“Elon Musk brasileiro” promete revolucionar a indústria automotiva com a inauguração de uma fábrica 100% nacional. Com investimento milionário, a expectativa é gerar 4 mil empregos e produzir 120 mil veículos por ano.
Um novo marco na indústria automotiva brasileira está prestes a ser traçado. Enquanto os olhos do mundo estão voltados para os grandes nomes do setor como Toyota, Volkswagen, BYD e outras, um empresário brasileiro, autodenominado “Elon Musk brasileiro”, surge com uma proposta audaciosa: a criação de uma fábrica 100% nacional que promete gerar 4 MIL novos empregos e produzir anualmente 120 MIL veículos elétricos flex.
Essa ousada iniciativa foi anunciada por Flávio Figueiredo Assis, proprietário da Lecar, e está atraindo a atenção de investidores e especialistas do setor.
De acordo com informações do site Autoesporte, a nova fábrica será instalada na cidade de Sooretama, no Espírito Santo, e representará um investimento significativo de R$ 870 milhões. Esse montante será dividido em R$ 240 milhões para a construção das instalações e R$ 630 milhões em automação da linha de montagem.
- Toyota, gigante japonesa do setor automotivo, anuncia investimento de US$ 500 milhões na Joby Aviation para acelerar a certificação e produção comercial do táxi aéreo elétrico
- Custando menos de R$ 45 MIL, Volkswagen Gol Track tem autonomia de 15 km/l e faz até 756 km com um tanque para se tornar uma das principais opções para quem quer um carro bom e barato
- Custando menos de R$ 29 mil, carro popular da Ford desbanca modelos atuais no mercado de SUV com consumo de 13,7 km/l
- Novo VW Nivus 2025 terá um truque da Volkswagen que promete decepcionar ladrões que amam furtar o modelo
Empregos diretos e indiretos
A promessa de Assis vai além de números e cifras. A construção dessa fábrica de 100 mil metros quadrados não só coloca Sooretama no mapa da indústria automotiva como também traz um impacto econômico direto para a região.
Serão gerados 1.500 empregos diretos na fábrica, além de 3.000 empregos indiretos em toda a cadeia produtiva. Esse impulso econômico é aguardado com expectativa, não apenas pela geração de empregos, mas também pela potencial dinamização do comércio e serviços locais.
Segundo a Lecar, a produção anual de 120 mil veículos colocará a fábrica em pé de igualdade com grandes montadoras já estabelecidas no país, como a Honda, que possui uma unidade com a mesma capacidade de produção em Itirapina (SP).
Contudo, Assis destaca a viabilidade de seu projeto em comparação com os anunciados por outras montadoras, que muitas vezes se mostram irrealistas na prática. “Nosso investimento é factível, diferentemente dos bilhões anunciados por outras fabricantes que, na realidade, não se concretizam”, afirmou Assis.
Lecar 459: um sedã elétrico flex que promete inovação
Enquanto a geração de empregos e o desenvolvimento econômico são aspectos centrais dessa iniciativa, o projeto que está por trás dessa nova fábrica também merece destaque.
A Lecar planeja começar a produção pelo Lecar 459, um sedã elétrico que ainda existe apenas em projeções virtuais, mas que já causa furor pelo seu conceito inovador.
O modelo, que conta com um extensor de autonomia nunca antes visto no mercado, é uma promessa de revolução no segmento de veículos elétricos.
Design e motorização inovadores
O Lecar 459 chama atenção desde o design. A frente do veículo apresenta faróis afilados e uma ausência de grade – um detalhe que pode mudar na versão final devido à inclusão de um motor a combustão na parte frontal. Já a traseira, com estilo cupê, é cortada de lado a lado por lanternas que acentuam sua modernidade.
A motorização é outro destaque: o 459 será equipado com dois motores – um 1.0 de três cilindros turbo flex, originário da Horse (uma joint venture entre Renault e Geely), que funcionará exclusivamente como gerador, fornecendo 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. No eixo traseiro, um motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm será responsável pela tração, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos.
Autonomia e equipamentos de ponta
Com uma bateria de 18,4 kWh, o Lecar 459 do “Elon Musk brasileiro” promete rodar até 100 km em modo totalmente elétrico, enquanto a autonomia total pode chegar a 1.000 km combinando os dois sistemas.
O modelo terá 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura, com uma distância entre-eixos de 2,70 m e um porta-malas com capacidade para 530 litros.
Além do design e da motorização, a Lecar promete equipar o sedã com um pacote de tecnologias de assistência ao motorista, o Adas.
Entre os itens previstos estão sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.
Perspectivas e expectativas para o futuro
Com previsão de inauguração da fábrica para agosto de 2026, a Lecar encara grandes desafios até lá. O sucesso do Lecar 459 pode não só consolidar a marca no mercado nacional, mas também abrir portas para novos investimentos em tecnologia e inovação no Brasil.
A pergunta que fica é: você acredita que este projeto saíra do papel para mudar o panorama da indústria automotiva brasileira?