Tesla, do bilionário Elon Musk, continua dominando o mercado, mas competição de carros elétricos aumenta

Fábio Lucas
por
-
30-04-2022 19:01:43
em Veículos Elétricos
Elon Musk tesla veículos elétricos carros elétricos Foto: Tesla




A empresa do bilionário Elon Musk continua sendo o grande nome do mercado de carros elétricos no mundo. Porém, a tendência é que essa vantagem diminua nos próximos anos

Dados divulgados recentemente pela Kelley Blue Book, empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva, mostrou que o mercado de carros elétricos continua tendo um dono: a Tesla. Os materiais mostram que a empresa do bilionário Elon Musk foi responsável por 75% das vendas de carros elétricos no primeiro trimestre de 2022. 

A Tesla continua sendo o grande nome do setor de veículos elétricos nos Estados Unidos, principal mercado do mundo. Em 2020, a empresa de Elon Musk representava 79% dos veículos vendidos. Em 2021, os números caíram para 69% devido à escassez de componentes importantes para a fabricação dos carros. Todavia, os números do trimestre mostram uma recuperação das vendas da empresa. 

Artigos recomendados

Nos Estados Unidos, a Tesla conseguiu entregar 310.048 carros elétricos nos três primeiros meses do ano. Além disso, a companhia possui três, dos dez veículos elétricos mais vendidos. Por hora, os modelos Model Y e o Model 3 são os veículos elétricos mais vendidos. Além disso, a diferença do segundo para o terceiro lugar é grande. Enquanto a Tesla vendeu 43.707 Model 3 no trimestre, a Ford venceu apenas 6.734 Mustang Mach-E. 

  1. Tesla Modelo Y 
  1. Tesla Modelo 3 
  1. Ford Mustang Mach-E 
  1. Tesla Model X 
  1. Hyundai Ioniq 5 
  1. Kia EV6 
  1. Tesla Model S 
  1. Nissan Leaf 
  1. Kia Niro 
  1. Audi e-Tron 

O resultado da Tesla seria ainda melhor caso a empresa não tivesse sofrido com as consequências do fechamento da fabrica Giga Shanghai no final do trimestre devido a um surto de Covid-19. A Tesla está trabalhando para aumentar drasticamente a sua produção de veículos elétricos. Neste ano, a empresa espera produzir cerca de 1,5 milhão de veículos. Para o próximo ano, é esperado o lançamento oficial do tão esperado Cybertruck, Semi e Roadster. 

Outras empresas buscam ameaçar a hegemonia da Tesla 

Se antes a Tesla era o grande player do setor, outras grades empresas estão investindo bilhões para acabar com a hegemonia da empresa. Recentemente, a Ford destacou que a meta é superar a Tesla em número de vendas já nos próximos anos. 

O aumento da concorrência é provado com os números. Em 2021, os americanos compraram apenas 18 modelos diferentes de carros elétricos, porém, o número saltou para 32 modelos diferentes no trimestre. 

Mesmo com o crescimento, os veículos elétricos representam apenas uma pequena fatia do mercado global de veículos. Hoje, apenas 5% dos veículos vendidos no mundo são movidos a energia. Porém, como os países estão buscando reduzir as emissões de carbono, esse número deve saltar nos próximos anos. 

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.