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E-bike “baratinha” semelhante a uma moto clássica chega ao mercado com capacidade para rebocar um trailer e promete revolucionar o mercado de bicicletas elétricas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/03/2023 às 12:16
Atualizado em 16/03/2023 às 21:05
E-bike "baratinha" semelhante a uma moto clássica chega ao mercado com capacidade para rebocar um trailer e promete revolucionar o mercado de bicicletas elétricas
Foto: Bicicleta Elétrica Modelo M 20/Engwe

Empresa da China desenvolve bicicleta elétrica barata com capacidade de atingir até 45 km/h. A E-bike conta com amortecedores traseiros e dianteiros e segue a linha de design da década de 60.

A Engwe, empresa chinesa de bicicletas elétricas, acaba de anunciar seu mais novo modelo de e-bike. A nova máquina de duas rodas da empresa recebeu o nome de M20 e possui muita potência, com inspiração no visual da “Cafe Racer”, uma categoria de motocicleta de corrida muito popular na década de 60 e que promete ganhar destaque pelo seu preço menos pesado no bolso do consumidor.

Bicicleta elétrica da Engwe atinge 45 km//h

Nova bicicleta elétrica da Engwe/Reprodução – Youtube

Logo de cara, a surpresa é a inclusão de suspensão traseira e dianteira, algo muito incomum em bicicletas elétricas um pouco mais baratas. O conjunto de pneus mais largos, com 10 cm de espessura, também é ótimo para aqueles que estão à procura de adrenalina e passeios mais confortáveis no asfalto e na terra.

A categoria de pneu mais espesso também disponibiliza uma área maior de contato com a superfície, tornando possível andar na neve e na areia da praia, por exemplo. Já em relação à potência do modelo, a M20 também não deixa a desejar. A bicicleta elétrica vem equipada com um motor de 750W na roda traseira, permitindo desenvolver até 45 km/h. 

A unidade pode atingir uma potência de pico de até 1 mil W, segundo a empresa fabricante. Seu sistema de transmissão de 7 velocidades é da Shimano e os freios são mecânicos com rotores de 160mm, uma característica que ficou devendo em relação a outros concorrentes.

Outro atrativo é sua autonomia de 75 km, o suficiente para rodar em trajetos diários na cidade e para passeios de final de semana. Isso só é possível devido a uma bateria de 13 Ah, uma unidade extra que pode ser montada no tubo superior, dobrando a autonomia mencionada anteriormente.

Bicicleta elétrica M20 custa R$ 8.416

Como o setor de bicicletas elétricas está mais saturado, o valor da e-bike pode ser um fator de compra decisivo. Atualmente, a  M20 está sendo comercializada por US$ 1.600 nos Estados Unidos, ou R$ 8.416 na cotação atual.

Na moeda brasileira, o preço é um tanto salgado, mas nos EUA o produto fica em média US$ 340 acima da média do salário mínimo. Atualmente, a Engwe, através do armazém europeu, comercializa os modelos X26, S6, T14, C20 Pro, Engine X, Engine Pro, EP-2 Pro e também a P26.

Este último modelo de e-bike conta com um estilo mais clássico, contando com um assento de passageiro, possibilitando levar outro passageiro ou algum objeto, algo que pode ser muito útil em uma ida rápida ao supermercado, onde normalmente trazemos uma ou duas sacolas cheias.

Conheça a Engwe

A história da marca de bicicletas elétricas surge após três jovens terem encontrado dificuldades em pedalar rumo ao topo de uma montanha. À medida que a noite chegava, os criadores se sentiam exaustos e com frio e durante os últimos quilômetros já não conseguiam pedalar, obrigando-os a empurrarem suas bicicletas contra o vento. Desta forma, um deles teve a ideia de desenvolver uma e-bike.

Os inventores venceram um concurso de inovação tecnológica e empreendedorismo, ao apresentarem a engenhosa ideia de desenvolver uma bicicleta elétrica. 5 anos depois surgiu a Engwe, que hoje em dia vende bicicletas para o mundo inteiro.

O objetivo da empresa é fabricar e-bikes com funcionalidades mais avançadas e uma estética atraente, mantendo-se fiel ao seu conceito original. Para um futuro mais limpo, a companhia busca melhorar a vida de 50 milhões de pessoas anualmente, gerando mais espaços verdes.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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