Com a visão de Elon Musk, a SpaceX planeja construir uma cidade autossustentável em Marte, utilizando 1.000 foguetes Starship e 20 anos de missões contínuas para levar humanos ao planeta vermelho
A SpaceX instalou no ano passado um letreiro luminoso em Starbase que diz “Gateway to Mars” (porta de acesso a Marte). Elon Musk fundou a companhia em 2002 com o dinheiro da venda do PayPal e a determinação de colonizar o planeta vermelho. A SpaceX conseguiu feitos incríveis desde então, mas seu plano mais otimista exigirá pelo menos mil Starships e outros 20 anos de trabalho, segundo o próprio Musk.
Antes de fundar a SpaceX, Elon Musk passou brevemente pelo conselho diretor da Mars Society, uma organização sem fins lucrativos que promove a conquista humana de Marte. Foi em uma palestra plenária da associação que Musk anunciou um projeto chamado Mars Oasis, que pretendia instalar uma pequena estufa no planeta vermelho para reacender o interesse público na exploração marciana.
Musk é ambicioso, e a ideia de cultivar plantas em Marte acabou evoluindo para algo muito mais complexo: transformar a humanidade em uma espécie multiplanetária capaz de sobreviver a uma catástrofe na Terra. Ou, visto de maneira mais pragmática, criar a infraestrutura necessária para um assentamento humano autossustentável em Marte.
- Quanto custa deixar o carregador do celular conectado na tomada sem carregar nenhum aparelho?
- Empresa lança bicicleta com duas correntes — Ajuda as pessoas a percorrer mais distâncias com menos esforço
- Escândalo explosivo na Marinha Real: submarinos nucleares britânicos ficam em risco após uso de software projetado na Bielorrússia, alertam especialistas
- A verdadeira razão pela qual Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg compareceram à posse de Trump
“Um momento, eu poderia criar meus próprios foguetes para ir a Marte”, deve ter pensado Musk, porque 20 anos depois é exatamente isso que ele está fazendo com a Starship.
Mil Starships para colonizar Marte
Embora seu nome e design tenham mudado ao longo dos anos, o plano de longo prazo do programa Starship continua o mesmo:
Um foguete enorme, totalmente e rapidamente reutilizável, que possa lançar mais de 100 toneladas ao espaço com um custo mínimo. Uma frota desses foguetes, financiada com fundos públicos e privados, capaz de transportar dezenas de pessoas ao planeta vermelho para construir ali uma base tripulada.
Milhares desses foguetes voando para Marte sempre que os planetas estiverem alinhados, para construir uma cidade autossuficiente de um milhão de habitantes.
A SpaceX ainda precisa demonstrar o primeiro ponto, mas além de ambicioso, Elon Musk é otimista. Em 2019, o magnata estimou que seriam necessários mil Starships e 20 anos de lançamentos para construir uma cidade sustentável no planeta vermelho.
Além disso, ele estimou o custo de cada lançamento em 2 milhões de dólares, uma quantia absurdamente baixa para os padrões da indústria. Lançar um Falcon Heavy, o foguete mais potente em serviço, custa 50 vezes mais.
Em 2020, Elon Musk apresentou alguns cálculos adicionais. O objetivo da Starship é voar três vezes ao dia, mil vezes por ano, lançando um megaton anual ao espaço para cada dez Starships. “Se construirmos 100 Starships por ano, teremos 1.000 em 10 anos, ou 100 megatons por ano”, disse ele. “Cerca de 100.000 pessoas para cada sincronização orbital Terra-Marte”.
As janelas de lançamento para Marte se abrem a cada 26 meses, aproveitando a proximidade com a Terra. Elon Musk acredita que, se os lançamentos começarem em 2028, a cidade marciana de um milhão de habitantes poderia se materializar apenas 22 anos depois, em 2050.
É uma visão extremamente otimista do que uma empresa como a SpaceX pode fazer em tão pouco tempo, mas há algo que não se pode negar sobre Elon Musk: seu objetivo tem sido o mesmo desde que fundou a SpaceX. A empresa agora vale 180 bilhões de dólares, e a Starship existe — nós já a vimos chegar ao espaço.
Boa ideia
Ele deveria aproveitar e ir junto morar em Marte, a terra ia ficar bem melhor sem a presença dele por aqui.
Mimimi
Inveja da ****!!!
Não existe a menor chance disso acontecer.
Não que seja impossível – somente que Musk não sabe realmente como.
Se ele não consegue sequer fazer carros elétricos funcionais na Terra, imagine foguetes para Marte.
Que o diga seus vários projetos e ideias “originais”, como o Hyperloop, robotaxi, Optimus, casas de 10mil dólares, telhas solares, túneis baratos, entre outros – um monte de falácia, nada concreto.
E para quem diz que a SpaceX é um caso de sucesso, não concordo que explodir dinheiro público em quase todo lançamento o seja.
Mas todo mundo cai na lábia desse fraude, fazer o quê.
O mundo sem Musk seria um desastre.