Empresa desenvolve caixa que usa a energia solar para expandir energia limpa e barata ao redor do mundo

Fábio Lucas
por
-
12-05-2022 13:53:38
em Energia Renovável
energia limpa solar painel solar Créditos da imagem: Mariano Silva/PowerBlox




Caixas solares parecidas com LEGO estão sendo produzidas por uma empresa na Suíça. A técnologia pode aumentar a oferta de energia limpa em países pobres ao redor do mundo

Uma empresa da Suíça vem trabalhando em um equipamento revolucionário que pode mudar a forma que países pobres ao redor do mundo lidam com a energia limpa. De longe, a PBX-200, equipamento desenvolvido pela Power-Blox, parece com uma caixa térmica que você leva para um fim de semana na praia. Todavia, ela é exatamente o oposto do que se parece à primeira vista.  

A caixa solar possui baterias que são alimentadas com painéis solares portáteis. A inspiração dos projetistas veio de um cardume de peixes, já que o equipamento também carrega as características de crescer, dividir ou reagrupar, assim como um cardume.  

Artigos recomendados

O sistema de caixas solares tem uma grande vantagem em relação a outras tecnologias que usam a energia solar. A principal delas é que para aumentar a quantidade de energia disponível para alimentar uma comunidade, os blocos podem ser conectados facilmente uns aos outros, criando uma espécie de mini rede elétrica. 

O sistema PBX-200 é composto por cubos de energia com baterias embutidas. A tecnologia tem baterias com chumbo ou íon de lítio no seu interior. Cada caixa solar tem a capacidade de gerar até 200 watts de corrente alternada. 

O equipamento pode ser alimentado por uma unidade de energia solar ou qualquer outro tipo de fonte de energia limpa. Apenas uma unidade já possui a capacidade de suprir as demandas de uma residência comum.  

energia limpa solar painel solar
Caixa elétrica em funcionamento na África: MARIANO SILVA/PowerBlox

Outro lado muito positivo do equipamento é que o seu manuseio não precisa de conhecimento técnico especializado. Quando se aumenta a necessidade de energia, os PBX-200s podem ser conectados um ao outro em poucos minutos. 

O sistema PBX-200 é um dos mais avançados do mundo 

A tecnologia tem uma enorme vantagem em relação a equipamentos semelhantes, podendo ser instalado em países pobres e áreas remotas ao redor do mundo. A empresa já forneceu cerca de 2.000 blocos de energia ao redor do mundo, auxiliando no fornecimento de energia renovável em lugares isolados do mundo. 

Um dos grandes obstáculos para o crescimento do uso da tecnologia em regiões remotas e pobres do mundo são os preços das baterias. No entanto, os pesquisadores já estão trabalhando em formas para torná-la ainda mais sustentável e barata.  

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.