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Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 17 comentários

Embraer faz história com a entrega do poderoso C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira: nova máquina de guerra que está revolucionando missões militares e humanitárias ao redor do mundo!

Escrito por Ana Alice
Publicado em 06/11/2024 às 23:03
Atualizado em 07/11/2024 às 20:34
A Embraer entregou o sétimo C-390 à FAB, expandindo as possibilidades em operações militares e humanitárias, com reconhecimento mundial. (Imagem: Reprodução/Google)
A Embraer entregou o sétimo C-390 à FAB, expandindo as possibilidades em operações militares e humanitárias, com reconhecimento mundial. (Imagem: Reprodução/Google)

Novo C-390 Millennium, entregue à FAB em setembro de 2024, amplia a capacidade de operações do esquadrão Zeus em missões de combate e resgate. A aeronave, que acumula mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de 99%, conquista também o mercado internacional, sendo adquirida por forças armadas de países como Portugal e Áustria.

A aeronave C-390 Millennium: a nova estrela da FAB impressiona o mundo com tecnologia e versatilidade únicas

Para o mundo da aviação militar, a entrega de mais uma unidade do Embraer C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB) não é apenas mais um capítulo.

A aeronave, reconhecida mundialmente por sua confiabilidade e capacidade de realizar missões de alta complexidade, marca uma revolução.

Este sétimo modelo entregue reforça o poder da FAB, expandindo as possibilidades de atuação em diversas operações, desde combate a desastres naturais até missões de reabastecimento aéreo.

Desempenho comprovado e eficiência global

Conforme dados do portal Defesa Brasil, a frota de C-390 já acumula mais de 14.000 horas de voo e atinge uma impressionante taxa de conclusão de missões de 99%, o que ressalta sua robustez e capacidade operacional em qualquer cenário.

Desenvolvido para atender às necessidades das forças armadas modernas, o C-390 oferece a flexibilidade e agilidade que poucas aeronaves de transporte militar conseguem entregar.

“Nos últimos cinco anos, o C-390 tem provado sua confiabilidade e versatilidade em missões complexas, desde transporte de suprimentos durante a pandemia da COVID-19 até operações de resgate internacional,” afirmou Bosco da Costa Júnior, CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Essas qualidades fazem do modelo um recurso essencial tanto para ações militares quanto para missões humanitárias urgentes.

Tecnologia de ponta e robustez operacional

O C-390 se destaca também pela sua configuração tecnológica de última geração, incluindo sistemas de aviônicos avançados e um compartimento de carga capaz de transportar até 26 toneladas.

Equipado com motores IAE V2500 e um trem de pouso resistente, o avião opera em pistas não pavimentadas e consegue acessar áreas de difícil alcance.

Segundo dados da Embraer, a aeronave alcança uma velocidade de até 470 nós, colocando-a entre as mais rápidas da sua categoria.

Além de suas características de robustez, o C-390 oferece versatilidade em missões de reabastecimento aéreo, essencial para garantir apoio logístico a outras aeronaves em pleno voo.

“A alta eficiência do C-390 é um dos principais atrativos para países que desejam uma aeronave de transporte que se adapte a várias operações,” comentou Maurício Carrilho, analista do setor de defesa.

C-390 Millennium: sucesso no mercado internacional

Embora o desenvolvimento tenha sido brasileiro, o sucesso do C-390 Millennium já atingiu outras nações. Países como Portugal, Hungria e Áustria optaram pela aeronave para compor suas frotas aéreas, confirmando o potencial de exportação do modelo.

O crescimento das vendas no exterior reflete a confiança que outras nações têm na Embraer e nas capacidades do C-390.

Com um custo-benefício atrativo e uma taxa de eficiência superior a 93%, o modelo se consolida como uma das escolhas preferidas no mercado de defesa global.

A FAB e o fortalecimento da defesa nacional

Com o sétimo C-390 operando no Esquadrão Zeus da FAB, o Brasil fortalece sua capacidade de resposta em situações de emergência e amplia sua presença em missões de paz internacionais.

O Esquadrão Zeus, que já opera esses aviões em missões de alta complexidade, ganhará ainda mais capacidade para atuar tanto em missões de combate quanto de resgate e assistência humanitária.

Além disso, a presença do C-390 também posiciona o Brasil como um ator relevante no campo da cooperação internacional em defesa.

A aeronave já foi utilizada em missões conjuntas com outras nações e, com a entrega do novo modelo, espera-se que essa participação se intensifique nos próximos anos.

Uma nova era para a aviação de defesa no Brasil?

O C-390 Millennium representa um marco para a Embraer e para o Brasil, que se consolida como uma força em inovação na aviação militar.

Será que a presença crescente dessa aeronave no cenário mundial poderá impulsionar ainda mais a exportação de tecnologia brasileira?

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Rsantos
Rsantos
07/11/2024 23:09

Mas bem que o entreguista **** americano,**** de joias vendeu ela a Boeing comprometendo todos esses projetos e sabotando o próprio país.quis Deus que por dificuldades financeiras a Boeing não conseguisse honrar seus compromissos,isso concretizado quebraria as pernas não só da aeronáutica mas também da marinha. Mais um crime desse **** que não pode ficar impune.

Camilo
Camilo
Em resposta a  Rsantos
08/11/2024 09:06

Bom dia. Pequena correção, a frustrada venda citada seria apenas da parte de aviação comercial. A Embraer Defesa e Segurança não seria vendida, permanecendo garantida a segurança nacional.

Andre
Andre
Em resposta a  Camilo
08/11/2024 12:46

É…….” APENAS”…. ABoeing ficaria com “somente ” 81% de tudo….
Mas que gulosinhos estes americanos né? Pqp

Netto
Netto
Em resposta a  Andre
08/11/2024 16:48

Americanos uma ova, estadunidenses

José Roberto
José Roberto
Em resposta a  Camilo
08/11/2024 13:31

Sim, mas ainda assim estaria prejudicando nossa indústria visto que perderíamos essa fatia não menos importante de um produto com altíssima tecnologia e valor agregado. Esse sujeito, o ex presidente, que se passa por patriota e consegue enganar tanta gente é na verdade o contrário disso.

Eduardo
Eduardo
Em resposta a  José Roberto
08/11/2024 15:06

Boa lembrança do este **** fez…

Frank Oliveira
Frank Oliveira
Em resposta a  José Roberto
08/11/2024 19:18

Que cara ****, a Embraer é uma empresa privada desde 1994. Nenhum presidente depois de 94 pode dar pitaco la. Para de falar **** e passar fake News. Vai estudar.

Frank Oliveira
Frank Oliveira
Em resposta a  José Roberto
08/11/2024 19:34

Mais uma vez corrigindo os 4nalfabetos funcionais: A Embraer é uma empresa PRIVADA, de capital aberto pulverizado (SEM CONTROLADOR). Suas ações são negociadas na B3, bolsa oficial de valores do Brasil, e na NYSE, bolsa oficial de valores de Nova York. Seus principais acionistas individuais são os fundos estrangeiros Brandes e Mondrian.

Última edição em 1 mês atrás por Frank Oliveira
Nissim Rapini
Nissim Rapini
Em resposta a  Rsantos
08/11/2024 12:07

Rsantos você e o ****.pior, subserviente de **** e terroristas. O **** do qual você fala, está na presidência. Deixe de ser ****.

José Roberto
José Roberto
Em resposta a  Nissim Rapini
08/11/2024 13:37

Mas quem iria entregar para a Boing iria se aquele que se passa por patriota e você acredita. Não tente colocar outras questões nesse assunto!

J Ernani
J Ernani
Em resposta a  Rsantos
08/11/2024 12:38

Sr RSantos
deixe de ser desinformado, e pare de falar bobagens, a Embraer não é do governo a muitos anos, portanto o Governo de Jair Messias Bolsonaro, nao teve nenhuma influência em uma possível venda da empresa para a Boeing. Portanto fique calado seu esquerdinha mal informado.

Andre
Andre
Em resposta a  J Ernani
08/11/2024 12:50

A Embraer é uma empresa ligada a SEGURANÇA NACIONAL amigo.
O presidente ( detém a Golden share ) que pode embarreirrar ( pelo menos na teoria já que o Brasil é meio uma colônia)….qualquer ação estrangeira que ameacei tal soberania.
Desde que a Embraer foi privatizada foi feita uma cláusula PÉTRIA na qual ficou normatizado o seguinte: que a Embraer não poderia ter mais do que 40% de capital estrangeiro……
Mas ……ihhh……Como pode ela ter bem mais que isso hoje?????….
Olha a colônia aí gente

Frank Oliveira
Frank Oliveira
Em resposta a  Andre
08/11/2024 19:42

Calma lá, a Golden Share do executivo na embraer é limitado e bem específica amigo. Na Embraer, a golden share permite apenas #o veto da transferência de controle #a mudança de sede, #a alteração da logomarca e capacitação em tecnologia para programas militares. Ela não se aplica a aviação comercial sabichão!

Netto
Netto
Em resposta a  J Ernani
08/11/2024 16:50

Foi na época do Temer a joinventure entre Embraer e Boeing. Ainda bem que fracassou

Frank Oliveira
Frank Oliveira
Em resposta a  Rsantos
08/11/2024 19:12

Corrigir um energumeno é sempre frustrante, mas vamos lá. Não, o presidente nao têm ingerência sobre a Embraer, ela deixou de ser estatal em 7 de dezembro de 1994, e tem autonomia, administrativa e financeira, mas um apedeuta nunca saberia disso. Ela é um sucesso, exatamente, por ser privada, senão já teria sido roubada como a Petrobras, os correios e os fundos de pensão nos governos petistas.

Frank Oliveira
Frank Oliveira
Em resposta a  Rsantos
08/11/2024 19:28

RSantos seu apedeuta lacrador, vamos lá: Primeiro a joint venture foi executada na época do Micbel Temer; Segundo a Embraer tem autonomia administrativa e finaceira desde 1994. Terceiro para de espalhar fake news e vai estudar m4né.

Paulo R. G. Ferreira
Paulo R. G. Ferreira
08/11/2024 12:49

Precisamos, para livrar-nos das “pressões externas”, que podem prejudicar um grande negócio, a estudar e fabricar motores a reação para equipar nossos “gordinhos”…Temos excelentes intelectos, a maioria proveniente do ITA…

Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

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