Energia eólica e solar são consideradas as fontes de energias renováveis mais baratas do mundo

Valdemar Medeiros
por
-
19-10-2020 11:29:16
em Energia Renovável
energia eólica - solar - energias renováveis Painéis de energia solar e torres eólicas

A energia eólica e solar são as formas mais baratas de nova geração energias renováveis na maior parte do mundo hoje

Na semana passada, a Agência Internacional de Energia disse que a energia eólica e solar está começando a ultrapassar o carvão como a forma mais barata de eletricidade. Mas há um limite econômico para o crescimento dessas fontes de energias renováveis.

Leia também

Indústria naval enfrentando riscos de revolução na energia eólica

A mudança para as energias renováveis provavelmente transformará uma série de setores, especialmente o transporte marítimo. Um terço dos quilômetros de carga transportados por navios vem do transporte de combustíveis fósseis ao redor do mundo, e 70% dessa parcela é petróleo.

À medida que as energias renováveis ganham participação no mercado de petróleo, gás e carvão, as empresas de transporte marítimo que fornecem esses combustíveis sofrerão. “É muito provável que haja uma redução na demanda por transporte marítimo e ferroviário, o que pode significar menor consumo de energia e menores emissões”, disse Henbest.

Mais energia renovável para as casas

Usar Energia eólica para aquecer residências e alimentar carros elétricos pode economizar energia e reduzir as emissões, de acordo com o relatório. Um veículo elétrico consome até três vezes menos energia do que um motor de combustão convencional. Mudar para bombas de calor em vez das tradicionais caldeiras a gás tornaria o aquecimento dos edifícios muito mais eficiente em vários múltiplos.

Estima-se que derreter aço antigo e refazê-lo seja cinco vezes mais eficiente em termos de energia do que fazer o material do zero. Na geração de energia, a BNEF estima que o carvão também seja uma das formas mais ineficientes de produzir eletricidade, pois 65% da energia é perdida no processo de queima do combustível.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.