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Início Equipmake e Agrale desenvolvem o maior ônibus elétrico de dois andares do mundo capaz de rodar 402 km sem precisar recarregar

Equipmake e Agrale desenvolvem o maior ônibus elétrico de dois andares do mundo capaz de rodar 402 km sem precisar recarregar

4 de outubro de 2021 às 11:58
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Equipmake tem interesse em produzir os famosos ônibus de Londres na versão elétrica – créditos: Divulgação/Equipmake

A empresa brasileira Agrale contribuirá com o desenvolvimento do novo ônibus elétrico de dois andares em Londres. O veículo promete revolucionar o mercado automotivo com sua autonomia de 402 km  

A empresa britânica especialista em eletrificação de veículos comerciais, Equipmake, juntou forças com o fabricante de carrocerias espanhola Beulas e a brasileira Agrale para lançar um ônibus elétrico de dois andares, oferecendo um alcance “líder mundial” de até 400 km.  

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Londres anuncia frota de ônibus a Hidrogênio e maior ônibus elétrico de dois andares do mundo – créditos: Eqipmake/Youtube

O ônibus elétrico de última geração foi projetado e fabricado pela Beulas na Espanha, e está baseado no Zero Emission Drivetrain (ZED) da Equipmake e seu sistema patenteado de aquecimento e resfriamento altamente eficiente, que mantém o ZED em uma temperatura operacional ideal.

Programado para ser construído em uma nova fábrica em Norfolk antes dos testes no início de 2022, o novo ônibus elétrico de dois andares contribuirá para o compromisso do governo do Reino Unido de fazer a transição para ônibus com emissões totalmente zero, parte de sua estratégia “Bus Back Better” .

Desde 2019, a Agrale e a Equipmake atuam juntas no fornecimento de ônibus elétricos convencionais (de um andar) para a cidade de Buenos Aires, na Argentina. O chassi do barramento Jewel E ZED apresenta o motor HTM 3500 da Equipmake, que fornece um torque máximo de 3.500 Nm a apenas 1.000 rpm e uma potência máxima de 400 kW. Sua energia vem de uma variedade de baterias de íon de lítio especificadas pelo cliente, disponíveis até 543 kWh.

Empresas envolvidas no desenvolvimento do primeiro ônibus elétrico de dois andares

Beulas é um fabricante de ônibus com sede em Girona, Catalunha, Espanha, com quase noventa anos de experiência na construção de ônibus. Como um dos líderes em transporte em toda a Europa, não é de se admirar que Beulas esteja adaptando suas ofertas de frota para um futuro com emissão zero.  

A empresa Equipmake é uma desenvolvedora de trem de força com sede no Reino Unido, com mais de vinte anos de experiência. Além de ser líder em motores elétricos de altíssimo desempenho, a Equipmake também oferece transmissões elétricas completas e sistemas eletrônicos de potência ultrarrápidos – como os de um ônibus elétrico de dois andares.

Já a Agrale inicialmente montava pequenos tratores e cultivadores mecânicos, sob licença da marca alemã Bungartz. No entanto, a Agrisa não conseguiu se firmar economicamente e entrou em processo de falência. Atualmente a  Agrale é uma indústria automobilística brasileira, com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde mantém três parques fabris, além de uma unidade de produção em São Mateus, no Espírito Santo, e outra em Mercedes, na Argentina.

Londres fará a transição para ônibus com emissões 100% zero

Sadiq Khan, o prefeito de Londres, anunciou esta semana que todos os novos ônibus encomendados para o sistema de transporte da cidade a partir deste ponto serão veículos com emissões zero – ou seja, eles serão movidos por baterias ou células de combustível de hidrogênio.  

O anúncio significa que a meta de tornar as emissões 100% zero da frota de ônibus de Londres agora será alcançada até 2034 – três anos antes do planejado anteriormente.  

Os ônibus elétricos de dois andares serão encomendados no próximo ano e meio – 25% em 6 meses, outros 25% em 12 meses e o restante em 18 meses. Quando todos os ônibus forem entregues, a frota de ônibus da agência será 50% elétrica. Para atender aos requisitos de carregamento dos novos ônibus, o BEST aumentará o número de depósitos com carregadores de 4 para 27.  

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