Iniciativa amplia oferta educacional com três formações autoformativas, gratuitas e certificadas, voltadas a educação, arte e cultura, com conteúdos sobre decolonialidade, design, projetos culturais e uso da inteligência artificial no setor
A Escola Fundação Itaú lançou três novos cursos gratuitos organizados pelo Itaú Cultural, voltados a profissionais e interessados em educação, arte e cultura, com carga horária entre duas e quatro horas, certificação ao final e acesso online em modelo autoformativo.
A iniciativa amplia o portfólio educacional da Escola Fundação Itaú ao disponibilizar formações que discutem perspectivas decoloniais, processos criativos e estruturação de projetos culturais, permitindo que os participantes organizem o ritmo de estudo conforme a própria disponibilidade.
Com acesso por meio de link, os cursos estão disponíveis no formato autoformativo, o que garante flexibilidade de horários e possibilita a conclusão integral do conteúdo sem exigência de encontros síncronos ou prazos fixos para finalização.
-
Instituto Federal oferece mais de 1.800 vagas em cursos técnicos gratuitos de Logística, Eletrotécnica, Mecânica, Enfermagem, Edificações e também opções para ensino superior; veja como se inscrever e ser um aluno do IFPE
-
Mais de 200 cursos gratuitos e totalmente online com certificado estão com inscrições abertas para pessoas de todo o Brasil, em áreas como tecnologia, programação, gestão e idiomas, e podem ser garantidos sem taxa, sem processo seletivo e apenas com CPF e e-mail até o fim de junho
-
Faça um curso técnico gratuito e ganhe R$ 300 por mês: são 60 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos para estudar Eletrotécnica ou Planejamento e Controle da Produção (PCP) com apoio do SENAI-MS e da Prefeitura de Bataguassu
-
Governo estadual fecha parceria inédita com o Senai e vai abrir 100 turmas de cursos técnicos gratuitos para jovens do ensino médio em Alagoas
Conteúdos abordam decolonialidade, design e projetos culturais
O curso Vozes, artes e territórios possui carga horária de quatro horas e formato de podcast, reunindo o músico Tiganá Santana, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, e Fernanda Pitta, do Museu de Arte Contemporânea da USP.
A formação propõe um diálogo crítico sobre representações artísticas do Brasil colonial produzidas por franceses entre os séculos XVI e XIX, analisando como trajetórias, pertencimentos identitários e territoriais influenciam práticas estéticas no país.
Estruturado em quatro episódios e um e-book, o curso investiga a arte como ferramenta de resistência, abordando processos de ressignificação histórica e ampliando o debate sobre narrativas visuais construídas ao longo de diferentes períodos coloniais.
Formação em design decolonial discute territórios e tecnologia
O curso Design decolonial: territórios e olhares também tem carga horária de quatro horas e conta com parceria da Kuya Centro de Design do Ceará, abordando fundamentos do design decolonial e exemplos de práticas oriundas de territórios marginalizados.
A formação é ministrada por Cláudia Sales e Cristiellen Rodrigues Ribeiro, que analisam saberes, linguagens construtivas e processos criativos invisibilizados por narrativas eurocentradas, com atenção aos impactos das novas tecnologias no campo do design.
O conteúdo debate ainda o papel da inteligência artificial na preservação ou no apagamento de narrativas culturais, ampliando a reflexão sobre tecnologia, memória e representatividade no contexto do design contemporâneo, com abordagem prática e conceitual.
Curso orienta desenvolvimento de projetos culturais
O terceiro curso, Projetos Culturais: por onde começar? – Parte 2, possui carga horária de duas horas e é voltado a interessados em transformar ideias em projetos culturais estruturados para atuação profissional no setor.
A formação aborda etapas essenciais como redação para editais, formatação de portfólios e planejamento financeiro, incluindo impostos, tributos e alíquotas, além de discutir acessibilidade cultural e o uso da inteligência artificial na produção cultural.
A primeira parte do curso, lançada em 2024, permanece disponível gratuitamente na Escola Fundação Itaú e trata de estrutura de projetos, direitos autorais, tecnologias, experiências imersivas, cronograma e orçamento, complementando os novos conteúdos oferecidos.

Tanto BLA BLA BLA ……e sem utilidade na área profissional
Tanto BLA BLA BLA ……e NAO ESPECÍFICO SE como utilidade NENHUMA