Construção naval: Entenda como funcionam as seções dos submarinos PROSUB em desenvolvimento pela Itaguaí Construções Navais (ICN)

Valdemar Medeiros
por
-
12-08-2020 09:55:46
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
construção naval - Prosub - Itaguaí Submarino S-40 RIACHUELO Prosub

Em desenvolvimento pela Itaguaí, uma empresa de construção naval (ICN), os navios destinados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (PROSUB) estão em suas fases finais

Ao que se sabe até o presente momento, os Submarinos da Marinha (PROSUB) da Marinha do Brasil (MB), já estão divididos em 05 sessões principais, sendo elas: S1, S2A, S2B, S3 e S. Outrossim, o destaque especial das informações de hoje serão destinadas apenas as seções S1 e S2A.

Leia também

Construção naval – submarino PROSUB características da seção S1

construção naval - Prosub - Itaguaí
Seção S1 submarino PROSUB

De forma resumida, a seção S1 está localizada no final do submarino. É justamente o que dará o rumo e limite de profundidade estabilizadas ao longo das navegações no fundo do mar. Sem dúvidas uma estrategia moderna da construção naval.

Sendo assim, no final do submarino também foi colocado um item muito importante para a conversão de energia do submarino PROSUB – um eixo propulsor para um melhor e mais silencioso deslocamento.

Construção naval – submarino PROSUB características da seção S2A

construção naval - Prosub - Itaguaí
Seção S2A do submarino PROSUB

Nesta seção do Submarino PROSUB em desenvolvimento pela Itaguaí ficam situados os compartimentos de diesel e outros 04 motores que servem como uma espécie de carregador das baterias.

Por fim, em 2019, também houve avanços envolvendo a construção naval no PROSUB. Com a realização dos testes de aceitação de cais e a bem-sucedida imersão estática, que marcou o início dos testes de aceitação no mar do Submarino “Riachuelo”. Inegavelmente, o primeiro dos quatro meios com propulsão diesel-elétrica previstos no citado Programa. A construção naval brasileira tem investido bilhões.

Sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (PROSUB)

construção naval - Prosub - Itaguaí
Principais curiosidades sobre o submarino PROSUB

Em resumo, o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil é fruto de um acordo de transferência de tecnologia da empresa francesa Naval Group (ex-DCNS). Assinado em 2008 pelo Brasil e a França, que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais da classe Scorpène. Auxiliará também na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR).

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.