Menu
Início Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada

Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada

11 de agosto de 2022 às 13:25
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Empresa desenvolve moradia em formato de ovo que gera energia limpa, capta água da chuva e pode ser facilmente transportada
Casa Ovo, do escritório belga DMVA

As moradias em formato de cápsulas inovadoras incentivam a vida fora das cidades e o uso de energias renováveis.

Sempre sonhou em fugir da agitação da cidade e fazer uma pausa na natureza? A Ecocápsula – uma casa móvel autossustentável em forma de ovo exclusiva, que aproveita a energia solar e eólica – seria a escolha ideal. Tomas Zacek, fundador e diretor de inovação da Ecocapsule, com sede na Eslováquia, afirma que projetou o produto com seus associados do Nice & Wise Studio (anteriormente conhecido como Nice Architect, uma empresa de Bratislava, Eslováquia) para um concurso de arquitetura e design em 2008.

Embora o modelo não tenha vencido, foi selecionado como um dos projetos mais interessantes do concurso pela habitaat.com. Os arquitetos receberam feedback positivo e interesse suficiente do público para incentivá-los a construir uma nova cápsula. Em 2015, foi concluído o primeiro modelo de Ecocápsula comercialmente viável.

Artigos recomendados

Tecnológica e autossustentável

Apresentação da moradia em formato de cápsula – Reprodução/YouTube

De acordo com Zacek, a Ecocápsula original mede 15 pés (4,57 m) de comprimento, 7,2 pés (2,19 m) de largura, 8,2 pés (2,5 m) de altura e possui uma área total construída de 88 pés (26,82 m). A pequena casa pode acomodar confortavelmente dois ocupantes e operar totalmente fora da rede com 880 watts de células solares.

Além disso, uma turbina eólica de baixo ruído de 770 watts pode fornecer eletricidade diariamente. O formato da Ecocápsula permite captar a água da chuva, que é desviada para uma caixa d’água e filtrada para consumo e banhos.

No caso de atividade solar ou eólica reduzida, um sistema de energia dupla e uma bateria de alta capacidade garantem que tenha energia suficiente.

Espera-se que a bateria de 10 kWh totalmente carregada forneça eletricidade por pelo menos quatro dias, a uma taxa média de 2,2 kW por dia de consumo. Bombas de água manuais foram instaladas, servindo como um sistema de backup se a bateria estiver descarregada.

Conforto e qualidade

“A intenção inicial era construir uma casa para pessoas que quisessem viver fora da rede por um determinado período, como guardas florestais, fotógrafos profissionais e cientistas, ou como uma solução de habitação rápida para necessidades de resposta rápida a emergências. Rapidamente ficou claro, no entanto, que a Ecocápsula poderia ser aberta a um público mais amplo e até mesmo ser usada em cidades como Nova York e no Vale do Silício, onde a densidade de vida e aluguel é alta”, disse Zacek.

Zacek diz que, como muitas outras micro-casas, o modelo original inclui todas as comodidades de que uma ou duas pessoas podem precisar, como cama de casal retrátil, mesa reclinável, cozinha compacta, chuveiro e banheiro compostável, no qual bio resíduos são recolhidos.

Seu interior é bem iluminado naturalmente e predominantemente branco com detalhes em madeira clara. A estrutura, com paredes de 7,8 polegadas (19,81 cm) de espessura, consegue suportar temperaturas tão baixas quanto -10 °C.

“Desenvolvemos um trailer personalizado que pode ser facilmente acoplado a qualquer Ecocápsula, permitindo que você reboque a unidade atrás de seu veículo. Todas as Ecocápsulas estão preparadas para fixação em reboques.”

A Ecocápsula também possui dois ganchos no teto, para que possa ser levantada por meio de guindaste, empilhadeira ou helicóptero.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar