Enel e Tim firmam parceria para construção de usinas de energia solar no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
26-03-2021 11:43:33
em Energia Renovável
Enel - Tim - energia solar - usinas Usina de energia solar – Fonte: reprodução google

Enel e Tim apostam na construção de novas usinas de energia solar na Bahia

Nesta quarta-feira (24), a Tim e a Enel X anunciaram uma parceria para começar a construir mais duas usinas de energia solar no Brasil. Em andamento desde abril do ano passado, o projeto, da Tim e Enel, prevê uma usina de energia solar na cidade de América Dourada e outra em Ibitirá, as duas residentes da Bahia. Juntas, a Tim e Enel somarão mais de 24 mil painéis de energia solar com capacidade de 9,919 Mega-Watt pico (MWp), o suficiente para abastecer com energia os 716 sites da Tim no estado.

Leia também

Usinas de energia solar construídas pela Tim e Enel reduzem níveis de CO

As usinas devem começar a funcionar no segundo semestre deste ano e tem a expectativa de reduzir a emissão de 13 mil toneladas de CO2 por ano. Com as inovações a Enel X pretende alcançar 27,1 MWp em energia solar voltada para o setor industrial por meio de células fotovoltaicas, um dispositivo que utiliza reações químicas espontâneas para convertê-la em energia elétrica.

Conforme o modelo de negócio fechado, o contrato das usinas com a Tim será válido por 15 anos. O projeto das usinas, que visa redução de carbono e distribuição de energia limpa, está nos planos da empresa desde 2017. A companhia já possui 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás, e fechou 2020 com 24,5% de seu consumo de energia gerado por fontes renováveis.

Energia solar nos planos da Tim em 2022

A Tim espera alcançar a marca de 60 unidades de energia solar com geração mensal de 38GWh, em 2022. Essa energia é suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Pensando ainda mais a frente, em 2025, a companhia almeja chegar a 90% de energia limpa.

Bruno Gentil, Diretor de Suporte de Negócios da Tim, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa da empresa.

O Diretor complementa: “Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética”.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.