Novo C-390 Millennium, entregue à FAB em setembro de 2024, amplia a capacidade de operações do esquadrão Zeus em missões de combate e resgate. A aeronave, que acumula mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de 99%, conquista também o mercado internacional, sendo adquirida por forças armadas de países como Portugal e Áustria.
A aeronave C-390 Millennium: a nova estrela da FAB impressiona o mundo com tecnologia e versatilidade únicas
Para o mundo da aviação militar, a entrega de mais uma unidade do Embraer C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB) não é apenas mais um capítulo.
A aeronave, reconhecida mundialmente por sua confiabilidade e capacidade de realizar missões de alta complexidade, marca uma revolução.
Este sétimo modelo entregue reforça o poder da FAB, expandindo as possibilidades de atuação em diversas operações, desde combate a desastres naturais até missões de reabastecimento aéreo.
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Desempenho comprovado e eficiência global
Conforme dados do portal Defesa Brasil, a frota de C-390 já acumula mais de 14.000 horas de voo e atinge uma impressionante taxa de conclusão de missões de 99%, o que ressalta sua robustez e capacidade operacional em qualquer cenário.
Desenvolvido para atender às necessidades das forças armadas modernas, o C-390 oferece a flexibilidade e agilidade que poucas aeronaves de transporte militar conseguem entregar.
“Nos últimos cinco anos, o C-390 tem provado sua confiabilidade e versatilidade em missões complexas, desde transporte de suprimentos durante a pandemia da COVID-19 até operações de resgate internacional,” afirmou Bosco da Costa Júnior, CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Essas qualidades fazem do modelo um recurso essencial tanto para ações militares quanto para missões humanitárias urgentes.
Tecnologia de ponta e robustez operacional
O C-390 se destaca também pela sua configuração tecnológica de última geração, incluindo sistemas de aviônicos avançados e um compartimento de carga capaz de transportar até 26 toneladas.
Equipado com motores IAE V2500 e um trem de pouso resistente, o avião opera em pistas não pavimentadas e consegue acessar áreas de difícil alcance.
Segundo dados da Embraer, a aeronave alcança uma velocidade de até 470 nós, colocando-a entre as mais rápidas da sua categoria.
Além de suas características de robustez, o C-390 oferece versatilidade em missões de reabastecimento aéreo, essencial para garantir apoio logístico a outras aeronaves em pleno voo.
“A alta eficiência do C-390 é um dos principais atrativos para países que desejam uma aeronave de transporte que se adapte a várias operações,” comentou Maurício Carrilho, analista do setor de defesa.
C-390 Millennium: sucesso no mercado internacional
Embora o desenvolvimento tenha sido brasileiro, o sucesso do C-390 Millennium já atingiu outras nações. Países como Portugal, Hungria e Áustria optaram pela aeronave para compor suas frotas aéreas, confirmando o potencial de exportação do modelo.
O crescimento das vendas no exterior reflete a confiança que outras nações têm na Embraer e nas capacidades do C-390.
Com um custo-benefício atrativo e uma taxa de eficiência superior a 93%, o modelo se consolida como uma das escolhas preferidas no mercado de defesa global.
A FAB e o fortalecimento da defesa nacional
Com o sétimo C-390 operando no Esquadrão Zeus da FAB, o Brasil fortalece sua capacidade de resposta em situações de emergência e amplia sua presença em missões de paz internacionais.
O Esquadrão Zeus, que já opera esses aviões em missões de alta complexidade, ganhará ainda mais capacidade para atuar tanto em missões de combate quanto de resgate e assistência humanitária.
Além disso, a presença do C-390 também posiciona o Brasil como um ator relevante no campo da cooperação internacional em defesa.
A aeronave já foi utilizada em missões conjuntas com outras nações e, com a entrega do novo modelo, espera-se que essa participação se intensifique nos próximos anos.
Uma nova era para a aviação de defesa no Brasil?
O C-390 Millennium representa um marco para a Embraer e para o Brasil, que se consolida como uma força em inovação na aviação militar.
Será que a presença crescente dessa aeronave no cenário mundial poderá impulsionar ainda mais a exportação de tecnologia brasileira?
Mas bem que o entreguista **** americano,**** de joias vendeu ela a Boeing comprometendo todos esses projetos e sabotando o próprio país.quis Deus que por dificuldades financeiras a Boeing não conseguisse honrar seus compromissos,isso concretizado quebraria as pernas não só da aeronáutica mas também da marinha. Mais um crime desse **** que não pode ficar impune.
Bom dia. Pequena correção, a frustrada venda citada seria apenas da parte de aviação comercial. A Embraer Defesa e Segurança não seria vendida, permanecendo garantida a segurança nacional.
É…….” APENAS”…. ABoeing ficaria com “somente ” 81% de tudo….
Mas que gulosinhos estes americanos né? Pqp
Americanos uma ova, estadunidenses
Sim, mas ainda assim estaria prejudicando nossa indústria visto que perderíamos essa fatia não menos importante de um produto com altíssima tecnologia e valor agregado. Esse sujeito, o ex presidente, que se passa por patriota e consegue enganar tanta gente é na verdade o contrário disso.
Boa lembrança do este **** fez…
Que cara ****, a Embraer é uma empresa privada desde 1994. Nenhum presidente depois de 94 pode dar pitaco la. Para de falar **** e passar fake News. Vai estudar.
Mais uma vez corrigindo os 4nalfabetos funcionais: A Embraer é uma empresa PRIVADA, de capital aberto pulverizado (SEM CONTROLADOR). Suas ações são negociadas na B3, bolsa oficial de valores do Brasil, e na NYSE, bolsa oficial de valores de Nova York. Seus principais acionistas individuais são os fundos estrangeiros Brandes e Mondrian.
Rsantos você e o ****.pior, subserviente de **** e terroristas. O **** do qual você fala, está na presidência. Deixe de ser ****.
Mas quem iria entregar para a Boing iria se aquele que se passa por patriota e você acredita. Não tente colocar outras questões nesse assunto!
Sr RSantos
deixe de ser desinformado, e pare de falar bobagens, a Embraer não é do governo a muitos anos, portanto o Governo de Jair Messias Bolsonaro, nao teve nenhuma influência em uma possível venda da empresa para a Boeing. Portanto fique calado seu esquerdinha mal informado.
A Embraer é uma empresa ligada a SEGURANÇA NACIONAL amigo.
O presidente ( detém a Golden share ) que pode embarreirrar ( pelo menos na teoria já que o Brasil é meio uma colônia)….qualquer ação estrangeira que ameacei tal soberania.
Desde que a Embraer foi privatizada foi feita uma cláusula PÉTRIA na qual ficou normatizado o seguinte: que a Embraer não poderia ter mais do que 40% de capital estrangeiro……
Mas ……ihhh……Como pode ela ter bem mais que isso hoje?????….
Olha a colônia aí gente
Calma lá, a Golden Share do executivo na embraer é limitado e bem específica amigo. Na Embraer, a golden share permite apenas #o veto da transferência de controle #a mudança de sede, #a alteração da logomarca e capacitação em tecnologia para programas militares. Ela não se aplica a aviação comercial sabichão!
Foi na época do Temer a joinventure entre Embraer e Boeing. Ainda bem que fracassou
Corrigir um energumeno é sempre frustrante, mas vamos lá. Não, o presidente nao têm ingerência sobre a Embraer, ela deixou de ser estatal em 7 de dezembro de 1994, e tem autonomia, administrativa e financeira, mas um apedeuta nunca saberia disso. Ela é um sucesso, exatamente, por ser privada, senão já teria sido roubada como a Petrobras, os correios e os fundos de pensão nos governos petistas.
RSantos seu apedeuta lacrador, vamos lá: Primeiro a joint venture foi executada na época do Micbel Temer; Segundo a Embraer tem autonomia administrativa e finaceira desde 1994. Terceiro para de espalhar fake news e vai estudar m4né.
Precisamos, para livrar-nos das “pressões externas”, que podem prejudicar um grande negócio, a estudar e fabricar motores a reação para equipar nossos “gordinhos”…Temos excelentes intelectos, a maioria proveniente do ITA…