as restrições causadas pela pandemia de COVID-19”, declarou o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, em webinar promovido pela Smarter E.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.