Fórum de energia eólica no Rio Grande do Norte esta semana

Energia eólica é tema de fórum nacional que acontece nesta semana no RN

O evento acontecerpa entre os dias 14 e 16 de agosto, governo e setores privados discutem sobre os novos rumos da energia eólica no Brasil

A energia eólica é tema da 11ª edição do Fórum Eólico entre os dias 14 e 16 de agosto, que acontecerá no  município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Estima-se que o evento reunirá cerca de mil pessoas, média de público em edição anteriores. No mesmo local, foi assinado uma espécie de “pacto”, chamado de “Carta dos Ventos”, que visa impulsionar esta modalidade de energia em emparelhamento com setores púbicos e privados.

Especialistas do setor de energia renováveis, governo,  fornecedores e chefes do ramo de transmissão / geração também confirmaram presença no fórum em Natal.

Os organizadores disseram que a edição deste ano tem como meta principal discutir sobre o mercado de energia brasileiro, isso inclui estruturação, novas projeções para aplicação de capital, gestão sócio ambiental, incluído projetos e oportunidades no ramo de energia eólica offshore. Tomemos com exemplo a SBM aqui, que também deseja entrar forte neste segmento em território nacional.

Segundo o G1, o cronograma do evento acontece da seguinte maneira: palestras realizadas por nomes do governo, do setor de energia e da área socioambiental, como Jaime Callado, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte; Jean-Paul Prates, senador (PT-RN); Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira, superintendente do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte; Amaury Rainho Neto, diretor de ativos da Voltalia; Leonlene de Sousa Aguiar, diretor geral do Idema e Fábio Origuela de Lira, arqueólogo e sócio diretor da Meandros Ambiental.

Darlan Santos, diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) disse:  “aprimorar o ambiente operacional e regulatório, além de buscar alternativas para atração de investimentos e novos negócios para o setor, tanto a nível nacional como regional”.

O Nordeste concentra cerca de 2 terços da capacidade atual de geração em energia eólica do país. O estado de Pernambuco, Piauí, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte encabeçam esta liderança destes projetos e ainda mantém a alta atratividade do mercado para este tipo de investimento.

Se você quiser entender mais sobre o evento, entre no site oficial aqui, todo cronograma e empresas participantes no município de Natal é possivel encontrar nele.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.