Divulgado o resultado da licitação de helicópteros da Petrobras

A Petrobras divulgou o resultado da licitação para contratar helicópteros de portes grande, médio e supermédio por quatro anos, com início de operação entre este e o próximo ano.

Ao invés de 20 aeronaves, conforme previsto originalmente, foram selecionadas 19 unidades, já que a petroleira cancelou a contratação de um helicóptero que iniciaria operações em 2021.

A Líder Aviação levou oito aeronaves, sendo cinco do modelo S92 e três S76C++. Os primeiros voarão a partir dos aeroportos de Cabo Frio, Jacarepaguá e Macaé, no estado do Rio de Janeiro, e os últimos, de Vitória (ES).

A Omni ficou com sete helicópteros AW 139, tendo como base os aeroportos de Macaé, Jacarepaguá e Cabo Frio, enquanto a Aeróleo arrematou quatro aeronaves do mesmo modelo para voos a partir de Macaé e Cabo Frio.

Os contratos, que ainda não foram assinados, visam atender a projetos da Petrobras nas bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.

Revista Brasil Energia

Novo projeto na Câmara estabelece novos parâmetros na distribuição de royalties do petróleo

Empresas exploradoras de petróleo, xisto e gás natural devem compensar 8% do valor dos produtos, sendo metade para estados e metade para municípios. Atualmente, a Lei do Petróleo (9.478/97) garante maior compensação financeira a estados e municípios onde ocorre a extração. Pela lei, a compensação de até 5% da produção é dividida da seguinte forma: 70% dos royalties vão para estados produtores; 20% para municípios produtores; e 10% para municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação , Inglês avançado e experiência na indústria de construção naval no estaleiro Brasfels (KeppelFells). Conhecimento dos processos de KPI, planejamento de tubulação, comissionamento e construção de drilling rigs, FPSO’s e reparos.