Datsun, uma das montadoras mais tradicionais do Japão, sai do mercado de carros a combustão para vender apenas carros elétricos de baixo custo

Valdemar Medeiros
por
-
05-05-2022 10:58:38
em Automotivo, Veículos Elétricos
Datsun - carros elétricos - carro elétrico - carros elétricos baratos - Nissan Evento da Datsun apresentando o seu modelo hibrido – imagem: Datsun /Divulgação




Nissan retira Datsun do mercado de veículos de baixo custo novamente e planeja reviver a montadora do Japão, que atua em mercados emergentes, como uma empresa de carros elétricos baratos.

Na última semana (28), a montadora de veículos japonesa, Nissan, anunciou o fim da produção de carros de baixo custo Datsun, que atuava em mercados emergentes, como o da África do Sul, Indonésia, Rússia e Índia. Entretanto, de acordo com fontes da empresa, é possível que, na verdade, a montadora do Japão passe por um tipo de transição em sua estratégia. De acordo com informações de um executivo anônimo da Nissan, o plano da empresa é que em um futuro próximo a Datsun volte ao mercado, só que dessa vez, com foco em carros elétricos de baixo custo.

Mudança da Nissan pode ser sinal para produção de carros elétricos mais acessíveis

Em um comunicado divulgado na semana passada (29), a própria montadora do Japão especulou em uma mudança de estratégia, enquanto dava destaque ao histórico de satisfação disponibilizado pelos carros da Datsun. De acordo com o comunicado da empresa para milhares de proprietários de todo o mundo, a Datsun continua disponibilizando uma envolvente experiência de condução, tranquilidade de compra pelo preço ideal e grande valor.

Artigos recomendados

Como parte da estratégia de mudança para os carros elétricos, a montadora do Japão está focando nos principais segmentos e modelos que geram benefícios aos clientes, negócios e parceiros.

A aposta da Nissan de transformar a Datsun, uma das marcas do Japão mais tradicionais, em uma montadora de carros elétricos não é sem fundamento. A Nissan, ao lado de suas parceiras, Renault e Mitsubishi, vem lançando os veículos elétricos mais baratos do mercado. Como é o caso do Dacia Spring, que foi lançado na França com fomentos do governo, saindo por apenas 12 mil euros, o que equivale a R$ 65,6 mil.

Além disso, também há o futuro Renault Kwid elétrico que será lançado no Brasil, onde a montadora francesa promete que o modelo será o carro elétrico mais barato do país, desbancando o JAC E-JS1. Atualmente o Renault Kwid comum, sai por cerca de R$ 61 mil. 

Montadora Japonesa, Nissan, está acelerando a transição dos carros elétricos em suas unidades

Para impulsionar a transição e possivelmente tornar os carros elétricos mais baratos, a Nissan está atuando ao lado da NASA para revolucionar as baterias de estado sólido no mundo. Este novo tipo de componente promete ser mais rápido em questão de carregamento, ser mais leve e ainda mais seguro. Além disso, a fabricante pode ser mais estável, podendo ser utilizada em marcapassos de acordo com a própria montadora do Japão. 

O objetivo da Nissan e da NASA é desenvolver uma bateria mais barata e menor, capaz de substituir as baterias de íons de lítio que são utilizadas atualmente nos carros elétricos.

A bateria não precisará do uso de materiais raros e caros como as que alimentam as baterias de íons de lítio, incluindo o cobalto e o lítio em si. Outra prioridade das empresas também será a estabilidade e a segurança dos componentes.

Sobre a empresa

A Nissan é uma fabricante de veículos global com uma linha completa, que comercializa mais de 60 modelos de veículos sob as marcas Nissan, Datsun e INFINITI. A empresa possui sede global em Yokohama, no Japão e gerencia operações em seis regiões, são elas a Ásia & Oceania, Índia, Oriente Médio, África, China, Europa, América do Norte e América Latina.

No Brasil, a Nissan atua desde 2000 e atualmente opera com mais de 180 concessionárias em todos os estados do país. A empresa investiu mais de R$ 2,5 bilhões na instalação de seu Complexo próprio situado em Resende, no estado do RJ.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.