Início Enovix desenvolve bateria para carros elétricos que atinge uma carga completa em menos de 10 minutos

Enovix desenvolve bateria para carros elétricos que atinge uma carga completa em menos de 10 minutos

17 de junho de 2022 às 13:39
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Enovix-desenvolve-bateria-para-carros-eletricos-
Nova tecnologia de carga rápida foi batizada “voltametria não linear”. Fonte: YouTube/Reprodução

Empresa líder na produção de componentes de íon de lítio desenvolveu uma bateria para carros elétricos capaz de atingir uma carga completa em apenas 10 minutos.

Nesta semana, a empresa líder no projeto e produção de baterias de íon de lítio 3D Silicon de última geração, Enovix, anunciou uma nova bateria para carros elétricos que consegue carregar completamente em menos de 10 minutos. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa na última segunda-feira (13), as células de teste de EV de 0,27 aH, conseguem carregar de 0 a 80% do estado de carga em apenas 5,2 minutos.

Nova bateria para carros elétricos possui vida útil de mais de 10 anos

É importante ressaltar que a empresa já utilizou esta mesma tecnologia no desenvolvimento de baterias para rádios, notebooks, móveis, smartwatches e celulares. Por meio dos testes realizados, foi demonstrado que a bateria pode atingir 98% da capacidade em apenas 10 minutos.

Artigos recomendados

As demonstrações foram realizadas através do programa de concessão de três anos do Departamento de Energia, onde o objetivo da empresa é desenvolver uma bateria para carros elétricos de alta capacidade e carregamento rápido.

Os testes ainda mostraram que mesmo após de 1.000 ciclos de carga, contando com temperaturas altas, as baterias de silício 3D mantiveram 93% de sua capacidade. Foi observado também que este emparelhamento projeta uma vida útil superior a mais de 10 anos para as baterias Enovix. Harrod Rust, presidente e CEO da Enovix afirmou que a capacidade de carregamento rápido pode impulsionar o uso em massa dos carros elétricos e a empresa conseguiu demonstrar um nível de desempenho que atende e supera muitos roteiros de OEM.

Bateria para carros elétricos supre várias demandas simultaneamente

Rust conclui também que os fabricantes de carros elétricos estão procurando por uma bateria que suporte um maior alcance, enquanto os setores público e privado atuam para expandir o acesso dos motoristas de veículos elétricos a carregadores ultrarrápidos.

A empresa se orgulha em apoiar estes objetivos para contribuir com a eletrificação da indústria automotiva e demonstrar que as baterias da Enovix Corporation são uma opção empolgante para alimentar carros elétricos de longo alcance e carregamento rápido.

Segundo o cofundador e CTO da Enovix, Ashok Lahiri, a arquitetura desenvolvida pela empresa permite uma bateria que não apenas carrega em menos de 10 minutos, mas também entrega um alto ciclo de vida. A bateria para carros elétricos poderá melhorar o desempenho das baterias atuais utilizando as mesmas químicas, mas o mais importante é que pode acelerar o cenário do setor.

China desenvolve bateria capaz de recarregar 60% em apenas 6 minutos

Pesquisadores desenvolveram uma nova tecnologia e de acordo com uma tese elaborada pela equipe de cientistas da Universidade de Ciência da China, a nova bateria leva cerca de cinco a seis minutos para ser recarregada em 60%, desta forma, para que possa chegar aos 80%, seriam precisos apenas 11 minutos.

Atualmente, os carregamentos mais rápidos podem levar cerca de 20 a 30 minutos para serem obtidos 80% de carga. Para atingir o sucesso do componente, o grupo de pesquisadores reordenou as partículas de íons de lítio da bateria, distribuindo elas uniformemente. Desta forma, o armazenamento de energia não foi impactado.

Segundo os pesquisadores, a porosidade ficou maior na parte de cima e, menor na parte de baixo, servindo para que a porosidade média tenha um valor normal.

Em relação aos resultados, os testes feitos em laboratório mostram um avanço, tendo em vista que, através da otimização, o novo sistema da bateria para carros elétricos reduz o tempo de reorganização no interior.

Relacionados
Mais recentes