1. Início
  2. / Construção
  3. / Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/08/2022 às 13:25
Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada
Casa Ovo, do escritório belga DMVA

As moradias em formato de cápsulas inovadoras incentivam a vida fora das cidades e o uso de energias renováveis.

Sempre sonhou em fugir da agitação da cidade e fazer uma pausa na natureza? A Ecocápsula – uma casa móvel autossustentável em forma de ovo exclusiva, que aproveita a energia solar e eólica – seria a escolha ideal. Tomas Zacek, fundador e diretor de inovação da Ecocapsule, com sede na Eslováquia, afirma que projetou o produto com seus associados do Nice & Wise Studio (anteriormente conhecido como Nice Architect, uma empresa de Bratislava, Eslováquia) para um concurso de arquitetura e design em 2008.

Embora o modelo não tenha vencido, foi selecionado como um dos projetos mais interessantes do concurso pela habitaat.com. Os arquitetos receberam feedback positivo e interesse suficiente do público para incentivá-los a construir uma nova cápsula. Em 2015, foi concluído o primeiro modelo de Ecocápsula comercialmente viável.

Tecnológica e autossustentável

Apresentação da moradia em formato de cápsula – Reprodução/YouTube

De acordo com Zacek, a Ecocápsula original mede 15 pés (4,57 m) de comprimento, 7,2 pés (2,19 m) de largura, 8,2 pés (2,5 m) de altura e possui uma área total construída de 88 pés (26,82 m). A pequena casa pode acomodar confortavelmente dois ocupantes e operar totalmente fora da rede com 880 watts de células solares.

Além disso, uma turbina eólica de baixo ruído de 770 watts pode fornecer eletricidade diariamente. O formato da Ecocápsula permite captar a água da chuva, que é desviada para uma caixa d’água e filtrada para consumo e banhos.

No caso de atividade solar ou eólica reduzida, um sistema de energia dupla e uma bateria de alta capacidade garantem que tenha energia suficiente.

Espera-se que a bateria de 10 kWh totalmente carregada forneça eletricidade por pelo menos quatro dias, a uma taxa média de 2,2 kW por dia de consumo. Bombas de água manuais foram instaladas, servindo como um sistema de backup se a bateria estiver descarregada.

Conforto e qualidade

“A intenção inicial era construir uma casa para pessoas que quisessem viver fora da rede por um determinado período, como guardas florestais, fotógrafos profissionais e cientistas, ou como uma solução de habitação rápida para necessidades de resposta rápida a emergências. Rapidamente ficou claro, no entanto, que a Ecocápsula poderia ser aberta a um público mais amplo e até mesmo ser usada em cidades como Nova York e no Vale do Silício, onde a densidade de vida e aluguel é alta”, disse Zacek.

Zacek diz que, como muitas outras micro-casas, o modelo original inclui todas as comodidades de que uma ou duas pessoas podem precisar, como cama de casal retrátil, mesa reclinável, cozinha compacta, chuveiro e banheiro compostável, no qual bio resíduos são recolhidos.

Seu interior é bem iluminado naturalmente e predominantemente branco com detalhes em madeira clara. A estrutura, com paredes de 7,8 polegadas (19,81 cm) de espessura, consegue suportar temperaturas tão baixas quanto -10 °C.

“Desenvolvemos um trailer personalizado que pode ser facilmente acoplado a qualquer Ecocápsula, permitindo que você reboque a unidade atrás de seu veículo. Todas as Ecocápsulas estão preparadas para fixação em reboques.”

A Ecocápsula também possui dois ganchos no teto, para que possa ser levantada por meio de guindaste, empilhadeira ou helicóptero.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos