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Empresa alemã cria triciclo elétrico com 80 km de autonomia que pode levar até 2 passageiros sem gastar combustível

31 de maio de 2022 às 13:55
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Triciclo elétrico - combustível -
Triciclo elétrico – Bayk/Divulgação

A Bayk, uma empresa com sede na Alemanha, desenvolveu um triciclo elétrico que conta com 80 km de autonomia. O “táxi” que não utiliza combustível pode transportar até 2 passageiros e ainda possui painéis solares em seu capô

A empresa alemã Bayk desenvolveu um conceito chamado CityCruiser, um táxi que utiliza pedais e que foi apelidado pela própria empresa de velótaxi, podendo ser uma ótima opção para aqueles que desejam economizar e contribuir com o meio ambiente. O triciclo elétrico consegue transportar até dois passageiros e foi desenvolvido para suprir as altas demandas de mobilidade elétrica nos grandes centros urbanos, principalmente na Europa. De acordo com a empresa, o veículo que não utiliza combustível já está espalhado por 50 países e 120 cidades do mundo todo.

Triciclo elétrico pode chegar a 25 km/h

O triciclo que não usa combustível pode andar em ciclovias ou em locais com acesso para bicicletas. De acordo com a Bayk, estes triciclos são muito utilizados em outros países. O CityCruiser é o modelo mais recente da linha de veículos da Bayk, uma empresa de mais de 20 anos de atuação no setor.

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Em todas as configurações, o triciclo elétrico disponibiliza assistência de até 25 km/h, com um motor de 10 kgfm de torque e 250 watts de potência. O limite de velocidade é restrito por software, portanto existe a possibilidade de ir além da margem sugerida pela empresa, embora esta ação possa danificar componentes do veículo, que não utiliza combustível.

De acordo com a empresa alemã, o veículo consegue percorrer 80 km em apenas uma única carga, um alcance suficiente para fazer uma viagem pela cidade ou levar pessoas aos seus destinos diários. A companhia também ressalta que a extensão da carga pode depender do uso do pedal de assistência, aspectos geográficos como o vento, superfície do asfalto e temperatura, além do nível do motor.

Táxi sem combustível também conta com painel solar

O modelo também possui um painel solar adicional na parte de cima, mas a empresa alemã não entrou em detalhes se ele é utilizado para realimentação. O câmbio do veículo pode ser de 3, 5 ou 14 velocidades e a estrutura é feita de polietileno ecológico.

O táxi que não utiliza combustível ainda é capaz de carregar até 495 quilos, incluindo ciclista e passageiros, e 5m² na carenagem para patrocínios. Segundo a fabricante, é possível começar uma frota de velotáxis com cerca de 20 veículos. O triciclo elétrico com motor duplo e pedais custa cerca de 9.990 euros, o que em conversão direta equivale a R$ 51,5 mil. Já os carregadores rápidos do modelo saem em torno de US$ 2.890, o equivalente a R$ 14,9 mil.

Os veículos estão presentes em cidades famosas como Tóquio, Kyoto e Nagoya, no Japão, Montpellier, Lille e Nice, na França, além de uma série de localidades na Alemanha. Na França, o triciclo elétrico foi licenciado para a empresa local Happymoov. 

Brasil já conta com iniciativas semelhantes

É importante destacar que a ideia de utilizar triciclos como táxis não é novidade por aqui. No país, as bike táxis, que não possuem a carenagem e a estilização da empresa alemã, chegaram a funcionar em São Paulo através do aplicativo Bikxi no fim de 2010. Entretanto, a iniciativa não vingou, tendo em vista que São Paulo é uma cidade com cerca de 6,2 milhões de veículos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran – SP). O veículo, na época, era útil para aqueles que buscavam fugir do trânsito da cidade.

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