MENU
Menu
Início Entenda como a Inteligência Artificial na construção civil irá redefinir o futuro da engenharia

Entenda como a Inteligência Artificial na construção civil irá redefinir o futuro da engenharia

23 de janeiro de 2024 às 14:16
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Inteligência artificial mudará cenário de construção civil
Wikimedia Commons

O setor da construção experimentou transformações notáveis nas últimas duas décadas, e a expectativa é que continue a testemunhar desenvolvimentos cruciais ao longo de 2024. Segundo Will Temperley, fundador da Fortis Foundations, uma empresa de engenharia civil, a inteligência artificial está prestes a remodelar permanentemente o cenário

O avanço veloz da tecnologia tem provocado uma mudança fundamental na abordagem à construção de novas infraestruturas e na concepção de edifícios duradouros. A influência da inteligência artificial na engenharia civil é reconhecida como um fator determinante nessa evolução.

Revolução no Design: Criatividade Impulsionada pela IA

Tradicionalmente, o processo de projeto de engenharia era trabalhoso, envolvendo prototipagem iterativa com alterações e testes exaustivos. “A inteligência artificial surge como uma força transformadora, introduzindo níveis inéditos de criatividade e eficiência. O design generativo, impulsionado pela IA, é central nessa transformação”, diz Temperley.

Artigos recomendados

Como explica ele, o design generativo utiliza algoritmos e aprendizado de máquina para explorar uma ampla gama de possibilidades com base nos dados inseridos. Engenheiros definem parâmetros de projeto, e o sistema de IA gera soluções considerando propriedades do material, restrições de fabricação e requisitos de desempenho. Esse processo leva a designs otimizados, indo além das capacidades dos designers humanos.

Aplicação na Indústria Ferroviária e Desafios Atuais

Na indústria ferroviária, a concepção generativa poderia oferecer soluções para desafios atuais, como a falta de capacidade e redes antiquadas. “Com a tecnologia de IA, engenheiros têm a oportunidade de criar designs sofisticados que atendam às exigências de capacidade, aumentem a confiabilidade e permitam uma rede eficiente”, acrescenta Temperley.

Gerenciamento Inteligente de Projetos com a IA

Além disso, a IA também pode ser uma ferramenta eficaz no gerenciamento de projetos, prevendo atrasos, identificando caminhos críticos e criando cronogramas. No mais, pode avaliar riscos de segurança e reagir a diferentes cenários, fornecendo avaliações de risco precisas.

A inspeção do local pode ser simplificada, utilizando realidade virtual e chatbots para comunicação regular. A automação oferece eficiência e rapidez, tornando essencial a adoção dessa tecnologia para impulsionar a indústria da construção em 2024.

0 0 Votos
Avalie o Artigo

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x